Laboratórios

Laboratório de Estudos sobre Lazer, Esporte, Turismo e Sociedade – LAESTUS

Apresentação

O LAESTUS objetiva aprofundar discussões teóricas e qualificar intervenções práticas a partir de uma perspectiva em que o lazer, esporte e turismo são analisados como construções socioculturais, sobre as quais se articulam diferentes discursos e saberes. O LAESTUS busca desenvolver ações referentes à pesquisa, ao ensino e à extensão envolvendo estudantes de graduação e pós-graduação, além de buscar intercâmbios com professores, pesquisadores e profissionais de outras áreas, instituições e o setor produtivo. O LAESTUS está vinculado ao Departamento de Educação Física, do Centro de Ciências da Saúde da UFPB e os aportes teórico-conceituais e metodológicos estão ancorados nas ciências sociais e suas interfaces com a Educação Física e o Lazer.

Linhas de pesquisa

  1. Lazer e envelhecimento ativo
  2. Estudos do lazer e turismo esportivo
  3. Lazer, esporte, turismo e desenvolvimento local e territorial

Pesquisadores responsáveis:

Profª. Drª. Maria Dilma Simões Brasileiro (Coordenadora)
Prof. Esp. Leandro Batista Carvalho (Membro)

Laboratório de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação – LEPEC (website)

Apresentação

Criado em 03/2006, este laboratório vem desenhando suas pesquisas em torno da Pedagogia da Corporeidade. Esta teoria pedagógica, construída nos campos da educação física, possui uma tripla proposição teórico-metodológica: o movimento humano é prática de linguagem, de multiplicação de signos; a educação física é o ensino do jogo, um espaço-tempo que favorece a experiência do brincar e a tarefa da educação e da saúde é formar o ser brincante, favorecendo uma reconfiguração mais lúdica ou poética da corporeidade.

Objeto de Investigação 

As pesquisas deste laboratório têm se caracterizado como do tipo Pesquisa-Ação e do tipo Analíticas e vem sendo realizadas com diferentes públicos (bebês, crianças, adolescentes, idosos, dependentes e pessoas com deficiência), em diversos contextos (escolar, lazer, saúde, esportivo e artístico-cultural), a partir de distintas situações de movimento (Jogos tradicionais, folguedos, esportes, danças, lutas…).

Linhas de pesquisa:

Na perspectiva do jogo como pivô da aprendizagem n reconfiguração existencial das pessoas, a PC atua em duas frentes: uma analítica (Semiótica do Jogo) e outra interventiva ou propositiva (Didática do Jogo). Por meio de três linhas de pesquisa:

– Aprendizagens Complexas:

Pesquisas com abrangência escolar e não escolar,analisando os efeitos emocionais, energéticos e lógicos desencadeados nos jogadores com as vivências dos diferentes jogos. Analisar os efeitos da experiência corpo/mente no contexto do jogo, como processo de auto-organização na aprendizagem.

– Ecologias do Ensinar:

Pesquisas  aplicadas à formação de professores (inicial e continuada), valorizando a comunicação corporal, como saber docente e defendendo a intervenção numa abordagem ecológica, significando: experiencial, colaborativa e reflexiva.

– ArtEducação Terapêutica:

Pesquisas a partir de intervenções lúdicas e artísticas para diferentes públicos (idosos e dependentes), visando melhorias nas interações sociais, capacidade funcional, prazer, capacidade sensorial e expressiva e competências cognitivas.

Pesquisadores responsáveis:

Prof. Dr. Pierre Normando Gomes da Silva (Coordenador)
Prof. Dr. Marcelo Bulhões Martins (Membro)
Profª Ms. Sandra Barbosa da Costa (Membro)

Laboratório de Estudos sobre Corpo, Estética e Sociedade – LAISTHESIS (website)

Apresentação

Laisthesis objetiva realizar estudos e pesquisas sobre o corpo concebido do ponto de vista das experiências estéticas, considerando as inter-relações entre as práticas corporais e modos de vida de diferentes grupos sociais. Pretende-se desenvolver ações referentes à pesquisa, ao ensino e à extensão envolvendo alunos de graduação e pós-graduação em Educação Física e áreas afins, além de buscar intercâmbios com professores, pesquisadores e profissionais de outras áreas e instituições. O Laisthesis está vinculado ao Departamento de Educação Física e ao Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física UPE/UFPB.

