Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Doação de Corpos > Sobre

por danielrocha publicado 26/10/2018 10h23, última modificação 10/12/2018 10h32

Programa de Doação Voluntária de Corpos para fins de Estudo e Pesquisa

Departamento de Morfologia / Centro de Ciências da Saúde / Universidade Federal da Paraíba

O programa de Doação de Corpos do Departamento de Morfologia da UFPB é um programa de ação permanente, que tem por objetivo divulgar e orientar sobre o processo de Doação de Corpos para Fins de Estudo e Pesquisa, receber o corpo para os procedimentos de conservação, e destiná-lo, de forma ética e respeitosa, às atividades de ensino e pesquisa realizadas no âmbito da UFPB, por professores e profissionais de saúde devidamente habilitados.

Esta necessidade surgiu pela grande demanda de estudantes da área de saúde, mais de 1500 alunos por semestre, incluindo os cursos de Biomedicina, Ciências biológicas, Educação física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia ocupacional.

Um corpo doado para estudo poderá ser estudado por muitos anos ou décadas após os processos de fixação e conservação, podendo contribuir com a formação de inúmeros profissionais de saúde; pois apesar dos avanços tecnológicos, o estudo no corpo ainda é o que permite melhor correlação com a clínica, a cirurgia e os exames diagnósticos. Doar o corpo é ajudar a salvar vidas, através de uma atitude nobre que se perpetua pelas mãos de diversos profissionais de saúde.

* A doação voluntária está prevista nos Artigos 12 e 14 do Código Civil, pela Lei nº 10.406/2002.