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TCC II

por COORDTO publicado 04/07/2019 17h10, última modificação 07/05/2024 15h04
Fluxo de orientações para as atividades do TCC II, no PERÍODO REGULAR 2023.2.

Este é o fluxo de orientações para as atividades do TCC II. Leia atentamente todo o procedimento, siga passo a passo.

ATENÇÃO! Todos os alunos, orientadores e coorientadores (se houver) deverão ler a Resolução CoordTO/CCS Nº 06/2022, que estabelece as normas para elaboração, orientação e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional.

  

 

 

 

DOCUMENTAÇÃO (clicar no nome para baixar o arquivo)

O professor orientador entrega à Coordenação de Curso

TERMO DE COMPROMISSO DE ORIENTAÇÃO DE TCC II 

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO TCC II

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO FINAL DO TCC II

ATA DE APRESENTAÇÃO DO TCC II

O professor orientador entrega à comissão de TCC

FORMULÁRIO PARA INDICAÇÃO DA BANCA DE TCC II

O discente entrega à Coordenação de Curso

FOLHA DE APROVAÇÃO DA BANCA (incluído no TCC)

TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO/BIBLIOTECA

TERMO DE ENTREGA DA VERSÃO FINAL

OUTROS DOCUMENTOS

 FORMULÁRIO DE OBSERVAÇÕES DA BANCA PRÉVIA DO TCC II 

 

 CRONOGRAMA

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA DEFESA DO TCC II

 

BANCA PRÉVIA

 

  • A realização da banca prévia é FACULTATIVA. Caso o orientador, em comum acordo com seu orientando, opte pela realização da banca prévia, devem ser observadas as orientações abaixo:
  • O aluno deverá entregar na data marcada uma versão do TCC (artigo ou monografia) em formato digital, por e-mail, aos avaliadores da banca prévia.
  • Os avaliadores da banca prévia serão escolhidos pelo aluno em comum acordo com orientador.
  • A realização da banca prévia acontecerá nas datas definidas pela Comissão de TCC. O(a) aluno (a) realizará a apresentação oral de seu trabalho na modalidade presencial, na presença do (a) orientador (a) e avaliadores da banca prévia. Estes farão as suas considerações sobre o trabalho por meio do preenchimento do FORMULÁRIO DE OBSERVAÇÕES DA BANCA PRÉVIA DO TCC II .

 

 

 

Obs: Ressalta-se que é de responsabilidade do(a) orientador(a) fazer toda a organização da da banca prévia.

ENTREGA DO TEXTO À BANCA

  • A entrega da versão para defesa do TCC II ocorrerá na data definida pela Comissão do TCC, sendo imprescindível o cumprimento deste prazo para que os avaliadores da banca final tenham tempo hábil de realizar a leitura e suas considerações.
  • A entrega da versão de defesa de TCC II deverá ser feita em formato digital (arquivo em PDF) diretamente por e-mail aos membros avaliadores da banca, com cópia do envio para o e-mail desta comissão (tcc.to.ufpb@gmail.com).

IMPORTANTE: ESTA ENTREGA NÃO DEVE SER FEITA NO E-MAIL DA COORDENAÇÃO!

  • O título do e-mail deve ser “TCC + NOME DO ALUNO” (exemplo: TCC Maria Ferreira da Silva).
  •   Juntamente com a entrega da versão de defesa, deve ser também enviado para o e-mail desta Comissão o FORMULÁRIO PARA INDICAÇÃO DA BANCA DE TCC II , constando a indicação dos membros efetivos e suplente da banca, também a sugestão de data e horário para a realização da banca de defesa na semana definida pela comissão de TCC.  
     

 CONVITE E INDICAÇÃO DA BANCA

  • A banca examinadora deverá ser composta pelo orientador mais dois membros titulares e um suplente.

Obs1: Os membros da banca deverão ter titulação mínima de especialização e/ou pós-graduação lato sensu na modalidade de residência.   

Obs2: Um dos membros titulares poderá advir de outra Instituição de Ensino Superior.

Obs3: No caso de ter coorientação, o coorientador poderá participar da defesa, sem atribuir nota ao aluno/trabalho. Ou seja, independente da sua participação, a banca deve ter dois membros titulares, além do orientador e coorientador (nos casos em que este último participar).

  • Os avaliadores da banca serão escolhidos em comum acordo entre orientador e aluno.
  • O convite para os membros avaliadores da banca poderá ser feito pelo orientador e/ou aluno.

 

DEFESA/APRESENTAÇÃO DO TCC II:

A defesa/ apresentação do TCC II deverá ser PRESENCIAL.  

