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Trabalho de Conclusão de Curso

por COORDTO publicado 03/07/2019 17h23, última modificação 24/08/2021 20h47
Confira o fluxo passo a passo e os documentos necessários desde a elaboração até a defesa do TCC. Atenção para as mudanças em relação aos semestres anteriores, considerado o atual cenário remoto e suplementar. Orientações atualizadas para este semestre 2021.1. IMPORTANTE: Ressalte-se que a realização do TCC se configura como uma atividade que somente poderá ser realizada pelo discente no último ano do curso, considerando-se o Projeto Pedagógico do Curso de Terapia Ocupacional e a Resolução de TCC do Curso de Terapia Ocupacional da UFPB.

TCC I

por COORDTO publicado 03/07/2019 17h17, última modificação 24/08/2021 20h31
Este é o fluxo de orientações para as atividades do TCC I, no PERÍODO SUPLEMENTAR REMOTO 2021.1. Leia atentamente todo o procedimento, siga passo a passo e clique em cada anexo (links em azul), para acessar os respectivos documentos.

FLUXO DE ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC I)

PARA DOCENTES E ALUNOS

Período: 2021.1 SUPLEMENTAR REMOTO

 

ATENÇÃO!  Todos os alunos, orientadores e coorientadores (se houver) deverão ler a Resolução CoordTO/CCS Nº 03/2012 (anexo 1), que estabelece as normas para elaboração, orientação e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional.

 

TCCIremoto20211

 

TCC I – PROJETO DE PESQUISA E SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO

 

  • Para realizar a matrícula em TCC I os alunos devem enviar para o email da Coordenação (coordto@ccs.ufpb.br) o TERMO DE COMPROMISSO DE ORIENTAÇÃO DE TCC (anexo 2), preenchido e assinado pelo aluno(a), orientador(a) e coorientador(a), se houver.
  • No decorrer do processo de TCC I o aluno (a) e o orientador (a) devem preencher e assinar a FICHA DE ACOMPANHAMENTO DE ORIENTAÇÃO DO TCC (anexo 3) que ficará sob responsabilidade do (a) orientador(a).
  • O aluno, com orientação do professor, deve elaborar um projeto de pesquisa seguindo a formatação proposta no MANUAL DE ELABORAÇÃO DE TCC (anexo 4).
  • As apresentações dos seminários acontecerão na semana de 08  a 12 de novembro de 2021A realização é FACULTATIVA e deve ser organizada pelo(a) orientador(a).  
  • Os membros para a avaliação no seminário poderão ser escolhidos pelo(a) orientador(a), podendo ser docente ou outro profissional com, no mínimo, titulação de especialização e/ou pós-graduação lato sensu na modalidade de residência.
  • Cada aluno deverá preparar uma breve apresentação do seu projeto (10 minutos), contemplando introdução, objetivo(s), metodologia e cronograma de trabalho, conforme disposto no Manual.
  • Na ocasião dos seminários, os professores/avaliadores farão suas contribuições.
  • A nota de TCC 1 deve ser dada pelo professor orientador, de acordo com o FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO TCC 1 (anexo 5) que deve ser encaminhado pelo(a) orientador(a) para o E-MAIL da Coordenação de Curso (coordto@ccs.ufpb.br) até o dia 09 de dezembro de 2021.

TCC II

por COORDTO publicado 04/07/2019 17h10, última modificação 24/08/2021 20h46
Este é o fluxo de orientações para as atividades do TCC II, no PERÍODO SUPLEMENTAR REMOTO 2021.1. Leia atentamente todo o procedimento, siga passo a passo e clique em cada anexo (links em azul), para acessar os respectivos documentos.

ATENÇÃO!  Todos os alunos, orientadores e coorientadores (se houver) deverão ler a Resolução COORDTO/CCS Nº 03/2012 (anexo 1), que estabelece as normas para elaboração, orientação e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional.

