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Extensão

por mateus publicado 20/09/2016 10h51, última modificação 31/03/2020 10h21

PROJETOS DE EXTENSÃO

 

1) Amora’s - Assistência à saúde da mulher na meia idade - XIII Edição

Coordenadora: Juerila Moreira Barreto

Local: Clínica Escola de Fisioterapia da UFPB

Descrição: A atenção integral a saúde da mulher voltada para atender aos diversos ciclos do seu desenvolvimento tem chamado a atenção dos gestores em face ao aumento da expectativa de vida. A OMS estabelece que a partir dos 35 anos a mulher entra no climatério e por volta dos 50 anos tem a experiência da menopausa, período intenso de eventos biopsicossociais. Em 01/09/2000 (I Edição) foi inscrito no BANDEX o primeiro projeto com grupos vivenciais de atenção à saúde da mulher na meia idade do Departamento de Fisioterapia plenamente ativo até 2011 (XI Edição), após um período entrou-se em um período de silencio reflexivo na busca de capacitações; esse projeto retorna as atividades para 2019 (XII Edição) no qual se propõe a desenvolver um trabalho Educativo-Terapêutico mantendo o trabalho numa perspectiva grupal com mulheres na meia idade, brancas, asiáticas, negras, indígenas e orientações sexuais diferentes da heterossexualidade+ da comunidade em geral em parceria com o Núcleo de Pesquisas Homeopáticas e Fitoterápicas (NEPHF), e em 2020 apresentando a sua XIII Edição, i projeto entra em parceria com o Instituto Paraibano de Envelhecimento (IPE), de forma a detectar vulnerabilidades e promover o fortalecimento da cidadania e o cuidado da saúde e bem-estar social. Esse projeto está em consonância com o Projeto Político Pedagógico do curso de Fisioterapia que através de suas práticas de extensão dar maior visibilidade ao estudante dos problemas da comunidade intra e extra campus.

 

2) Fisioterapia na saúde do idoso, vivência de uma Instituição de longa permanência

Coordenador: Antônio Geraldo Cidrão de Carvalho

Local: Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância - AMEM, Cabedelo.

Descrição: O projeto “Fisioterapia na Saúde do Idoso, vivência de uma Instituição de Longa Permanência” traz a proposta levar a assistência fisioterapêutica a uma comunidade de idosos que residem na Instituição de Longa Permanência (ILP): Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (AMEM), por meio de atividades individuais e coletivas que buscam promover a manutenção da capacidade funcional e de autonomia do público alvo, as atividades serão desenvolvidas nas terças-feiras e sextas-feiras. O público direcionado para desenvolver as atividades são os discentes do curso de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que participam não só das práticas na ILP, como também em reuniões teórico-organizativas semanais para desenvolver as atividades, e avaliar como está o andamento do projeto. Além do que espera-se de mudanças positivas na qualidade de vida dos idosos com a assistência fisioterapêutica direcionada a terceira idade, o presente projeto tende a propiciar aos estudantes da graduação uma nova experiência direcionada a atenção na saúde do idoso e suas dificuldades, na perspectiva de uma ILP, de forma a contribuir com a formação acadêmica do discente qualificando-o com um olhar integral e humanizado em virtude das atividades desenvolvidas.

 

