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Trabalho de Conclusão de Curso

por COORDTO publicado 03/07/2019 17h23, última modificação 05/09/2022 10h22
Confira o fluxo passo a passo e os documentos necessários desde a elaboração até a defesa do TCC. Orientações atualizadas para este semestre 2022.1. IMPORTANTE: Ressalte-se que a realização do TCC se configura como uma atividade que somente poderá ser realizada pelo discente no último ano do curso, considerando-se o Projeto Pedagógico do Curso de Terapia Ocupacional e a Resolução de TCC do Curso de Terapia Ocupacional da UFPB.

TCC I

por COORDTO publicado 03/07/2019 17h17, última modificação 21/09/2022 10h32
Este é o fluxo de orientações para as atividades do TCC I, no PERÍODO REGULAR 2022.1. Leia atentamente todo o procedimento, siga passo a passo e clique em cada anexo (links em azul), para acessar os respectivos documentos.

FLUXO DE ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC I)

PARA DOCENTES E ALUNOS

Período: 2022.1 (REGULAR)

 

ATENÇÃO! Todos os alunos, orientadores e coorientadores (se houver) deverão ler a Resolução CoordTO/CCS Nº 06/2022, que estabelece as normas para elaboração, orientação e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional.

 

 

TCC I – PROJETO DE PESQUISA E SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO

 

  • Para realizar a matrícula em TCC I os alunos devem enviar para o email da Coordenação (coordto@ccs.ufpb.br) o TERMO DE COMPROMISSO DE ORIENTAÇÃO DE TCC (anexo 2), preenchido e assinado pelo aluno(a), orientador(a) e coorientador(a), se houver.
  • No decorrer do processo de TCC I o aluno (a) e o orientador (a) devem preencher e assinar a FICHA DE ACOMPANHAMENTO DE ORIENTAÇÃO DO TCC (anexo 3) que ficará sob responsabilidade do (a) orientador(a).
  • O aluno, com orientação do professor, deve elaborar um projeto de pesquisa seguindo a formatação proposta no MANUAL DE ELABORAÇÃO DE TCC (anexo 4).
  • As apresentações dos seminários acontecerão no dia 17 de novembro de 2022 (Quinta-feira, de 14 às 18h). A realização é FACULTATIVA e será organizada pela Comissão de TCC.
  • Cada aluno deverá preparar uma breve apresentação do seu projeto (10 minutos), contemplando introdução, objetivo(s), metodologia e cronograma de trabalho, conforme disposto no Manual.
  • Na ocasião dos seminários, os professores/avaliadores farão suas contribuições.
  • A nota de TCC 1 deve ser dada pelo professor orientador, de acordo com o FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO TCC 1 (anexo 5) que deve ser encaminhado pelo(a) orientador(a) para o E-MAIL da Coordenação de Curso (coordto@ccs.ufpb.br) até o dia 17 de dezembro de 2022.

TCC II

por COORDTO publicado 04/07/2019 17h10, última modificação 21/09/2022 10h34
Este é o fluxo de orientações para as atividades do TCC II, no PERÍODO REGULAR 2022.1. Leia atentamente todo o procedimento, siga passo a passo e clique em cada anexo (links em azul), para acessar os respectivos documentos.

ATENÇÃO! Todos os alunos, orientadores e coorientadores (se houver) deverão ler a Resolução CoordTO/CCS Nº 06/2022, que estabelece as normas para elaboração, orientação e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional.

 

TCC II – BANCA PRÉVIA E APRESENTAÇÃO FINAL (DEFESA)

 

 

BANCA PRÉVIA

  • A realização da banca prévia é FACULTATIVA. Caso o orientador, em comum acordo com seu orientando, opte pela realização da banca prévia, devem ser observadas as orientações abaixo:
  • OO aluno deverá entregar no dia 14 de OUTUBRO de 2022 uma versão do TCC (artigo ou monografia) em formato digital, por e-mail, aos avaliadores da banca prévia.
  • Os avaliadores da banca prévia serão escolhidos pelo aluno em comum acordo com orientador.
  • A realização da banca prévia acontecerá entre os dias 24 a 28 de outubro de 2022. O(a) aluno (a) realizará a apresentação oral de seu trabalho na modalidade presencial, na presença do (a) orientador (a) e avaliadores da banca prévia. Estes farão as suas considerações sobre o trabalho por meio do preenchimento do  FORMULÁRIO DE OBSERVAÇÕES DA BANCA PRÉVIA DO TCC II (anexo 7).

 

Obs: Ressalta-se que é de responsabilidade do(a) orientador(a) fazer toda a organização da da banca prévia.

