Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > DMORF recebe estudantes de educação domiciliar (homeschooling) para aula prática de HISTOLOGIA

publicado: 23/05/2022 15h27, última modificação: 23/05/2022 15h59

No último dia 5 de maio, o Departamento de Morfologia recebeu um grupo de estudantes de duas Comunidades de Educação Clássica de João Pessoa e Cabedelo, o Classical Conversations, metodologia muito utilizada por famílias que praticam a educação domiciliar, o homeschooling. O objetivo da visita foi demonstrar, através de lâminas histológicas, estruturas de células animais e vegetais, assim como os diferentes tipos de tecido.

Segundo a tutora de uma das comunidades e mãe educadora, Sarah Malheiros,  a visita foi importante porque proporcionou contato com uma instituição de ensino superior (que para muitas crianças, foi a primeira experiência), e as crianças puderam ver como funciona um laboratório e conhecer profissionais da área de pesquisa científica. A tutora ainda destacou que a exposição do conteúdo e a didática dos profissionais foi adequada à idade das crianças e ao que elas estavam estudando no momento, o que se tornou estimulante para o despertar científico.

"Os meus dois filhos têm estudado sobre a histologia, e a visita a UFPB tornou real e observável aquilo que eles tinham aprendido de forma abstrata. Eles gostarem muito da experiência", ressaltou Benjamin Adam, pai educador. Já para Vanessa Diniz, mãe educadora de um filho particiante da comunidade, a visita ao laboratório de histologia foi uma grande oportunidade de sair das figuras dos livros para ir além da realidade, ao poder enxergar células que os olhos sozinhos não alcançam.

Além da monitora de histologia humana, Andréa Medeiros, estudante do nono período de enfermagem, estiveram presentes na aula o chefe e a vice chefe do departamento, Prof. Dr. Ivson Bezerra e a Profa. Dra. Vivyanne Falcão. Segundo o professor Ivson, atividades como essa é uma forma de prestar um serviço à sociedade, além de permitir aos universitários colocarem em prática o conhecimento aprendido durante a graduação, "isso é o que definimos como extensão, um dos pilares da universidade pública", destacou.

Crianças entre 4 e 12 anos aproveitaram a oportunidade para, além de conhecer os laboratórios de histologia, conhecer também o Museu de Ciências Morfológicas, situado no Departamento de Morfologia.

Confira alguma fotos dessa experiência:

1 -Foto

2- Foto