Objeto de investigação

O objeto de estudo do Laisthesis é o corpo vivido que se constitui como expressão estética nas organizações sociais por meio de práticas corporais de cuidar de si. Nesse sentido, a estética será usada não somente como teoria do belo, mas, sobretudo, como teoria do sentir.

Pesquisador responsável:

Prof. Dr. Iraquitan de Oliveira Caminha

Laboratório de Estudos do Treinamento Físico Aplicado ao Desempenho e a Saúde – LETFADS

Apresentação

O Laboratório de Estudos do Treinamento Físico Aplicado ao Desempenho e a Saúde – LETFADS foi criado com intuito aglutinar a produção científica dos professores pesquisadores do Departamento de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba que se dedicam ao estudo do treinamento físico aplicado ao desempenho humano e melhoria da saúde.

Pesquisadores responsáveis:

Prof. Dr. Amilton da Cruz Santos (Coordenador)

Prof. Dr. Alexandre Sérgio Silva (Vice-coordenador)

Prof. Ms. Eugênio Pacelli do Nascimento (Membro)

Profª. Drª. Maria do Socorro Brasileiro (Membro)

Prof. Ms. Valter Azevedo Pereira (Membro)

Laboratório de Atividade Física e Esporte – LAFE

Apresentação

O Laboratório de Atividade Física e Esporte é o mais novo laboratório do Departamento de Educação Física da UFPB, desenvolvendo pesquisas sob as linhas Fisiologia do Esporte e Treinamento Esportivo e Avaliação do Desempenho Humano, com as seguintes áreas temáticas:

. Monitoramento do Treinamento

. Periodização do Treinamento

. Exercício Resistido e Musculação

. Medidas de Avaliação

Pesquisador responsável:

Prof. Dr. Cláudio Luiz de Souza Meireles

Laboratório de Cineantropometria – LABOCINE

Apresentação

O Departamento de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba desde a sua criação tem estimulado a capacitação dos docentes e técnicos administrativos regulamentada através das resoluções 04/2004 e 69/1997 do Conselho superior de Ensino Pesquisa e extensão – CONSEPE.

Atualmente, conjuntamente, com a Coordenação do Curso de Educação Física, vêm incentivando a participação dos seus docentes e discentes no Encontro de Iniciação Científica promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e Pós-Graduação (PRPG), que contempla atividades de ensino pesquisa e extensão, além da participação em congressos e publicação em revistas indexadas.

A criação do Laboratório de Cineantropometria vem contribuir para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas em diferentes populações (crianças, jovens, adultos, idosos), em situações especiais (gestantes, diabéticos, hipertensos, cardíacos, portadores de osteoporoses, doenças neurológicas, entre outros), nos mais variados segmentos (academias, clubes, escolas, associações, empresas públicas e privadas).

Os estudos que serão desenvolvidos nesse laboratório fomentarão subsídios para que seja possível dar parâmetros de indicadores de diferentes variáveis dentro da Educação Física no diagnóstico, controle, acompanhamento e reformulações de ações por meio da atividade física exercício e esportes.

Justificativa

A Ciência do Esporte e da Atividade Física nas últimas décadas vêem se desenvolvendo constantemente, consequentemente, em paralelo à utilização de melhores técnicas de medida. São inúmeros os testes para medição do desenvolvimento e desempenho humano e a cada ano em laboratórios por todo o país são validados novos. Portanto, a avaliação, os procedimentos e os recursos utilizados na área da educação física vêm se modificando extraordinariamente sob a influência do desenvolvimento científico e tecnológico.

O Departamento de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba preocupando-se com o desenvolvimento de pesquisas na área de Cineantropometria. Visa capacitar seus professores e alunos na geração, promoção e divulgação de conhecimentos e avanços da prática profissional nessa área.

Nesse sentido constatamos a necessidade de criação do laboratório de cineantropometria (LABOCINE) que será essencialmente um ambiente de pesquisa, extensão e ensino desenvolvendo estudos na criação e desenvolvimento, validação, reprodutibilidade, de softwares e hardwares de cineantropometria  fisiológica (testes de esforço em banco e testes específicos para o esporte), estudos na área da composição corporal, crescimento, aptidão física e desempenho humano.