 

DEFESA DO TCC II

 

1. ENTREGA DO TEXTO

  • A entrega da versão para defesa do TCC II ocorrerá no dia 11 de novembro de 2022, sendo imprescindível o cumprimento deste prazo para que os avaliadores da banca final tenham tempo hábil de realizar a leitura e suas considerações.
  • A entrega da versão de defesa de TCC II deverá ser feita em formato digital (arquivo em PDF) diretamente por e-mail aos membros avaliadores da banca, com cópia do envio para o e-mail desta comissão (tcc.to.ufpb@gmail.com).

 

IMPORTANTE: ESTA ENTREGA NÃO DEVE SER FEITA NO EMAIL DA COORDENAÇÃO!

 

  • O título do e-mail deve ser “TCC + NOME DO ALUNO” (exemplo: TCC Maria Ferreira da Silva).
  •   Juntamente com a entrega da versão de defesa, deve ser também enviado para o e-mail desta Comissão o FORMULÁRIO PARA INDICAÇÃO DA BANCA DE TCC II (o anexo 4), constando a indicação dos membros efetivos e suplente da banca, também a sugestão de data e horário para a realização da banca de defesa na semana de 21 de novembro a 02 de dezembro de 2022.

 

 2. COMPOSIÇÃO, CONVITE E INDICAÇÃO DA BANCA:

 

  • A banca examinadora deverá ser composta pelo orientador mais dois membros titulares e um suplente.

Obs1: Os membros da banca deverão ter titulação mínima de especialização e/ou pós-graduação lato sensu na modalidade de residência.   

Obs2: Um dos membros titulares poderá advir de outra Instituição de Ensino Superior.

Obs3: No caso de ter coorientação, o coorientador poderá participar da defesa, sem atribuir nota ao aluno/trabalho. Ou seja, independente da sua participação, a banca deve ter dois membros titulares, além do orientador e coorientador (nos casos em que este último participar).

  • Os avaliadores da banca serão escolhidos em comum acordo entre orientador e aluno.
  • O convite para os membros avaliadores da banca poderá ser feito pelo orientador e/ou aluno.

 

3. DEFESA/APRESENTAÇÃO DO TCC II:

A defesa/ apresentação do TCC II deverá ser PRESENCIAL.  

  • A defesa do TCC II consistirá na apresentação PRESENCIAL do trabalho pelo aluno à banca final, que fará as suas considerações. O agendamento do dia/horário da defesa na semana indicada deverá ser feito, antecipadamente, junto à Comissão de TCC, por meio do FORMULÁRIO PARA INDICAÇÃO DA BANCA DE TCC II (anexo 4) - conforme indicado anteriormente.
  • No dia da defesa o aluno terá de 15 a 20 minutos para apresentação do trabalho e a banca terá de 20 a 30 minutos para considerações.
  • Após as considerações, a banca se reúne em separado e delibera-se: “aprovado(a)”, “aprovado(a) com correções” ou “reprovado(a)”.
  • Na ocasião da defesa, os seguintes documentos são necessários e deverão ser enviados (após a defesa), até o dia 12 de dezembro de 2022 por email PARA A COORDENAÇÃO DE CURSO (agora sim, coordto@ccs.ufpb.br) COM CÓPIA PARA A COMISSÃO DE TCC (tcc.to.ufpb@gmail.com):

 

  1. FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO TCCII (anexo 5): que deverá ser entregue, pelo(a) orientador(a), uma cópia para cada membro da banca (não se aplica ao coorientador) antes da apresentação do aluno/trabalho, preenchido por estes e entregue de volta ao orientador logo após a defesa, tudo via e-mail.
  2. RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO FINAL DO TCCII (anexo 6 ): uma cópia deve ser preenchida pelo orientador logo após a defesa, com as notas atribuídas por cada membro avaliador da banca, média final e assinatura de todos avaliadores (não se aplica ao coorientador).
  3. ATA DE APRESENTAÇÃO DO TCCII (anexo 7): uma cópia deve ser preenchida e lida pelo orientador logo após a defesa e assinada por todos os membros da banca.
  4. FOLHA DE APROVAÇÃO DA BANCA (anexo 8): deve ser preenchida após a defesa com a assinatura dos membros da banca.

 

Obs1: A distribuição da documentação aos membros da banca é de responsabilidade do(a) orientador(a).

Obs2: Nos casos em que o coorientador participar da defesa, fazer uso dos seguintes modelos de ata e relatório:  ATA DE APRESENTAÇÃO DO TCC II (COM COORIENTADOR) (anexo 17)RELATÓRIO DE DEFESA (COM COORIENTADOR) (anexo 16)

Obs3: Todos estes documentos devem ser enviados pelo orientador à Coordenação do Curso, logo após a defesa.