3) Escola de Posturas da UFPB - Ano 30

Coordenadora: Maria Claudia Gatto Cardia

Local: Laboratório de Exercícios Terapêuticos

DESCRIÇÃO: Este é o trigésimo ano ininterrupto da Escola de Posturas (EP_UFPB), um projeto de extensão do departamento de Fisioterapia criado em abril de 1990. Escola de Posturas ou Back School (modelo original Suéco) é um método de orientação postural composto por informações teóricas educativas, exercícios terapêuticos e relaxamento. Foi trazido para o Brasil na década de setenta e na UFPB foi inicialmente adaptado às condições locais e posteriormente ampliado e reestruturado em função da demanda diversificada, muitas vezes gerada espontaneamente neste percurso. Atende pessoas com dor de coluna, alterações posturais e também as pessoas que desejam cuidar do próprio corpo. Além desta clientela alvo (externa), o programa se destina a capacitar alunos do curso de Fisioterapia (clientela interna).Tem sido cenário para o desenvolvimento de pesquisas, especialmente para TCCs e aprofunda conteúdos de várias disciplinas do curso, bem como prepara os extensionistas para o trabalho de promoção da saúde em grupo e os instrumentaliza em várias técnicas e abordagens de cuidados com a coluna vertebral e a reeducação da postura corporal. Apesar de ser um projeto, em muitos momentos atuou com características de programa agregando em seu seio diversos sub-projetos, neste sentido espera-se em 2020 a sua aplicação adaptada para uma comunidade indígena. Ao longo de seus quase 29 anos, o projeto gerou programas de natureza similar e teve sua programação adaptada a clientelas especiais: hipertensão arterial, idosos, crianças e trabalhadores em diversas empresas. Foram realizados 10 cursos de Capacitação e reciclagem profissional para fisioterapeutas, sendo 4 deles realizados em outros estados (Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco) e em 2009 na Universidade de Granada/Espanha. A EP_UFPB também proporcionou a produção do Manual da Escola de Posturas (3ª ed., 2006), além da produção de artigos, TCCs, monografias de especialização, 2 dissertações de mestrado, uma tese doutoral e um Cd de relaxamento. Em 2019 o programa teve 3 trabalhos apresentados no ENEX e um no III CONCIFI, teve ainda um TCC concluído e um artigo publicado na revista Psicologia e Saúde em Debate. Em 2019 o projeto envolveu 77 pessoas, sendo 46 pessoas da clientela externa (usuários dos grupos regulares e de oficinas) e 31 da clientela interna (professores, fisioterapeutas colaboradores e alunos) e foram realizadas 3 oficinas. Em 2020 o foco de trabalho estará na produção de 2 livros (um e-book e outro impresso), na realização do evento comemorativo dos 30 anos, no treinamento intensivo de 10 novos estagiários, além dos grupos básicos da Escola de Posturas que serão mantidos. A despeito das vinculações com o ensino e a pesquisa, a extensão continua sendo o pilar da Escola de Posturas, sendo uma referência local e regional para outras IES.

 

4) Promoção da saúde em comunidades com ênfase na Estratégia Saúde da Família: uma iniciativa interdisciplinar e multiprofissional.

Coordenadora: Maria Aparecida Bezerra

Local: USF Timbó I E Associação comunitária dos moradores do Vale do Timbó - ACMVT

Descrição: A presente proposta intitulada “Promoção da Saúde em Comunidades com Ênfase na Estratégia Saúde da Família: uma iniciativa interdisciplinar e multiprofissional” caracteriza-se como uma experiência de extensão de caráter interdisciplinar, interprofissional, interinstitucional e intersetorial, articulada ao ensino e à pesquisa em cumprimento ao preceito da indissociabilidade do tripé universitário. Este projeto tem por finalidade dar continuidade às ações em desenvolvimento nos municípios parceiros desta proposta de extensão; tendo sido iniciado, em 2014, aprovado e operacionalizado a partir do Edital PROBEX do referido ano. Pretende-se promover a integração de estudantes dos diferentes cursos da área da saúde e áreas afins, tendo a Estratégia em Saúde da Família como referência para inserção da equipe de extensionistas no desenvolvimento de suas práticas no âmbito da Atenção Básica em Saúde. As ações do projeto estão vinculadas ao Plano de Desenvolvimento da Instituição 2019 – 2020 (PDI) que em suas diretrizes destaca a inclusão de métodos e metodologias inovadoras de aprendizagem que integrem os avanços Tecnológicos e as atividades de extensão como meio de integração Universidade – sociedade. Pretende também corroborar com o processo de formação universitária cidadã no que concerne aos aspectos técnico-científicos, profissional e social, inclusive como aproveitamento de créditos curriculares obrigatórios e flexíveis, concedido através de tutoria e avaliação dos docentes envolvidos. Quanto às parcerias, no âmbito da UFPB, apresentam-se como parceiros: o Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Saúde e Nutrição (NIESN), órgão suplementar da Reitoria da UFPB; o Programa de Estágio Regional Interprofissional no SUS (ERIP-SUS), e o Núcleo de Saúde Coletiva (NESC), estes vinculados ao Centro de Ciências da Saúde; e a Coordenação de Educação Popular (COEP/PRAC), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. Com ênfase na dimensão de extensão universitária horizontal, multiprofissional, interdisciplinar e participativa, os extensionistas, desenvolverão ações em comunidades, articulados pelas Secretarias de Saúde, através da Coordenação da Atenção Básica em Saúde. O eixo teórico metodológico tem como princípios da Política Nacional de Educação Popular em Saúde; bem como os princípios e diretrizes da Política de Educação Permanente em Saúde, que preconizam a participação reflexiva, a dialogicidade, a troca de saberes, a humanização, o empoderamento participativo, a aprendizagem significativa. O Projeto está estruturado a partir de um desenho teórico metodológico articulado à Estratégia Saúde da Família, organizado em 05 (cinco) Eixos Estruturantes: vivências em processos pedagógicos (organização, planejamento, oficinas de formação e qualificação, sistematização e avaliação das práticas de extensão); vivências teórico conceituais; vivências de territórios – territorialização em saúde; vivências comunitárias e vivências em pesquisas.

 

5) Intervenção fisioterapêutica em idosos institucionalizados em centro espírita na cidade de João Pessoa.

Coordenadora: Maria de Fátima Alcântara Bezerra

Local: Centro Espírita Nosso Lar, Castelo Branco

Descrição: O projeto “Intervenção fisioterapêutica em idosos institucionalizados em centro espírita na cidade de João Pessoa” tem como objetivo proporcionar assistência terapêutica aos idosos que residem na Instituição Espírita Nosso Lar, através de ações individuais e coletivas, como prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde. As atividades serão desenvolvidas nas terças e quintas-feiras por discentes do curso de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que irão realizar as práticas na instituição, bem como discutir toda a execução do projeto em reuniões semanais e avaliar seu andamento. Neste contexto, este cenário permitirá integralização do cuidado na saúde do idoso numa abordagem multidisciplinar, onde extensionistas poderão desempenhar métodos, técnicas e recursos fisioterapêuticos para prevenção e tratamento de enfermidades e sequelas mais comuns na terceira idade.

 

6) Acompanhamento fisioterapêutico a ‘bebês de risco’ da Universidade Federal da Paraíba