 

TCCIIremoto20211

 

TCC II – BANCA PRÉVIA E APRESENTAÇÃO FINAL (DEFESA)

 

 

BANCA PRÉVIA

  • A realização da banca prévia é FACULTATIVA. Caso o orientador, em comum acordo com seu orientando, opte pela realização da banca prévia, devem ser observadas as orientações abaixo:
  • O aluno deverá entregar no dia 25 de outubroo de 2021 uma versão do TCC (artigo ou monografia) em formato digital, por e-mail, aos avaliadores da banca prévia.
  • Os avaliadores da banca prévia serão escolhidos pelo aluno em comum acordo com orientador.
  • A devolutiva acontecerá entre os dias 01 e 05 de novembro de 2021. Esta consistirá em apresentação virtual OU por meio de um parecer por escrito dos avaliadores da banca prévia com o(a) aluno(a) e o(a) orientador(a), após a leitura do TCC, onde farão as suas considerações sobre o trabalho por meio do preenchimento do FORMULÁRIO DE OBSERVAÇÕES DA BANCA PRÉVIA DO TCC II (anexo7).

Obs1: Nesta etapa, não há necessidade de apresentação do trabalho pelo aluno e o horário e a plataforma virtual utilizada para devolutiva serão combinados entre aluno(a), orientador(a) e avaliadores da banca prévia. 

Obs2: Ressalta-se que é de responsabilidade do(a) orientador(a) fazer toda a organização da devolutiva da banca prévia.

 

DEFESA DO TCC II

 

1. ENTREGA DO TEXTO

 

  • A entrega da versão para defesa do TCC II ocorrerá no dia 15 de novembro de 2021, sendo imprescindível o cumprimento deste prazo para que os avaliadores da banca final tenham tempo hábil de realizar a leitura e suas considerações. 
  • A entrega da versão de defesa de TCC II deverá ser feita em formato digital (arquivo em PDF) diretamente por e-mail aos membros avaliadores da banca, com cópia do envio para o e-mail desta comissão (tcc.to.ufpb@gmail.com).

 IMPORTANTE: ESTA ENTREGA NÃO DEVE SER FEITA NO EMAIL COORDENAÇÃO!

 

  • O título do e-mail deve ser “TCC + NOME DO ALUNO” (exemplo: TCC Maria Ferreira da Silva).
  •   Juntamente com a entrega da versão de defesa, deve ser também enviado para o e-mail desta Comissão, o FORMULÁRIO PARA INDICAÇÃO DA BANCA DE DEFESA DE TCC II (anexo 6), constando a indicação dos membros efetivos e suplente da banca, também a sugestão de data e horário para a realização da banca de defesa na semana de 22 a 26 de novembro de 2021, bem como o formato da defesa: se apresentação virtual OU parecer escrito.

 

 2. COMPOSIÇÃO, CONVITE E INDICAÇÃO DA BANCA:

 

  • A banca examinadora deverá ser composta pelo orientador mais dois membros titulares e um suplente.

Obs1: Os membros da banca deverão ter titulação mínima de especialização e/ou pós-graduação lato sensu na modalidade de residência.   

Obs2: Um dos membros titulares poderá advir de outra Instituição de Ensino Superior.

Obs3: No caso de ter coorientação, o coorientador poderá participar da defesa, sem atribuir nota ao aluno/trabalho. Ou seja, independente da sua participação, a banca deve ter dois membros titulares, além do orientador e coorientador (nos casos em que este último participar).

  • Os avaliadores da banca serão escolhidos em comum acordo entre orientador e aluno.
  • O convite para os membros avaliadores da banca poderá ser feito pelo orientador e/ou aluno.

 

3. DEFESA/APRESENTAÇÃO DO TCC II:

3.1.             Se a opção for: APRESENTAÇÃO VIRTUAL (RNP, GMeet, Skype, Zoom, Microsoft Teams...):

  • A defesa do TCC II consistirá na apresentação virtual do trabalho pelo aluno à banca final, que fará as suas considerações. O agendamento do dia/horário da defesa na semana indicada deverá ser feito, antecipadamente, junto à Comissão de TCC, por meio do FORMULÁRIO PARA INDICAÇÃO DA BANCA DE DEFESA DE TCC II (anexo 6) - conforme indicado anteriormente.
  • No dia da defesa o aluno terá de 15 a 20 minutos para apresentação do trabalho e a banca terá de 20 a 30 minutos para considerações.
  • Após as considerações, a banca se reúne em separado e delibera-se: “aprovado(a)”, “aprovado(a) com correções” ou “reprovado(a)”.