Atenderá também a comunidade de alunos da graduação e pós-graduação em Educação Física, nas disciplinas relacionadas a Medidas e Avaliação em Educação Física, Educação Física Especial, Atividade Física e Qualidade de Vida, dentre outras, alunos do programa de extensão, que ali serão avaliados todos os semestres. Nesse sentido justifica-se a criação do referido laboratório.

Projeto

O LABOCINE iniciou suas atividades através da implantação das linhas de pesquisa e de ementas aqui descritas, são parte de um plano atual e abrangente, tanto para a graduação quanto para os programas de pós-graduação, que visa expandir-se de acordo com o desenvolvimento e cumprimento das ações planejadas e metas.

Pesquisadores responsáveis:

Profª. Drª. Maria do Socorro Cirilo de Sousa

Prof. Dr. Gilmário Ricarte Batista

Laboratório de Estudos e Pesquisas em Atividade Física e Saúde – LEPAFS (website)

Apresentação

Laboratório de Estudos e Pesquisas em Atividade Física e Saúde tem como objetivo formar quadro de pesquisadores no campo da atividade física e saúde; desenvolver metodologias interdisciplinares e ferramentas para o campo da atividade física e saúde; estudar aspectos associados à inter-relação atividade física, aptidão física e saúde, aos determinantes sociais da saúde e à qualidade de vida; investigar a articulação entre saúde, modos de vida, condições ambientais e de trabalho. Dentre as suas atividades destaca-se a realização de consultoria sobre qualidade de vida relacionada à saúde e ao trabalho, a elaboração de cursos, oficinas, palestras e eventos que veiculem aspectos relacionados à atividade física e saúde, bem como a concepção e disponibilização real e virtual de material instrucional para a comunidade acadêmica e em geral.

Linhas de Pesquisa:

  • Atividade Física, Aptidão Física e Saúde
  • Determinantes Sociais da Saúde
  • Qualidade de Vida Relacionada à Saúde e ao Trabalho

Pesquisadoras responsáveis:

Profª. Drª. Caroline de Oliveira Martins

Profª Ms. Marcelle de Oliveira Martins

Laboratório de Estudo e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer – LEPELPB

Apresentação

O Laboratório de Estudo e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPELPB) é um seguimento de regime especial, vinculado ao Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), cadastrado como Grupo de Pesquisa no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico – CNPq.

O Grupo LEPELPB constitui-se num coletivo formado por professores e estudantes de Educação Física e áreas afins que desde o ano de 2009e desde esse período, vem estudando e pesquisando problemáticas significativas a respeito da teoria do conhecimento do materialismo histórico dialético e sua relação com a educação física, esporte e lazer.

O LEPELPB faz parte da Rede LEPEL de intercâmbios, de abrangência local, estadual, regional, nacional e internacional organizado pelo LEPEL/FACED/UFBA. Nestas os pesquisadores, em diferentes níveis de formação, buscam através do trabalho científico em torno de uma pesquisa de caráter matricial, dar respostas ao conjunto das problemáticas significativas relativas à formação dos professores, da prática pedagógica, da produção do conhecimento e das políticas públicas no âmbito da Educação Física, Esporte e Lazer.

Neste contexto, nossa compreensão é a de que o desenvolvimento das pesquisas deve estar articulado com as necessidades vitais expressas na realidade concreta da escola pública, dos cursos de graduação, do esporte e do lazer, das políticas publicas, e do próprio processo de produção, divulgação e apropriação do conhecimento desenvolvido.

Objetivos:

Continuar o processo de construção de uma teoria pedagógica da Educação Física como categorias da prática, a partir de estudos das contradições e possibilidades do processo de organização do trabalho pedagógico, na produção do conhecimento, na formação acadêmica, na ação profissional e, nas elaborações de proposições para política pública.

Articular quatro dimensões fundamentais do conhecimento: 1. Leitura crítica da realidade – Caracterização da Prática Pedagógica da Educação Física, Esporte nos projetos políticos pedagógicos institucionais; 2. A produção do conhecimento da área; 3. O Ordenamento Legal e a expressão dos interesses da sociedade dividida em classes sociais, em torno da Educação Física, Esporte, expressos na LDB, PNE, PCNs, Diretrizes Curriculares, Política Nacional de Esporte e Avaliação Institucional; 4. Proposições superadoras expressas em planos estratégicos de ação, para a área no Nordeste do Brasil, na perspectiva de reconceptualizações curriculares.

