Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto PARKação promove atividade de conscientização sobre a Doença de Parkinson
conteúdo

Notícias

Projeto PARKação promove atividade de conscientização sobre a Doença de Parkinson

publicado: 11/04/2025 11h24, última modificação: 11/04/2025 11h24

1.jpeg

Na tarde desta quinta-feira (10), na recepção da Clínica-Escola de Fisioterapia, foi realizada uma relevante ação educativa e de conscientização sobre a Doença de Parkinson.

A atividade, promovida por membros do Projeto PARKação, do Curso de Fisioterapia da UFPB, integrou a programação da véspera do Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, celebrado em 11 de abril, e reuniu professores, estudantes e o público em geral, com o objetivo de ampliar o conhecimento e a sensibilização sobre a doença junto à comunidade.

2.jpeg

Coordenado pela Professora Drª. Adriana Carla Costa Ribeiro Clementino – vinculada ao Departamento de Fisioterapia, o grupo PARKação, desde 2016, tem desenvolvido atividades voltadas para o estudo e o cuidado de pessoas acometidas por doenças neurológicas, com foco especial na Doença de Parkinson, caracterizada por apresentar sintomas como tremores, rigidez muscular, lentidão de movimentos e desequilíbrio.

A professora Adriana Ribeiro é referência na área de Fisioterapia Neurofuncional, sendo uma defensora ativa da reabilitação como ferramenta de promoção da qualidade de vida. "O PARKação nasceu com a missão de aproximar o conhecimento científico da prática clínica e do cuidado humano, especialmente no que diz respeito a doenças neurodegenerativas como o Parkinson", explicou.

A ação teve como principal objetivo informar a população sobre os sinais, sintomas e possibilidades de tratamento dessa doença neurológica degenerativa que afeta o sistema nervoso central e desmistificar crenças equivocadas a respeito da doença.

4.jpeg

Além de palestras educativas, o evento contou com atividades interativas, orientações fisioterapêuticas e dinâmicas, para avaliar os conhecimentos dos pacientes e familiares sobre o assunto.

"Estamos fazendo essa dinâmica para lembrar a vocês que a Doença de Parkinson não afeta apenas os movimentos, ela acarreta também sintomas não motores. Queremos não apenas deixar os pacientes mais conscientes, mas também apoiá-los em sua jornada de reabilitação", concluiu Adriana.

A iniciativa também teve o apoio de estudantes do curso de Fisioterapia da UFPB, que participaram ativamente da organização do evento e das ações de orientação ao público. A expectativa é que eventos como este se repitam ao longo do ano, promovendo a inclusão e o cuidado com as pessoas que convivem com a Doença de Parkinson.

 

***
Texto: Luciano Mendes
Foto: Projeto PARKação e ACOM/CCS
ACOM/CCS