Obs 1: A plataforma virtual será escolhida pelo(a) orientador(a) que se responsabilizará por operacionalizar a videoconferência e por divulgar a apresentação. Na videoconferência participarão somente o aluno e os membros da banca. Para tornar pública a defesa, a videoconferência será transmitida pelo canal do Youtube da Coordenação do Curso de Terapia Ocupacional/UFPB, com o apoio técnico da coordenação do curso: VERIFICAR PREVIAMENTE DISPONIBILIDADE E AGENDAR COM A COORDENAÇÃO.

  • Na ocasião da defesa, os seguintes documentos são necessários e deverão ser enviados (após a defesa) por E-MAIL PARA A COORDENAÇÃO DE CURSO (agora sim, coordto@ccs.ufpb.br) COM CÓPIA PARA A COMISSÃO DE TCC (tcc.to.ufpb@gmail.com):

 

  1. FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO TCC II PARA APRESENTAÇÃO VIRTUAL (anexo 8): que deverá ser entregue, pelo(a) orientador(a), uma cópia para cada membro da banca (não se aplica ao coorientador) antes da apresentação do aluno/trabalho, preenchido por estes e entregue de volta ao orientador logo após a defesa, tudo via e-mail.
  2. RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO FINAL DO TCC II - NOTAS (anexo 9): uma cópia deve ser preenchida pelo orientador logo após a defesa, com as notas atribuídas por cada membro avaliador da banca, média final e assinatura de todos avaliadores (não se aplica ao coorientador).
  3. ATA DE APRESENTAÇÃO VIRTUAL DO TCC II (anexo 10): uma cópia deve ser preenchida e lida pelo orientador logo após a defesa e assinada por todos os membros da banca.
  4. FOLHA DE APROVAÇÃO DA BANCA (anexo 11): deve ser preenchida após a defesa com a assinatura dos membros da banca.

 

3.2   Se a opção for: PARECER POR ESCRITO : 

 

  • A defesa do TCC II consistirá em um parecer por escrito feito pelos membros da banca, que farão as suas considerações sobre o trabalho enviado pelo aluno na data agendada.

§  A partir dos pareceres será deliberado o resultado se: “aprovado(a)”, “aprovado(a) com correções” ou “reprovado(a)”.

§  Na ocasião da defesa por parecer escrito, os seguintes documentos são necessários e deverão ser enviados (após defesa) por E-MAIL PARA A COORDENAÇÃO DE CURSO (coordto@ccs.ufpb.br) COM CÓPIA PARA A COMISSÃO DE TCC (tcc.to.ufpb@gmail.com):

a) FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO COM PARECER POR ESCRITO (anexo 15): uma cópia para cada membro da banca, incluindo orientador, deve ser preenchida para registro de suas avaliações e considerações. O orientador se responsabilizará por receber o formulário dos demais avaliadores.

b) RELATÓRIO DE DEFESA (anexo 16): uma cópia deve ser preenchida pelo orientador e encaminhada para o aluno após os pareceres e deve ser assinada por todos os membros da banca.

c) RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO FINAL DO TCC II - NOTAS (anexo 9): uma cópia deve ser preenchida pelo orientador, após recebimento dos pareceres, com as notas atribuídas por cada membro avaliador da banca, média final e assinatura de todos avaliadores (não se aplica ao coorientador).

 

d) FOLHA DE APROVAÇÃO DA BANCA (anexo 11): uma cópia deve ser preenchida após a defesa com a assinatura de todos os membros da banca e deve ser encaminhada para o aluno, que deverá inserir esse documento na versão final do trabalho.

 

Observaçõespara ambos os formatos de defesa:

 

 

Obs1: O envio da documentação por e-mail e a distribuição aos membros da banca é de responsabilidade do(a) orientador(a).

Obs2: Nos casos em que o coorientador participar da defesa, disponibilizamos dois modelos de ata ou relatório (a depender do formato de defesa), um que consta a presença do coorientador e um que não consta; o orientador deverá selecionar apenas o modelo que se aplica a sua situação: a ATA DE APRESENTAÇÃO VIRTUAL DO TCC II (COM COORIENTADOR) (anexo 17) ou o já citado RELATÓRIO DE DEFESA (deverá preencher com assinatura do coorientador no espaço apropriado) (anexo 16). 

Obs3: Todos estes documentos devem ser enviados pelo orientador à Coordenação do Curso, logo após a defesa.

