30 ANOS DO NESC

convite 30 anosO Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva – NESC, do Centro de Ciências – CCS da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, completa 30 anos no dia 27 de junho do corrente ano.

Uma agenda de atividades está sendo organizada para comemorar essa história de luta em defesa da Saúde Pública inclusiva e de qualidade no Estado da Paraíba e no Brasil. O NESC representa uma das importantes instituições no processo da Reforma Sanitária e consequentemente do Sistema Único de Saúde vigente para a população brasileira. Desde a sua criação, o desenvolvimento de pesquisas em saúde pública por este Núcleo, já apresentava a sua peculiaridade, albergando importantes projetos, a exemplo do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Saúde e Trabalho Rural – GESTAR; e outros importantes projetos no âmbito da epidemiologia e vigilância em saúde. Tem realizado cursos de atualização, aperfeiçoamento de profissionais, especializações e Programas de Residências; a exemplo dos cursos de Saúde da Família, Saúde Mental, Capacitação em Saúde do Trabalhador; Especialização em Políticas Públicas; Gestão Estratégica de Sistemas e Serviços de Saúde para o SUS; e os Programas de Residências; registra-se a Residência Multiprofissional em Medicina Preventiva e Social (entre o final da década de 1980 e início da década de 1990); Residência Multiprofissional em Saúde da Família (no período compreendido á segunda metade dos anos 2000). Na atualidade, desde 2015, vem promovendo o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental. Mais recentemente, duas importantes formações vêm sendo desenvolvidas: Redução de Danos como Estratégia de Atenção e Cuidado Integral em Saúde; bem como a formação com ênfase na Saúde LGBT na Atenção Básica, objetivando efetivação da equidade em saúde.

O lançamento da programação oficial ocorrerá no dia 20/06 e seguirá durante os meses de julho, agosto, setembro e outubro, mês em que a Constituição Federal também completa 30 anos. Dentre as atividades de comemoração dos 30 anos estão a criação da logomarca dos 30 anos, caderno de memórias com história de pessoas ilustres que fizeram a história do Núcleo, Vídeos, homenagem a sanitaristas, pesquisas, Seminários, Ciclos de debates, dentre outras.

O evento pretende reunir profissionais e militantes da Saúde Coletiva e do ensino em saúde, além de profissionais dos municípios Paraibanos, secretários de saúde, especialistas, professores, tutores, preceptores e toda a equipe que integra o NESC.