Coordenadora: Moema Teixeira Maia Lemos

Local: Serviço de Fisioterapia da UFPB

Descrição: Os ‘Bebês ” considerados de risco são aqueles que se encontram dentro das situações ou fatores de vulnerabilidade (prematuridade malformações, etc), e o diagnóstico precoce de tais fatores é importante, pois este sendo tardio aumenta a probabilidade da criança apresentar alterações no seu desenvolvimento neuropsicomotor. A intervenção fisioterapêutica precoce se torna relevante para este segmento por se entender que fisiologicamente, na primeira fase da infância - mais precisamente no primeiro ano de vida - ocorre um intenso processo de mielinização no SNC, e mesmo que este tenha sofrido uma injuria a exemplo de (hipóxia, anóxia, traumatismo, malformações, etc), há possibilidade de se reorganizar – pelo processo de neuroplasticidade cerebral pós-lesão. Sendo, portanto, a estimulação precoce essencial para habilitar e reabilitar este segmento vulnerável. Esses bebês podem desenvolver posturas inadequadas que levarão a encurtamentos, contraturas e deformidades desencadeando um atraso nas aquisições de padrões motores e funcionais e, consequente, dependência nas AVD's. Destaca-se dois importantes objetivos nesse projeto, o primeiro prestar assistência fisioterapêutica especializada por meio da estimulação precoce - aos ‘bebês de risco’ oriundos da triagem da pediatria (follow up) do HULW/UFPB e das maternidade da grande João Pessoa/Pb. O segundo é possibilitar a aproximação do estudante de fisioterapia a prática terapêutica de forma intensiva e com resolutividade. O projeto que surgiu no ano de 2002 vem a cada ano se fortalecendo e acontece nos espaços físicos do Serviço de Fisioterapia Infantil da UFPB, atendendo recém nascido a partir do primeiro mês de vida, até os três anos de idade. Os atendimentos são realizados três vezes por semana, cada sessão com 35 a 40 minutos. Poderão participar do projeto recém nascidos com hipótese diagnóstica ou com diagnóstico etiológico esclarecido de prematuridade, com malformação e/ou atraso no desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM), com ou sem agravos no SNC e/ou associados a síndromes genéticas hereditárias e/ou adquiridas (Zica vírus, Citomegalovírus etc). Serão utilizados como recursos, as técnicas neuroevolutivas como: Conceito Bobath, Método de Rood e estimulação sensoriomotora global. E, a partir dos seis meses de vida, (após realizar sumário de urina e exame de pele), os bebês poderão receber atendimento na hidroterapia em piscina aquecida. Etapas e procedimentos: as crianças são encaminhadas ao Serviço com diagnóstico etiológico, se submete a uma avaliação sociodemográfica e fisioterapêutica (acompanhado também por escalas do desenvolvimento infantil), se estabelece a programação fisioterapêutica, as reavaliações são mensais. Quando necessário os bebês passam também por avaliação da fonoaudiologia no próprio Serviço. Durante o processo de acompanhamento dessa clientela, as mães são convidadas a participarem dos atendimentos, de oficinas para as mães e/ou cuidadoras acerca do Método Shantala e sobre temas variados. São realizadas visitas em domicilio, quando necessário, visando dar continuidade e orientação no próprio ambiente domiciliar. O projeto atende em média 25 crianças na faixa etária entre um mês a trinta e seis meses, acompanhado pelos professores, técnicos e estudantes do curso de fisioterapia.

 

