Quatro cursos do Centro de Ciências da Saúde da UFPB recebem nota máxima no Enade 2023

quarta-feira, 17 de setembro de 2025
atualizado em segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

O Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizado no campus I, em João Pessoa, teve quatro de seus cursos de graduação avaliados com nota máxima (5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023. Os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia se destacaram entre os melhores do país, confirmando o compromisso da nossa instituição com a qualidade do ensino superior.


Além desses, os cursos de Fonoaudiologia, Nutrição e Odontologia também obtiveram desempenho de excelência, com nota 4, em uma escala que varia de 1 a 5. Com isso, todos os sete cursos do CCS avaliados conquistaram as maiores notas entre instituições da Paraíba.


O Enade, aplicado a cada três anos, é um dos principais instrumentos de avaliação da educação superior no Brasil. O exame analisa o desempenho dos estudantes concluintes em relação aos conteúdos curriculares, bem como as competências e habilidades adquiridas ao longo do curso. Os resultados também refletem diretamente na avaliação da qualidade dos cursos de graduação em todo o país.

Ao apresentar os dados à comunidade acadêmica, o Professor Dr. Geraldo Eduardo Guedes de Brito, Assessor de Graduação do CCS, parabenizou docentes e discentes pelo excelente desempenho alcançado. “Nessa edição do exame de 2023, todos os cursos do nosso centro conseguiram elevar o conceito Enade Contínuo em relação aos resultados obtidos em 2019. Isso nada mais é do que mais um indicativo da força do nosso compromisso com a excelência no ensino e na formação profissional”, afirmou o docente.

Entre os destaques, o curso de Biomedicina obteve o maior conceito Enade Contínuo da Universidade Federal da Paraíba com uma pontuação de 4,9049, e, além disso, obteve a maior nota dentre todos os cursos de Biomedicina no Brasil, consolidando-se como uma referência nacional na área.


Essas conquistas reforçam a posição do CCS como um dos centros mais relevantes da UFPB e evidenciam o investimento contínuo em qualificação docente, estrutura acadêmica e desenvolvimento estudantil.

***
Texto: Luciano Mendes

Acessar o conteúdo