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Semestre 2021.1: matrículas, orientações gerais e mensagem aos alunos

publicado: 26/07/2021 07h25, última modificação: 26/07/2021 07h29

Neste dia 26 de julho, com a abertura do sistema de matrículas, começamos a maratona de mais um período suplementar remoto, 2021.1.  O semestre será regido pela RESOLUÇÃO N.º 27/2021, na qual vocês também visualizam o Calendário Acadêmico 2021.1.

Com tudo o que aprendemos e tudo o que abrimos mão nesse cenário, há forte esperança de que seja o último semestre nesse formato, o que nos renova as forças para atravessá-lo com serenidade e dedicação aos estudos.

A seguir, as mensagens, informações relevantes e orientações da Coordenação do curso de Terapia Ocupacional.

Estamos à disposição

 

MENSAGEM AOS INGRESSANTES (FERAS)

 

Queremos dar a vocês as boas-vindas! E também apoio e tranquilidade. Sabemos que o momento que estamos passando é de muitas incertezas para todos nós, mas estamos aqui para acolhê-los da melhor forma, apesar das limitações de distância.

 

É normal que vocês tenham muitas dúvidas, sobre como funciona o curso e a Universidade como um todo. Algumas dessas questões serão da competência direta desta Coordenação (disciplinas, pré-requisitos, optativas, trancamento,  etc), enquanto outras (dados cadastrais, acesso a Sistemas, plataformas digitais, bolsas e auxílios, etc) são tratadas por outras instâncias e pessoas, como Departamentos, Pró-reitorias, Centro, STI, o próprio professor da turma, etc. A Coordenação do curso é sua porta-voz, sua aliada e seu primeiro canal de atendimento, mas não é toda a Universidade, nem lida com todas as questões da sua vida acadêmica. Mesmo assim, estaremos aqui pra ajudá-los nessas questões, buscando as respostas e os  encaminhando aos setores competentes.

 

As aulas do período letivo 2021.1 terão início dia 09 de agosto de 2021. Acompanhem sempre o que está acontecendo no Calendário Acadêmico. A matrícula dos alunos ingressantes, assim como dos veteranos, será online, através do SIGAA, inicialmente de 26 a 30 de julho de 2021. Nessa janela oficial de matrículas, o Sistema (SIGAA) gerencia as prioridades de acesso às vagas, de acordo com a blocagem (período) do aluno. Dessa forma, o que vocês fazem nesse primeiro momento é uma solicitação de matrícula. O Sistema, com base naqueles critérios e na procura por cada disciplina, vai deferindo ou indeferindo essas solicitações e retorna o resultado desse processamento. A Coordenação e Departamentos não têm ingerência sobre esse escalonamento e não tem como promover qualquer tipo de reserva manual de vaga. Após o processamento dessa matrícula, mais precisamente nos dias 03 e 04 de agosto, o Sistema reabre para rematrícula (vagas remanescentes do processamento). Fique atento, você poderá tentar novamente matricular-se em uma disciplina, na rematrícula, mesmo que tenha sido indeferido antes. O mesmo vale para a terceira oportunidade, chamada matrícula extraordinária, dia 07 de agosto, onde já não há os a aplicação dos filtros e reservas pelo Sistema.

 

Procurem fazer o cadastro no SIGAA com antecedência, para que no dia da matrícula esteja tudo certo com o seu acesso ao SIGAA. Caso ainda não o tenham realizado, siga este passo a passo:

 

1) Acessar o link https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/home.jsf

2) No canto superior direito da tela, clicar na opção “Entrar”.

3) Selecionar a opção “Cadastro / Recuperação Acesso”.

4) Selecionar a opção “Discente” no CADASTRO.

5) Preencher cuidadosamente o formulário de cadastro, assim que finalizar, por favor revise se seus dados estão realmente corretos.

6) Verificar as recomendações sobre a finalização do cadastro. Outras dúvidas eventuais sobre o cadastro no sistema, poderão ser sanadas através do Manual de Acesso ao SIGAA, disponível na seguinte página de acesso: http://www.sti.ufpb.br/sti/contents/documentos/manuais-sigaa/manual-de-acesso-ao-sigaa.pdf.

 

Ressaltamos que o número de matrícula do aluno, necessário para prosseguimento no cadastro do SIGAA, está disponível no documento recebido por ele no ato de cadastramento ou pré-cadastramento obrigatório efetuado na Universidade Federal da Paraíba.