7) É tempo de cuidar

Coordenadora: Suellen Mary Marinho dos Santos Andrade

Local: Laboratório de Exercícios Terapêuticos

Descrição: Introdução: Em busca da conciliação entre as exigências do cuidar e a qualidade de vida do cuidador de pacientes com doenças crônicas e incapacitantes, a participação em um grupo de apoio que trabalhe o bem-estar físico e mental torna-se um recurso importante, por proporcionar recursos para o planejamento de estratégias de enfrentamento sob a demanda do cuidado e consequente diminuição da sobrecarga, proporcionando, assim, uma atenção integral ao público da terceira idade. Objetivo: Observar o impacto que um programa de tratamento interdisciplinar, através dos grupos de apoio, possui na qualidade de vida dos cuidadores informais. Métodos: As atividades da extensão “É TEMPO DE CUIDAR” serão norteadas segundo os objetivos estabelecidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC) da UFPB e conforme os princípios do seu próprio projeto pedagógico. As sessões serão realizadas na sala de exercícios terapêuticos do setor de fisioterapia e nas dependências do Laboratório de Estudos em Envelhecimento Humano e Neurociências (LABEN) localizado dentro do prédio do Programa de Pós-Graduação de Educação Física e Fisioterapia, no Campus I da Universidade Federal da Paraíba. A metodologia utilizada envolve duas frentes de atuação: os pacientes e os terapeutas. Em relação aos pacientes o processo de trabalho é interdisciplinar, visto que os participantes serão de diferentes setores da área saúde, sendo o atendimento voltado para as demandas que serão encontradas a partir das discussões e conversas no grupo de apoio mútuo, onde o cuidador guiará todo o projeto, não havendo a pré-fixação de ações por parte dos extensionistas. Serão aplicados os seguintes instrumentos de coleta de dados: A Medida de Independência Funcional (MIF) para avaliação da motricidade e sensibilidade; a A World Health Organization Quality of Life (WHOQOL) para avaliar a qualidade de vida e a escala de Zarit Burden Interview, para avaliação da sobrecarga dos cuidadores. Resultados esperados: Almeja-se que a realização do projeto “É TEMPO DE CUIDAR” possa influenciar qualitativamente a melhora dos cuidadores que sofrem sobrecarga em decorrência do exercício dessa função. Busca-se também, fomentar a interação da comunidade com o meio acadêmico, propiciando que os alunos extensionistas coloquem em prática os conhecimentos que foram adquiridos ao longo da graduação, além de que a sociedade possa obter através disso multibenefícios. Espera-se ainda incentivar o debate sobre a intervenção biopsicossocial em detrimento do modelo biomédico, como caminho para uma mudança consistente na relação terapêutica, distanciada de assistencialismo e paternalismo, propiciando um maior nível de qualidade de vida para os envolvidos, com a promoção de equilíbrio nas suas relações pessoais, familiares e sociais

 

8) Programa “Mais Saúde na Comunidade”: ação interdisciplinar de práticas integrais para promoção da saúde.

Coordenador: Dailton Alencar Lucas de Lacerda

Local: João Pessoa (UFPB, Distrito Sanitário II–UISF Grotão, Distrito Sanitário V-UISF Santa Clara, CREST/MR, CEREST/PB), Caaporã (Acampamento do MST Vanderley Caixe).

Descrição: Este Programa articula ações interdisciplinares em práticas integrais de cuidado em saúde da família, saúde do trabalhador e inclusão da pessoa com deficiência, estágios interdisciplinares de vivências na realidade do SUS e fóruns temáticos de educação popular e saúde através de oito frentes de ações: Mais Educação em Saúde, Mais Saúde e Sustentabilidade, Mais Saúde do Trabalhador, Mais Saúde e Práticas Integrativas e Complementares, Crescer com Saúde, Mais Saúde da Mulher, Viver Mais e Melhor e Fisionacomunidade, Estágio Interdisciplinares de Vivências (EIVs) e o Fórum Comunitário de Educação Popular em Saúde. Numa perspectiva histórico­crítica, insere­-se na realidade dos territórios/cenários com práticas populares e vivências entre sujeitos comprometidos com a transformação social. Tem na Educação Popular o seu fio condutor e sua estratégia teórico metodológica, fundada no respeito à troca de saberes, no diálogo, na escuta qualificada do outro,nas relações horizontais de respeito mútuo, para a construção de novos caminhos e espaços de atuação, protagonizados por atores do campo popular. Para tanto, Programa prioriza a promoção e o cuidado integral em saúde, atenção à saúde do trabalhador, a acessibilidade e inclusão social de pessoas com deficiência, a experiência em vivências articuladas de extensionistas das universidades, localidades e comunidades do campo e da cidade, a formação e qualificação permanente destes atores.

 

9) Assistência interdisciplinar por meio da equoterapia a crianças e adolescentes com deficiência

