Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Museu de Ciências Morfológicas > O MCM-UFPB > Nossa História
conteúdo

Nossa História

por DMORF publicado 25/09/2023 11h38, última modificação 05/12/2023 17h18

O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) foi inaugurado em maio de 2021 e efetivamente aberto à visitação pública em abril de 2022 com o objetivo principal de apresentar à comunidade interna e externa à UFPB exposições didático-científicas, as quais envolvem as três áreas da Morfologia: Anatomia, Histologia e Embriologia, permitindo ao visitante o entendimento sobre a estrutura e funcionamento do corpo humano.

A criação do MCM foi um anseio compartilhado há décadas por docentes do Departamento de Morfologia. Projeto pioneiro no Estado da Paraíba, o MCM consiste não apenas na concretização de um sonho, mas, principalmente, num marco de extrema relevância para a sociedade paraibana, proporcionando a divulgação científica e a educação na área da Morfologia, difundindo o conhecimento e despertando em cada indivíduo a consciência da importância do cuidado com o seu corpo para obtenção de uma vida plena, saudável e de qualidade.

A visita ao museu é guiada por extensionistas do projeto de extensão intitulado “Museu de Ciências Morfológicas da UFPB: da concepção à formação do corpo humano” ofertado pelo Departamento de Morfologia (DMorf) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) – UFPB. Os extensionistas são alunos de diversos cursos de graduação da UFPB, previamente treinados e capacitados. As visitas podem ser agendadas através do Instagram do MCM  @mcmorfologicasufpb, pelo e-mail mcmorfologicas@gmail.com ou por demanda espontânea. O acervo perpassa todos os sistemas do corpo humano possibilitando a aquisição do conhecimento sobre sua origem, observação da macro e microestrutura, além de comparação com outros organismos do reino animal.