Notícias

GRUPO DE TRABALHO E PESQUISA EM SAÚDE DO TRABALHADOR/NESC/UFPB.

Fala Marco Henrique

Mesa de abertura

Fala Marco Henrique

Coordenadora do NESC Profa. Dra. Lenilma Bento

Fala Marco Henrique

Vereador Membro do GT Saúde do Trabalhador Marco Henrique

Encerramento

GT Saúde do Trabalhador

 

Nesta quinta-feira, 05/12/2019 o GT de Saúde do Trabalhador do NESC/UFPB retomou suas atividades. Isso se deu com a realização de um Fórum que pautou e debateu o Petróleo na Costa Nordestina. A mesa foi constituída pela professora MARIANA OLIVIA Santos do Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz-Pe) da UFPE e pelo professor RAUL ROSENHAIM da UFPB, ambos especialistas no assunto. Os palestrantes abordaram o tema de forma clara, com evidências científicas e alertaram os presentes sobre os riscos que todos estão submetidos.

Estiveram presentes os integrantes do GT, direção do CCS, professores da UFPB, Técnicos administrativos, CERESTs estadual e Regional, membros da CUT PB, ONGs, estudantes de graduação e Pós-Graduação.

O GT encontra-se sob a liderança do professor DANILO FERNANDES COSTA do Departamento de Promoção em Saúde/CCM/UFPB e da profissional SONIA MARIA LACERDA do DISEI/MS – NESC/UFPB.

As linhas prioritárias de atuação do GT- Saúde do Trabalhador visam a discussão da relação saúde, ambiente e trabalho no território. Foram identificados como pontos relevantes:

  • A contaminação por petróleo na costa nordestina: impactos no mar, praias, rios, manguezais e populações;
  • O uso de Agrotóxicos e seus Impactos à Saúde Ambiental e do Trabalhador: contaminação de águas, fauna, flora, solo; agravos à saúde da população e dos trabalhadores;
  • Uberização, indústria 4.0 e novas tecnologias; impactos à saúde no trabalho;
  • Pet-coque; origem, análise de sua composição, armazenamento, transporte, uso em setores diversos da economia e seus impactos à saúde dos trabalhadores e da população;
  • Saúde dos trabalhadores e trabalhadoras do cuidado e ensino;
  • Impactos do desmonte dos direitos e do estado na saúde;
  • Atenção Integral à Saúde do Trabalhador no SUS na Paraíba no cenário atual de desmonte do modelo do SUS, da Previdência e do Trabalho;
  • Acolhimento dos agravos à saúde relacionados ao trabalho e ambiente;
  • O GT terá a participação de diversas instituições e associações. Foram inicialmente sugeridas: UFPB; Cerests; Previdência Social; Ministério Público do Trabalho; Ministério Público Federal; Secretaria do Trabalho; Sindicatos de Trabalhadores.

A partir das prioridades definidas será feito plano de trabalho; serão estabelecidas formas de organização do GT e sua programação. Em princípio a dinâmica será:

            a- Reorganização do Fórum de Saúde do Trabalhador

            b- Definição de responsáveis por temas

            c- Criação de subgrupos no GT.

Veja aqui mais fotos desse encontro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *