O Laboratório de Microbiologia e Bioquímica de Alimentos/Departamento de Nutrição/UFPB (LMBA/UFPB), cadastrado e publicizado na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa MCTI (PNIPE) (https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/19169) funciona em caráter multiusuário com o compartilhamento de sua infraestrutura de equipamentos com diversos grupos de pesquisadores da UFPB e de outras instituições nacionais. O laboratório possui um comitê gestor, formado pelos docentes/pesquisadores Evandro Leite de Souza (PhD), José Luiz de Brito Alves (PhD) e Maria Elieidy Gomes de Oliveira (PhD), pela servidora técnica de laboratório Sônia de Paula Alexandrino de Oliveira (PhD) e pelo representante dos discentes (mestrado/doutorado) usuários do laboratório, com Portaria emitida pelo Departamento de Nutrição/Centro de Ciências da Saúde/UFPB, caracterizando o respaldo institucional por parte da unidade de vínculo direto do laboratório.
O comitê gestor realiza reuniões programadas para discussão das ações de manutenção (preventiva/corretiva) dos equipamentos e ajustes da política de uso. O laboratório possui uma agenda digital disponibilizada em nuvem aos usuários para marcação da utilização dos equipamentos disponíveis e solicitação de apoio técnico para a realização das análises previstas. Para conseguir o primeiro acesso a agenda digital, o usuário deve enviar e-mail com tal solicitação para o destinatário “labmicrodn.ufpb@gmail.com”, de modo que após o cadastro do e-mail o acesso do usuário a agenda torna-se permanente. Ainda, há a possibilidade de solicitar o acesso a agenda digital dos equipamentos do laboratório por meio do canal de WhatsApp próprio do laboratório (83 32167807).
Podem ter acesso aos serviços e/ou ao uso multiusuário da infraestrutura do LMBA/UFPB: I. Docentes, pesquisadores, técnicos, alunos de pós-Graduação e de graduação vinculados à UFPB, que estejam desenvolvendo projetos de pesquisa/tecnológicos, ensino ou extensão; II. Docentes, pesquisadores, técnicos, alunos de pós-Graduação e de graduação vinculados a outras instituições de ensino superior, que estejam desenvolvendo projetos de pesquisa/tecnológicos, ensino ou extensão; III. Pesquisadores e técnicos vinculados ao setor público ou privado, que estejam desenvolvendo projetos de pesquisa ou extensão; IV. Comunidade externa com necessidades de análises conforme suas especificidades.
Regras gerais adotadas para utilização multiusuária do LMBA/UFPB: Os equipamentos existentes no LMBA/UFPB estarão disponibilizados para o solicitante, conforme as regras abaixo: I. Os experimentos/análises serão realizados por técnicos/pesquisadores responsáveis pelos equipamentos, salvo os casos em que o operador interno ou externo tiver autorização prévia do Comitê Gestor do Laboratório, bem como conhecimento e domínio dos equipamentos para operá-los; II. A solicitação de utilização do(s) equipamento(s) será analisado pela Equipe técnica do Laboratório quanto à sua viabilidade técnica em relação aos equipamentos e materiais disponíveis; III. As solicitações rejeitadas poderão ser reencaminhadas à Equipe técnica do Laboratório para reconsideração desde que devidamente justificados e fundamentados da sua viabilidade técnica; IV. Os projetos de pesquisa da UFPB serão prioritários em relação aos projetos de outras instituições. A prioridade de realização dos experimentos dar-se-á aos projetos de doutorado, mestrado, especialização, trabalho de conclusão de curso, iniciação científica ou extensão. Casos específicos serão julgados pelo Comitê Gestor; V. Os usuários são responsáveis por trazer e usar os equipamentos de proteção individual (EPI) nas dependências do Laboratório; VI. É permitido aos usuários trazer material, acessórios ou equipamento particular para auxiliar no desenvolvimento das atividades realizadas no Laboratório, desde que se responsabilizem pessoalmente pelo seu uso.
São direitos dos usuários do LMBA/UFPB: I. Serem comunicados pela Equipe técnica do Laboratório, com 24 horas de antecedência, sobre cancelamento(s) de agendamento de análise(s); II. Receberem os resultados provenientes da(s) análise(s) solicitada(s); III. Serem informados de qualquer modificação na metodologia de análise escolhida pelo usuário ou sobre qualquer tratamento da amostra que tenha sido necessário.
São obrigações dos usuários do LMBA/UFPB: I. O uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e equipamentos de segurança coletivo durante todo tempo de permanência no ambiente do Laboratório; II. O atendimento integral às normas de segurança do Laboratório; III. Comparecer na data e horário agendados para as análises. O não comparecimento deve ser avisado com 24 horas de antecedência.; IV) Não haverá a obrigatoriedade de se incluir coautoria dos membros do comitê gestor ou técnicos nas publicações científicas das quais os resultados foram obtidos por meio da utilização dos equipamentos do Laboratório. Entende-se por publicação qualquer meio de divulgação científica, como artigo científico, trabalho enviado para congresso, monografia, trabalho de conclusão de curso, dissertação, tese etc.
https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/19169
As normas estão descritas em arquivo disponibilizado no menu “documentos”
As normas de uso multiusuário do LMBA estão disponíveis em arquivo localizados no menu “Documentos”.