  • A defesa do TCC II consistirá na apresentação PRESENCIAL do trabalho pelo aluno à banca final, que fará as suas considerações. O agendamento do dia/horário da defesa na semana indicada deverá ser feito, antecipadamente, junto à Comissão de TCC, por meio do já citado FORMULÁRIO PARA INDICAÇÃO DA BANCA DE TCC II (anexo 4).
  • No concernente à defesa de TCC, o orientador, o primeiro avaliador, o segundo avaliador e o estudante deverão estar presencialmente na UFPB. Todavia, considerando essa configuração citada, há também a possibilidade de um dos membros avaliadores da banca participar da defesa de modo on line. O orientador é a pessoa responsável que providenciará uma sala na UFPB, em ambiente onde a internet funcione de maneira satisfatória, cabendo a ele também informar à comissão de TCC onde se dará a defesa.
  • Em situações nas quais surjam problemas na internet, em que não seja possível a realização da banca, a  defesa deverá ser reagendada e o avaliador suplente assumirá como membro da banca.                              
  • O orientador é a pessoa responsável que providenciará uma sala na UFPB para que a defesa reagendada aconteça efetivamente, cabendo a ele também informar o ocorrido e o novo local de defesa à comissão de TCC.
  • No dia da defesa o aluno terá de 15 a 20 minutos para apresentação do trabalho e a banca terá de 20 a 30 minutos para considerações.
  • Após as considerações, a banca se reúne em separado e delibera-se: “aprovado(a)”, “aprovado(a) com correções” ou “reprovado(a)”.
  • Na ocasião da defesa, os seguintes documentos são necessários e deverão ser enviados (após a defesa) por email, até a data definida pela comissão de TCC, PARA A COORDENAÇÃO DE CURSO (agora sim, coordto@ccs.ufpb.br) COM CÓPIA PARA A COMISSÃO DE TCC (tcc.to.ufpb@gmail.com):

 

  1. FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO TCCII : que deverá ser entregue, pelo(a) orientador(a), uma cópia para cada membro da banca (não se aplica ao coorientador) antes da apresentação do aluno/trabalho, preenchido por estes e entregue de volta ao orientador logo após a defesa, tudo via e-mail.
  2. RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO FINAL DO TCCII : uma cópia deve ser preenchida pelo orientador logo após a defesa, com as notas atribuídas por cada membro avaliador da banca, média final e assinatura de todos avaliadores (não se aplica ao coorientador).
  3. ATA DE APRESENTAÇÃO DO TCCII: uma cópia deve ser preenchida e lida pelo orientador logo após a defesa e assinada por todos os membros da banca.
  4. FOLHA DE APROVAÇÃO DA BANCA: deve ser preenchida após a defesa com a assinatura dos membros da banca.

 

Obs1: A distribuição da documentação aos membros da banca é de responsabilidade do(a) orientador(a).

Obs2: Nos casos em que o coorientador participar da defesa, fazer uso dos seguintes modelos de ata e relatório:  ATA DE APRESENTAÇÃO DO TCC II (COM COORIENTADOR)  e RELATÓRIO DE DEFESA (COM COORIENTADOR)

Obs3: Todos estes documentos devem ser enviados pelo orientador à Coordenação do Curso, logo após a defesa.

Obs4: A Nota do TCC II é igual à média aritmética dos três avaliadores da banca: o orientador e dois avaliadores.

 

4. CORREÇÕES E ENTREGA DA VERSÃO FINAL DO TCC:

  • Após a defesa e considerações da banca, o aluno deverá realizar as correções que juntos, orientador e orientando, julgarem necessárias ao trabalho e enviar para o email da Coordenação do Curso (coordto@ccs.ufpb.br) a versão final do TCC, com cópia para a Comissão de TCC (tcc.to.ufpb@gmail.com) e o demais documetos em anexo, até a data definida pela Comissão de TCC. De acordo com as orientações abaixo::

 

FORMATO MONOGRAFIA:

DOCUMENTOS A SEREM ENVIADOS À COORDENAÇÃO:

- Versão final da Monografia incluída a ficha catalográfica e a FOLHA DE APROVAÇÃO DA BANCA ASSINADA , salvos em arquivo no formato PDF.

TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO/DIVULGAÇÃO DE DOCUMENTO ELETRÔNICO  assinado por aluno e docente;

TERMO DE ENTREGA DA VERSÃO FINAL assinado pelo orientador.

FORMATO ARTIGO:

DOCUMENTOS A SEREM ENVIADOS À COORDENAÇÃO:

- Versão final do artigo incluído dos elementos pré-textuais e ficha catalográfica juntamente com a FOLHA DE APROVAÇÃO DA BANCA ASSINADA , salvos em arquivo no formato PDF.

TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO/DIVULGAÇÃO DE DOCUMENTO ELETRÔNICO  assinado por aluno e docente;

TERMO DE ENTREGA DA VERSÃO FINAL assinado pelo orientador.

 

FICHA CATALOGRÁFICA

Solicitação da ficha catalográfica à biblioteca central deve ser feita, com antecedência, pelo SIGAA,: Biblioteca> Ficha catalográfica> Solicitar ficha catalográfica e seguir as orientações do site:

http://www.biblioteca.ufpb.br/biblioteca/contents/menu/biblioteca-1/copy_of_servicos/elaboracao-de-ficha-catalografica

Destacamos ainda que o prazo para resposta da solicitação de Ficha Catalográfica é de 3 dias úteis, conforme o horário do setor e a demanda de serviços da unidade. Ressaltando que caso o TCC necessite adequa-se as orientações da ABNT NBR 14724 a resposta será iniciado conforme o retorno da solicitação com o TCC com a revisão recomendada.

QUALQUER DÚVIDA ENTRAR EM CONTATO COM A BIBLIOTECA CENTRAL DA UFPB.

 

 

Enviar o arquivo por e-mail para a Coordenação de Curso (coordto@ccs.ufpb.br)  com cópia para a Comissão de TCC (tcc.to.ufpb@gmail.com) em anexo os documentos: 

Obs1: O título do e-mail deve ser “TCC + NOME DO ALUNO”.

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COMISSÃO DE TCC (tcc.to.ufpb@gmail.com)

Profª. Dra. Márcia Maria Mont`Alverne

TAE. Ms. Jociano Coelho de Souza