Pesquisadores responsáveis:

Prof. Dr. Jorge Fernando Hermida (coordenador)

Prof. Ms. Fernando José de Paula Cunha

Prof. Ms. Jeimison de Araújo Macieira

Grupo de Estudos e Pesquisas em Epidemiologia da Atividade Física – GEPEAF

Apresentação

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Epidemiologia da Atividade Física –
GEPEAF, mediante a aplicação dos métodos e conhecimentos da Epidemiologia
e da Saúde Pública, visa desenvolver estudos e pesquisas com intuito de
descrever os níveis de atividade física e dos comportamentos sedentários,
suas distribuições e determinantes; bem como, analisar as inter-relações
com diferentes indicadores de saúde e qualidade de vida da população.
Desenvolver e testar instrumentos para mensurar esses fatores, planejar e
avaliar o impacto de programas de intervenção sobre a atividade física,
comportamentos sedentários e os níveis de saúde também são objetos de
estudo da Epidemiologia da Atividade Física.

O GEPEAF congrega professores do Departamento de Educação Física da
Universidade Federal da Paraíba e de outras instituições de ensino
superior do Brasil e do exterior, alunos de Pós-Graduação em Educação
Física e áreas afins, da própria instituição e de outras instituições,
alunos de iniciação científica e demais interessados em estudos
epidemiológicos sobre atividade física e comportamentos sedentários. O
GEPEAF têm relações já estabelecidas com vários grupos de pesquisa,
destacando-se: Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade
Física e Saúde – GEPAF/EACH-USP, Atividade Física e Qualidade de Vida –
PUC/PR, Grupo de Estudos em Epidemiologia da Atividade Física –
GEEAF/UFPel, Grupo de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde – GPEVS/UPE,
Grupo de Estudos em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida –
GEAFS/UEL e o Centro de Investigações em Actividade Física, Saúde e Lazer
– CIAFEL/FADEUP-PT.

Linhas de Pesquisa

  • Fatores associados à atividade física e aos comportamentos sedentários
  • Inter-relação entre nível de atividade física, comportamentos sedentários, saúde e qualidade de vida
  • Intervenções em atividade física e saúde
  • Medidas da atividade física e de comportamentos sedentários

Pesquisadores responsáveis:

Prof. Dr. José Cazuza de Farias Júnior
Profª. Drª. Roseni Nunes de Figueiredo Grisi

Laboratório de Atividade Física Adaptada para Pessoas com Deficiência – LEPAFA

O Laboratório de Estudos e Pesquisa em Atividade Física Adaptada para pessoas com deficiência (LEPAFA), criado em maio de 2013, faz parte do Departamento de Educação Física (DEF) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB),  possui cadastro no CNPq com o Grupo de Pesquisa em Atividade Física Adaptada (GEPAFA). Seu enfoque de trabalho consiste em integrar ações de ensino, pesquisa e extensão de diferentes áreas voltadas para a aplicação na atividade física e esporte adaptado para pessoas com deficiência. Atualmente é formado por professores da UFPB e alunos de graduação do curso de Educação Física.

Objetivo

– Desenvolver ações referentes à pesquisa, ensino e extensão na área temática atividade física adaptada para pessoas com deficiência, quer seja no contexto da saúde, educação ou rendimento.

 Linhas de Pesquisa

– Atividade física e saúde para pessoas com deficiência: investiga as diferentes possibilidades de análise e intervenções em saúde com as pessoas com deficiência.

– Esporte adaptado e paralímpico: investiga a pedagogia do ensino e o desempenho das pessoas e atletas com deficiência no esporte.

– Tecnologia assistiva aplicada ao esporte paralímpico: investiga a produção e adaptação de produtos visando a alta performance no esporte paraolímpico.

– Inclusão em educação física escolar: investiga as possibilidades de intervenção e investigação no âmbito da educação física, com alunos com deficiência, na perspectiva da inclusão.

Pesquisadora Responsável:

Profª. Ms. Elaine Cappellazzo Souto

Departamento de Educação Física - CCS/UFPB © 2013 Frontier Theme