Homenagem à professora Drª Maria de Fátima Vanderlei de Souza

terça-feira, 1 de abril de 2025
atualizado em segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Com grande orgulho e admiração, celebramos a homenagem recebida pela Drª Maria de Fátima Vanderlei de Souza, professora do Departamento de Ciências Farmacêuticas (DCF) do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFPB), que teve sua brilhante trajetória reconhecida no Calendário INSPIRADOR 2025 – Mulheres Brilhantes: Conquistas em Produtos Naturais, promovido pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Este reconhecimento destaca a sua inestimável contribuição para o avanço da pesquisa em produtos naturais no Brasil.

Ao longo dos seus 34 anos de dedicação, a professora titular da Universidade Federal da Paraíba tem desempenhado um papel fundamental na formação de gerações de cientistas. Da iniciação científica à pós-graduação, sua dedicação tem impulsionado a pesquisa e o desenvolvimento de novos medicamentos, destacando a relevância da ciência para o bem-estar da sociedade.

Além de sua atuação como docente e pesquisadora, Maria de Fátima Vanderlei desempenha, como coordenadora local, as atividades do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos, em parceria com UFRN, UFPB, UFRPE e UFC.

A presença de seu nome no mês de julho no Calendário INSPIRADOR 2025 é uma justíssima homenagem à sua trajetória de dedicação, inovação e excelência científica. Para nós, que fazemos parte da comunidade acadêmica do CCS/UFPB, é uma honra tê-la como referência na produção científica.

Que esta homenagem sirva de inspiração para todas as mulheres que trilham o caminho da pesquisa e do ensino, demonstrando que a dedicação e o compromisso com a ciência são fundamentais para o progresso e a inovação. O Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba parabeniza a docente por essa merecida distinção e agradece por sua contribuição à comunidade acadêmica e científica.

Com admiração e reconhecimento,

Comunidade Acadêmica do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFPB)

***
Texto: Luciano Mendes
Foto: Acervo pessoal
ACOM/CCS

Acessar o conteúdo