 

 

IMPORTANTE: Como alunos feras, vocês devem buscar se matricular nas disciplinas do 1º período, que são: 

 

1104234- NOÇÕES BÁSICAS DE BIOQUÍMICA - 30h

1401134- INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA - 60h

1610184- BIOLOGIA DO DESENV E HISTOLOGIA HUMANA - 60h

1610199- ANATOMIA APLICADA À TERAPIA OCUPACIONAL - 75h

1619002- INTRODUÇÃO PRÁTICA EM TERAPIA OCUPACIONAL - 60h

1619008- HISTÓRIA DA TERAPIA OCUPACIONAL - 45h

1805140- INTRODUÇÃO À SAÚDE PÚBLICA - 45h


IMPORTANTE: Num cenário normal, pelo regulamento de graduação da UFPB, os “feras” fariam matrícula presencial na Coordenação do curso e seriam automaticamente matriculados em todo o bloco de disciplinas acima, correspondentes ao chamado “P1” (primeiro período). Mas não estamos em cenário normal e sim em semestres suplementares, remotos e não obrigatórios, o que trás algumas consequências imediatas:

 

  1. A matrícula em disciplinas não será automática, nem presencial, devendo ser feita pelos próprios alunos, no SIGAA.
  2. A matrícula em disciplinas também não está sendo obrigatória, então, se você não conseguir se matricular em todas as disciplinas do bloco, ou conseguir apenas uma ou algumas, ou mesmo se não cursar nada neste semestre, não haverá penalização, perda de vaga, nada disso
  3. Existe sim a possibilidade de que o aluno não consiga vaga em todas as disciplinas do bloco, pois estamos vivenciando de fato uma retenção, causada por todas as limitações de oferta de disciplinas que atravessamos nos últimos semestres, por conta da Pandemia e do cenário remoto. No ato da matrícula, pedimos que fiquem tranquilos, fiquem atentos ao processamento, à rematrícula e à matrícula extraordinária. O Departamento de Terapia Ocupacional, assim como os demais, trabalhou para minimizar o problema da retenção, com o aumento possível no tamanho das turmas já agora, visando diminuir esses "gargalos" quando voltarmos ao nosso desejado “velho normal”. Mas eles existem, estejamos todos cientes.

 

DICA: Se após o processamento da primeira matrícula, ou mesmo durante, você ficou com algum horário disponível e deseja preenchê-lo, pode tentar uma disciplina optativa. Optativas são disciplinas que não fazem parte da grade fixa do curso, mas, ao longo deste, o aluno deve cursar um certo número delas. Existem disciplinas optativas que já fazem parte do Projeto Pedagógico do Curso (essas tem aproveitamento automático). Existem aquelas que foram cursadas por alunos anteriormente e submetidas à apreciação do Colegiado (essas tem aproveitamento pré-aprovado). E você pode, teoricamente, cursar qualquer disciplina de qualquer curso da UFPB e submetê-la à apreciação posterior, como Optativa de Livre Escolha. O Colegiado irá apreciar a relevância desse componente para o enriquecimento da sua formação em Terapia Ocupacional. Também há que se respeitar as exigências e especificidades de cada uma delas, é claro, dentro do curso de origem, por isso enfatizamos o "teoricamente", quando falamos que todo o leque de componentes está à disposição do aluno. Orientações e a lista completa do que já foi aproveitado anteriormente: AQUI

 

Por fim, aos alunos que desejam realizar aproveitamento de estudos (Resolução nº 29/2020 do CONSEPE (Art. 40 a 45)), devem realizar no prazo estabelecido pelo Calendário Acadêmico do período letivo de solicitação, por e-mail, encaminhando à Coordenação os seguintes documentos:

  • Requerimento, que deve ser preenchido pelo aluno (documento em anexo). 
  • Histórico acadêmico fornecido pela instituição de origem
  • Plano de curso da disciplina cursada na instituição de origem

  

As aulas de vocês neste semestre serão remotas (ou seja, não presenciais). Quando precisarem falar com a Coordenação de Curso, fiquem à vontade para nos enviar um e-mail através do endereço coordto@ccs.ufpb.br. Pedimos também que acessem regularmente a página institucional da Coordenação: www.ccs.ufpb/coordto, que é nosso meio principal de divulgação de notícias, bem como nosso canal no Youtube: www.youtube.com/c/coordtoufpb, onde temos feito muitas programações e eventos online do curso. Temos também nossa sala de atendimento virtual (Google Meet).

 

Muita informação? Não se preocupem, teremos oportunidade de trabalhar melhor várias delas, na semana de acolhimento, cuja programação divulgaremos em breve. Estamos à disposição.

 

 

 

ORIENTAÇÕES A TODOS OS ALUNOS (VETERANOS E INGRESSANTES)

 

IMPORTANTE: De antemão, informamos a todos que as disciplinas regulares do curso, quando ofertadas pelo Departamento de Terapia Ocupacional, serão ministradas na modalidade remota (sem encontros presenciais). A única exceção será o componente Estágio Supervisionado, que contará com a parte prática presencial. Nosso curso também conta com disciplinas regulares e optativas ofertadas por diversos outros Departamentos. Via de regra, todas ministradas também de forma remota.

IMPORTANTE: Assim como nos períodos suplementares anteriores, cursar disciplinas NÃO É OBRIGATÓRIO, e não serão aplicados as exigências de carga horária mínima, isto valendo tanto para ingressantes quanto veteranos. Estes semestres também não serão contados para os limites máximos de conclusão de curso. Também outros limites que causariam sanção se atingidos, como reprovação por 3 vezes no mesmo componente, ou limites de trancamento, por exemplo, não estão sendo contados nesses semestres suplementares remotos (2019.4, 2020.1, 2020.2 e 2021.1), Em suma, quanto a esses limites, permanece a situação do discente no último período regular presencial (2019.2). Reprovações em disciplina irão para o histórico todavia, impactando apenas o coeficiente global (CRA). 

 

Pra começar, colocamos abaixo a relação final das disciplinas ofertadas ao curso que vocês encontrarão no SIGAA para matrícula, a partir do dia 26/07. Optativas tradicionais do curso também aparecem nessa relação. Mas vale lembrar que outras disciplinas, dos mais diversos cursos da UFPB, podem configurar uma Optativa de Livre Escolha, bastando que sejam submetidas a apreciação do Colegiado (depois de cursadas). Procure-as no Sistema, no ato da matrícula, conforme seu interesse e disponibilidade de horário. Para ajudar nessa busca, a relação de disciplinas que já foram aprovadas pelo Colegiado (ou seja, já tem aproveitamento garantido) você encontra aqui na nossa página, na aba Processos e Requerimentos > Optativas de Livre Escolha

 

OFERTA PARA O CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL NO PERÍODO 2021.1

OFERTA 2021.1

 

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OBS.: MESMO DOCUMENTO DA IMAGEM, EM PDF AQUI

 

No ato da matrícula, pedimos que fiquem tranquilos! Pode sim haver um déficit de vagas em turmas devido a retenção que houve nos semestres passados. O Departamento de Terapia Ocupacional, assim como os demais, trabalhou para minimizar o problema da retenção, com o aumento possível no tamanho das turmas já agora, visando diminuir esses "gargalos" quando voltarmos ao nosso desejado “velho normal”. Mas eles existem, estejamos todos cientes..


Como a matrícula é feita unicamente por vocês, sem a participação da Coordenação, pedimos que respeitem o fluxograma do curso, não tentando pular períodos (matricular disciplinas de períodos mais adiantados). Quando isso é feito, há um grande prejuízo no processo de aprendizado do aluno, prejudicando o próprio aluno e a turma que ele estará matriculado. Caso tenha disciplinas de períodos anteriores pendentes, priorize estas no ato da matrícula. 

Sabemos que na situação atual a maioria dos alunos se encontram desblocados. Portanto, caso precise de uma orientação específica para sua situação, nos mande um e-mail com antecedência que iremos auxilia-lo ou entre na nossa sala de atendimento virtual. Os horários e o fluxo de atendimento estão descritos em nossa página: Atendimento virtual (NOVO)
Por fim, aos alunos que desejam realizar aproveitamento de estudos (Resolução nº 29/2020 do CONSEPE (Art. 40 a 45)), devem realizar no prazo estabelecido pelo Calendário Acadêmico do período letivo de solicitação, por e-mail, encaminhando à Coordenação os seguintes documentos:

  

As aulas de vocês neste semestre serão remotas ou híbridas. Quando precisarem falar com a Coordenação de Curso, fiquem à vontade para nos enviar um e-mail através do endereço coordto@ccs.ufpb.br. Pedimos também que acessem regularmente a página institucional da Coordenação: www.ccs.ufpb/coordto, que é nosso meio principal de divulgação de notícias, bem como nosso canal no Youtube: www.youtube.com/c/coordtoufpb, onde temos feito muitas programações e eventos online do curso. Temos também nossa sala de atendimento virtual (Google Meet).