Coordenadora: Sandra Maria Cordeiro Rocha de Carvalho

Local: Associação Paraibana de Equoterapia - Aspeq/PB

Descrição: Partindo-se de que os direitos humanos têm como fundamento de que todos os indivíduos devam ter oportunidades de aprender e desenvolver suas potencialidades para assim poder sentir-se melhor como pessoa. Além de poder integrar-se melhor na vida comunitária, isto equivale a dizer que oportunidades oferecidas pela sociedade às pessoas ditas “normais”, devam ser extensivas as Pessoas com Deficiência. Inclusão, considerada ainda um desafio para a sociedade e instituições diretamente ligadas a este seguimento social. Dessa forma, é imprescindível desenvolver esforços no sentido de viabilizar meios adaptados e especializados, que lhes permitam aproveitar adequadamente estas oportunidades, sejam elas terapêuticas, educacionais, recreativas, de inserção profissional ou de lazer. O projeto ora exposto há anos defende que o uso do exercício equestre com a finalidade de reeducação psicomotora direcionados ao segmento populacional - crianças e adolescentes com deficiência é imprescindível dentro do processo de reabilitação dessas crianças e adolescentes. Nesse sentido a equoterapia busca proporcionar aos praticantes um melhor desenvolvimento biopsicossocial, atuando por meio do movimento tridimensional do dorso do cavalo, nos aspectos motores, na relação sujeito–cavalo–terapeuta, em que o animal, funcionando como elemento de ligação, facilita ao terapeuta abordar as questões psicológicas e cognitivas.

 

10) Atenção fisioterapêutica na doença de Parkinson

Coordenador: Geraldo Eduardo Guedes de Brito

Local: Clínica Escola de Fisioterapia

Descrição: A proposta de projeto “Atenção Fisioterapêutica na doença de Parkinson” trata-se da continuidade de uma ação de extensão executada no período de setembro à dezembro de 2016 via edital Fluex e durante a vigência dos editais PROBEX 2017, 2018 e 2019. Trata-se da prestação de Atenção Fisioterapêutica em grupo para portadores da doença de Parkinson e seus cuidadores. Na clínica Escola de Fisioterapia, são oferecidos às 3as e 5as feiras, tratamento em grupo para os usuários acometidos pela doença de Parkinson e também para seus cuidadores, além de atividades de educação em saúde visando a capacitação para o autocuidado. Participam do projeto estudantes da graduação em Fisioterapia, que, além da participação ativa nas atividades práticas, participam de reuniões semanais para embasamento teórico, planejamento e avaliação das atividades. Espera-se que o projeto impacte positivamente na qualidade de vida dos portadores da doença de Parkinson e seus cuidadores familiares. Pretende-se, ainda, propiciar à estudantes da graduação a oportunidade de trabalhar em equipe, com vistas ao trabalho interdisciplinar e interprofissional, abordando a doença de Parkinson por meio de atividades em grupo voltadas para o portador e seus familiares/cuidadores, contribuindo assim, para a formação de trabalhadores da saúde qualificados para abordagem crítica e humanizada da doença de Parkinson.

 

11) Ambulatório de fisioterapia dermatofuncional

Coordenadora: Palloma Rodrigues de Andrade

Local: Laboratório da Liga de Estudos em Fisioterapia Dermatofuncional

Descrição:  Fisioterapia Dermatofuncional (FDF) é uma área da Fisioterapia responsável pela prevenção e manutenção da integridade do sistema tegumentar, visando favorecer o bem estar e a qualidade de vida dos usuários da saúde. Atende a situações clínicas variadas, tais como: disfunções dermatológicas, vasculares, de cicatrização, estéticas e pós-operatórios de cirurgias plásticas reparadoras com ou sem linfadenectomias, de cirurgias plásticas estéticas e de cirurgias vasculares, dentre outras. Assim, observa-se que estas situações clínicas não apresentam predominância em uma classe social, atingindo tanto a população mais como a menos favorecida economicamente. Como esta especialidade ainda é recente, os problemas na área de FDF são vários, que vão desde o pouco domínio acerca do conhecimento técnico, científico e ético das abordagens do fisioterapeuta nesta especialidade, como do pouco acesso aos serviços de profissionais especializados nesta área pela comunidade carente. No curso de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba, esta área é abordada unicamente em uma disciplina optativa teórica, não suprindo a necessidade do corpo discente frente à realidade do mercado de trabalho. O presente projeto teve início em 2016, tendo a procura até o momento de 478 pessoas, sendo destas 61 atendidas pelos estudantes extensionistas, o que demonstra uma ampla procura e real necessidade de serviços como este pela comunidade. Pretende-se abrir vagas para 12 estudantes de Fisioterapia e 02 de Nutrição e ampliar o impacto na comunidade acadêmica, por meio de oferta de cursos e rodas de conversa sobre temas de interesse da FDF. Neste sentido, fortalecer este campo de atuação para os estudantes, garantindo um atendimento equânime e integral, nos níveis de promoção, prevenção e reabilitação da saúde da mulher para a comunidade é interesse da ação proposta. Pretende-se ainda desenvolver ações educativas e atendimento clínico para mulheres de baixa renda que se enquadrem no perfil para os serviços da área de Fisioterapia Dermatofuncional.

