Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CURSO – Desenvolvimento infantil e o Brincar: reflexões sobre a infância de crianças típicas e atípicas

publicado: 18/02/2021 15h54, última modificação: 18/02/2021 15h54

Coordenadora: Profa. Dra. Ângela Cristina Dornelas da Silva

Horário: 7 às 12 horas nas terças-feiras (encontro síncrono das 9 às 12 horas)

Período09/03/21 a 13/04/21)

Carga horaria: 30 horas (18 horas síncronas e 12 horas assíncronas)

Plataforma virtual: Google Meet

Público alvo: estudantes e profissionais da área da saúde e de áreas afins.

Inscrições: SigEventos UFPB, de 18 a 22 de fevereiro de 2021.
Apresentação: o curso visa proporcionar uma reflexão sobre diferentes infâncias a partir do processo de desenvolvimento infantil e da evolução do brincar, considerando a influência de fatores biológicos, ambientais e de saúde nestes processos, suportado em referenciais teóricos das ciências humanas e da saúde.

Objetivos: conhecer, reconhecer e refletir sobre o desenvolvimento de crianças em diferentes condições de vida, e compreender o brincar como esquema/ferramenta que constitui a criança no âmbito individual e coletivo.

Metodologia: Aulas expositivas dialogadas, leitura de textos com discussão nos momentos síncronos.

Público alvo: estudantes e profissionais da área da saúde e de áreas que tenham afinidade com o tema.

Conteúdo:

Conceito de deficiência, incapacidade, funcionalidade, vulnerabilidade e infância

Desenvolvimento infantil do zero aos 6 anos e seus fatores determinantes

Avaliação do desenvolvimento infantil

O brincar e o desenvolvimento típico e atípico

O brincar como estratégia de inclusão social e escolar
.
Terapeuta Ocupacional/ Profa. Adjunta Dep. TO/CCS/UFPB
Doutora em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz)