Rede de Pesquisa em Microbioma Intestinal, Nutrição e Saúde (ReMicroNS)
O microbioma intestinal (MI) tem papel importante nos efeitos fisiológicos da dieta e na regulação da saúde dos indivíduos, existindo efeitos bilaterais decorrentes da interação entre MI e dieta. O MI é considerado como alvo para a prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) de elevada morbimortalidade e como repositório de componentes bioativos e biomarcadores para o risco dessas doenças, possibilitando a expansão de abordagens profiláticas e terapêuticas avançadas. No Brasil ainda são escassas as iniciativas de cooperação entre diferentes grupos de pesquisa para o desenvolvimento de investigações de forma integrada que possibilitem a geração de informações na fronteira do conhecimento sobre a relação entre MI, nutrição e saúde, com foco principal na prevenção e tratamento de DCNT de relevância para a saúde pública. A Rede de Pesquisa em Microbioma Intestinal, Nutrição e Saúde (ReMicroNS) desenvolve pesquisas de alto impacto científico e tecnológico para a geração de conhecimentos, soluções e produtos inovadores baseados no MI e suas repercussões na saúde e bem-estar. A rede de pesquisa agrega expertises complementares por meio de pesquisadores de diferentes instituições nacionais com ampla rede de colaboração internacional, sendo pensada como uma iniciativa estratégica para a projeção do Brasil em estudos aplicados ao MI, que se apresenta como área relevante de pesquisa, desenvolvimento e inovação em todo o mundo. As ações da ReMicroNS buscam obter conhecimentos sobre a participação do MI como causa principal ou mediador de DCNT alvo, sua contribuição para a incidência e progressão dessas doenças em combinação com outros fatores biológicos e ambientais, bem como dos benefícios decorrentes de intervenções e produtos aplicados ao MI por meio da integração de laboratórios multiusuários de investigação, com vistas a translação para as práticas do cuidado em saúde e de transferência para o setor produtivo.
A criação da ReMicroNS se caracteriza como importante iniciativa no cenário nacional, visto que a comunidade científica e o setor produtivo têm destacadamente reconhecido a modulação do MI como parte importante da mudança de paradigma das abordagens de assistência e promoção da saúde no contexto individual e coletivo e para o bem-estar social e econômico da população, tendo dispendido grande atenção ao tema em ações de educação, disseminação e divulgação científica.
Objetivo Geral
Desenvolver pesquisas de elevado impacto científico e tecnológico para a geração de conhecimentos, soluções e produtos inovadores aplicados ao microbioma intestinal e seus desfechos na saúde e bem-estar humano.
Investigar a influência do microbioma intestinal (MI) sobre condições de saúde e incidência e progresso de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e os mecanismos subjacentes.
Desenvolver estratégias de intervenção nutricional e produtos aplicados ao MI para a promoção da saúde e/ou tratamento de DCNT com elevada morbimortalidade e impacto na saúde pública.
Investigar potenciais prognósticos e marcadores diagnósticos baseados no MI para DCNT alvo.
Investigar e desenvolver bioprodutos e bioterapêuticos com potencial de uso como insumos de alto valor agregado ativos na modulação benéfica do MI.
Translacionar os resultados obtidos com informações aplicáveis às práticas de assistência em saúde e para adoção de estratégias nutricionais e hábitos de estilo de vida que tenham impactos positivos sobre o MI.
Proporcionar e explorar oportunidades de cooperação com diferentes setores industriais para o desenvolvimento de benefícios sociais e econômicos por meio de estratégias e produtos destinados para a assistência em saúde e bem-estar.
Fornecer subsídios para instituições de pesquisa e setor produtivo por meio da formação de recursos humanos com elevada qualificação e disponibilização de laboratórios multiusuários de investigação em área emergente em pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Divulgar e disseminar o conhecimento científico gerado sobre MI, nutrição, saúde e bem-estar para a sociedade.
Estabelecer uma rede integrada por pesquisadores de diferentes instituições nacionais com formações e expertises complementares, visando o desenvolvimento de estudos de elevado impacto científico e tecnológico relacionados com a interface microbioma intestinal (MI), nutrição e saúde. Ampliar a formação de recursos humanos especializados e altamente capacitados, priorizando o estado da arte e o uso de métodos avançados de investigação aplicados à pesquisa, desenvolvimento e inovação na interface MI, nutrição e saúde. Desenvolver bioprodutos e bioterapêuticos com alvo na modulação benéfica do MI. Criar um repositório de insumos biotecnológicos com alvo no MI. Estabelecer parcerias com setores industriais, governamentais e não-governamentais para o desenvolvimento e transferência de estratégias, soluções, produtos e processos com foco na modulação do MI e promoção da saúde e bem-estar. Desenvolver e executar estratégias e ações de divulgação e disseminação do conhecimento científico sobre MI, nutrição, saúde e bem-estar. Ampliar a rede de colaboração internacional com grupos de pesquisas de excelência nas áreas de atuação da RePiMicroNS.
Estabelecer uma rede integrada por pesquisadores de diferentes instituições nacionais com formações e expertises complementares, visando o desenvolvimento de estudos de elevado impacto científico e tecnológico relacionados com a interface microbioma intestinal (MI), nutrição e saúde.
Ampliar a formação de recursos humanos especializados e altamente capacitados, priorizando o estado da arte e o uso de métodos avançados de investigação aplicados à pesquisa, desenvolvimento e inovação na interface MI, nutrição e saúde.
Desenvolver bioprodutos e bioterapêuticos com alvo na modulação benéfica do MI.
Criar um repositório de insumos biotecnológicos com alvo no MI.
Estabelecer parcerias com setores industriais, governamentais e não-governamentais para o desenvolvimento e transferência de estratégias, soluções, produtos e processos com foco na modulação do MI e promoção da saúde e bem-estar.
Desenvolver e executar estratégias e ações de divulgação e disseminação do conhecimento científico sobre MI, nutrição, saúde e bem-estar.
Ampliar a rede de colaboração internacional com grupos de pesquisas de excelência nas áreas de atuação da RePiMicroNS.