Obs4: A Nota do TCC II é igual à média aritmética dos três avaliadores da banca: o orientador e dois avaliadores.

 

4. CORREÇÕES E ENTREGA DA VERSÃO FINAL DO TCC:

  • Após a defesa e considerações da banca, o aluno deverá realizar as correções que juntos, orientador e orientando, julgarem necessárias ao trabalho e enviar para o email da Coordenação do Curso (coordto@ccs.ufpb.br) a versão final do TCC, com cópia para a Comissão de TCC (tcc.to.ufpb@gmail.com), até o dia 12 de dezembro de 2022. De acordo com as orientações abaixo::

 

FORMATO MONOGRAFIA:

A. Solicitação da ficha catalográfica à biblioteca central deve ser feita, com antecedência, pelo SIGAA,: Biblioteca> Ficha catalográfica> Solicitar ficha catalográfica e seguir as orientações do site:

http://www.biblioteca.ufpb.br/biblioteca/contents/menu/biblioteca-1/copy_of_servicos/elaboracao-de-ficha-catalografica

QUALQUER DÚVIDA ENTRAR EM CONTATO COM A BIBLIOTECA CENTRAL DA UFPB.

 B. INCLUIR NA MONOGRAFIA a ficha catalográfica e a FOLHA DE APROVAÇÃO DA BANCA (anexo 08), salvar em arquivo PDF.

 C. Enviar o arquivo por e-mail para a Coordenação de Curso (coordto@ccs.ufpb.br)  com cópia para a Comissão de TCC (tcc.to.ufpb@gmail.com) em anexo os documentos:  TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO/DIVULGAÇÃO DE DOCUMENTO ELETRÔNICO (anexo 12) assinado por aluno e docente na coordenação do curso; TERMO DE ENTREGA DA VERSÃO FINAL (anexo 13) assinado pelo orientador.

FORMATO ARTIGO:

A. Solicitação da ficha catalográfica à biblioteca central deve ser feita, com antecedência, pelo SIGAA: Biblioteca> Ficha catalográfica> Solicitar ficha catalográfica e seguir as orientações do site:

http://www.biblioteca.ufpb.br/biblioteca/contents/menu/biblioteca-1/copy_of_servicos/elaboracao-de-ficha-catalografica

QUALQUER DÚVIDA ENTRAR EM CONTATO COM A BIBLIOTECA CENTRAL DA UFPB.

OBS: A orientação é que a solicitação da ficha catalográfica APENAS seja feita para artigo elaborado para ser submetido em periódico que utiliza da norma ABNT para referências. Para artigo elaborado para ser submetido em periódico que faz uso de outros estilos de normas para referências, como o Vancouver, não há indicação do uso de ficha catalográfica, por este ser um dos elementos pré-textuais obrigatórios na elaboração de TCC, conforme a NBR 14724:2011, ou seja, a solicitação da mesma se justificaria ou seria necessária apenas quando a norma utilizada para a elaboração do TCC seguir as recomendações da ABNT.

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 B. INCLUIR NO ARTIGO a ficha catalográfica  (se artigo na ABNT) e a FOLHA DE APROVAÇÃO DA BANCA (anexo 08) e salvar em arquivo PDF.

C. A submissão do artigo à revista é facultativa para a finalização do TCC. Em caso de submissão do artigo à revista, imprimir a CARTA/DECLARAÇÃO DE SUBMISSÃO FORNECIDA PELA REVISTA e enviar por EMAIL à Coordenação de curso.

D. Enviar o arquivo por e-mail para a Coordenação de Curso (coordto@ccs.ufpb.br)  com cópia para a Comissão de TCC (tcc.to.ufpb@gmail.com) em anexo os documentos: TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO/DIVULGAÇÃO DE DOCUMENTO ELETRÔNICO (anexo 12) assinado por aluno e docente; TERMO DE ENTREGA DA VERSÃO FINAL (anexo 13) assinado pelo orientador.

Obs1: O título do e-mail deve ser “TCC + NOME DO ALUNO”.

 

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PRAZO PARA ENTREGA DO FORMATO FINAL DO TCC II NA COORDENAÇÃO DO CURSO: 12 de dezembro de 2022.

Juntamente com o TCC versão final, o aluno deverá enviar os “nada consta” da Biblioteca e do Laboratório de Biossegurança.

 

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COMISSÃO DE TCC (tcc.to.ufpb@gmail.com)

Profª. Dra. Alyne Kalyane Câmara de Oliveira

Profª. Dra. Carolina Couto da Mata

Profª. Dra. Márcia Maria Mont`Alverne