 

12) Projeto Namastê: yoga e meditação na UFPB

Coordenadora: Simone Bezerra Alves

Local: Laboratório de Exercícios Terapêuticos

Descrição: O modelo biomédico, desenvolvido e amplamente praticado no ocidente, que trata da saúde do indivíduo considerando a dicotomia saúde versus doença, teve e tem sua importância no tratamento e controle de inúmeras afecções. Entretanto esse modelo, que leva a uma hiperespecialização dos profissionais de saúde, tem sido bastante questionado não apenas pela comunidade acadêmica, como também pelos usuários dos serviços de saúde em todo mundo. Sendo assim, surge a necessidade de um olhar mais integral a esse usuário, de modo a considerar não só a doença, mas sim suas potencialidades em busca de uma melhor condição de saúde. Os estresses da vida diária, que podem ser apresentados de diversas formas, desde dificuldades nas relações interpessoais, a violência urbana a qual se é exposto diariamente, são os principais responsáveis pela diminuição na qualidade de vida de uma população. Por sua vez, a diminuição da qualidade de vida leva a impactos importantes sobre a condição de saúde do indivíduo. Na sociedade capitalista, em geral, ocupamos espaços de grande competitividade, além disso para as pessoas mais idosas a fragilidade com relação a saúde e um ambiente social hostil podem também levar a vários distúrbios psicológico que podem ser gatilho para problemas de ordem física importantes. Pensando nisso, o presente projeto tem como finalidade entender como o yoga pode impactar sobre a vida e a saúde de pessoas em diferentes fases. Dessa forma, o projeto oportunizará a prática semanal de yoga para toda a comunidade interessada. Assim as práticas de yoga serão utilizadas como ferramenta que objetiva minimizar danos aos quais a população em geral possa ser acometida, devido a condições como estresse e ansiedade.

 

13) Fisioterapia Perinatal: ampliando o cuidado na gestação

Coordenadora: Cristina Katya Torres Teixeira Mendes

Local: Clínica Escola de Fisioterapia

Descrição: O Projeto de Extensão FISIOTERAPIA PERINATAL: AMPLIANDO O CUIDADO NA GESTAÇÃO tem por objetivo a promoção do bem-estar na gestação um projeto do curso de Fisioterapia da UFPB, as atividades serão realizadas na Clínica Escola de Fisioterapia da UFPB com atividades no solo e na piscina terapêutica. O público a quem as atividades do projeto se destinam inclui tanto as gestantes encaminhadas por alguma Unidade de Saúde da Família e por comunicação de acesso aberto. A este público são destinadas atividades de tratamento, bem como de educação em saúde visando à prevenção de doenças e manutenção da saúde, através de trabalhos com grupos e ações coletivas direcionadas gestantes. Este projeto duas perspectivas de ação, uma perspectiva didático-pedagógica, relativa ao aprendizado que suas ações propiciam para os participantes, e uma perspectiva de compromisso social, referente às ações realizadas junto as gestante da comunidade em geral