Obs4: A Nota do TCC II é igual à média aritmética dos três avaliadores da banca: o orientador e dois avaliadores.

 

4. CORREÇÕES E ENTREGA DA VERSÃO FINAL DO TCC:

  • Após a defesa e considerações da banca, o aluno deverá realizar as correções que juntos, orientador e orientando, julgarem necessárias ao trabalho e entregar à Coordenação do Curso a versão final do TCC até o dia 09 de dezembro de 2021. De acordo com as orientações abaixo:

 

FORMATO MONOGRAFIA:

A. Solicitação da ficha catalográfica à biblioteca central deve ser feita, com antecedência, pelo SIGAA,: Biblioteca> Ficha catalográfica> Solicitar ficha catalográfica e seguir as orientações do site:

http://www.biblioteca.ufpb.br/biblioteca/contents/menu/biblioteca-1/copy_of_servicos/elaboracao-de-ficha-catalografica

QUALQUER DÚVIDA ENTRAR EM CONTATO COM A BIBLIOTECA CENTRAL DA UFPB.

 B. INCLUIR NA MONOGRAFIA a ficha catalográfica e a FOLHA DE APROVAÇÃO DA BANCA (anexo 11), salvar em arquivo PDF.

 C. Enviar o arquivo por e-mail para a Coordenação de Curso (coordto@ccs.ufpb.br)  com cópia para a Comissão de TCC (tcc.to.ufpb@gmail.com) em anexo os documentos:  TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO/DIVULGAÇÃO DE DOCUMENTO ELETRÔNICO (anexo 12) assinado por aluno e docente na coordenação do curso; TERMO DE ENTREGA DA VERSÃO FINAL (anexo 13) assinado pelo orientador.

FORMATO ARTIGO:

A. Solicitação da ficha catalográfica à biblioteca central deve ser feita, com antecedência, pelo SIGAA: Biblioteca> Ficha catalográfica> Solicitar ficha catalográfica e seguir as orientações do site:

http://www.biblioteca.ufpb.br/biblioteca/contents/menu/biblioteca-1/copy_of_servicos/elaboracao-de-ficha-catalografica

QUALQUER DÚVIDA ENTRAR EM CONTATO COM A BIBLIOTECA CENTRAL DA UFPB.

OBS: A orientação é que a solicitação da ficha catalográfica APENAS seja feita para artigo elaborado para ser submetido em periódico que utiliza da norma ABNT para referências. Para artigo elaborado para ser submetido em periódico que faz uso de outros estilos de normas para referências, como o Vancouver, não há indicação do uso de ficha catalográfica, por este ser um dos elementos pré-textuais obrigatórios na elaboração de TCC, conforme a NBR 14724:2011, ou seja, a solicitação da mesma se justificaria ou seria necessária apenas quando a norma utilizada para a elaboração do TCC seguir as recomendações da ABNT.

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 B. INCLUIR NO ARTIGO a ficha catalográfica  (se artigo na ABNT) e a FOLHA DE APROVAÇÃO DA BANCA (anexo 11) e salvar em arquivo PDF.

C. Imprimir a CARTA/DECLARAÇÃO DE SUBMISSÃO FORNECIDA PELA REVISTA e enviar por EMAIL à Coordenação de curso.

D. Enviar o arquivo por e-mail para a Coordenação de Curso (coordto@ccs.ufpb.br)  com cópia para a Comissão de TCC (tcc.to.ufpb@gmail.com) em anexo os documentos: TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO/DIVULGAÇÃO DE DOCUMENTO ELETRÔNICO (anexo 12) assinado por aluno e docente; TERMO DE ENTREGA DA VERSÃO FINAL (anexo 13) assinado pelo orientador.

Obs1: O título do e-mail deve ser “TCC + NOME DO ALUNO”.

 

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PRAZO PARA ENTREGA DO FORMATO FINAL DO TCC II NA COORDENAÇÃO DO CURSO: 09 de  dezembro de 2021.

Juntamente com o TCC versão final, o aluno deverá enviar os “nada consta” da Biblioteca e do Laboratório de Biossegurança.

 

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COMISSÃO DE TCC (tcc.to.ufpb@gmail.com)

Profª Dra. Alyne Kalyane Câmara de Oliveira

Profa. Dra. Beatriz Prado Pereira

Profa. Dra. Márcia Maria Mont`Alverne