Nos últimos meses, nossos mestrandos do Laboratório Integrado de Estudos da Voz (LIEV) avançaram em suas jornadas acadêmicas com as apresentações de qualificação de seus projetos de pesquisa. Sob a orientação dos professores Priscila Oliveira, Anna Alice Almeida e Leonardo Lopes, os alunos apresentaram trabalhos com contribuições importantes para a área de Fonoaudiologia.
Entre os projetos apresentados, destacam-se:
- Hayala Maria Vieira Penaforte, orientada por Priscila Oliveira e coorientada por Anna Alice Almeida, defendeu o trabalho intitulado: “Resultados Clinicamente Relevantes em Pacientes com Distúrbio de Voz: Uma Investigação sobre Aspectos da Anamnese e Autoavaliação Vocal”.
- Maria Eduarda de Oliveira Barbosa Cavalcante, orientada por Priscila Oliveira e coorientada por Leonardo Lopes, apresentou o trabalho: “Efeitos da Fotobiomodulação em Indivíduos Vocalmente Saudáveis: Uma Análise de Diferentes Desfechos Clínicos”.
- Mariana Pereira Roque, orientada por Priscila Oliveira e coorientada por Erich Melo, qualificou-se com o trabalho: “Efeitos da Sobrecarga Vocal em Vozes Saudáveis: Um Estudo sobre Sinais Laringoestroboscópicos e Sintomas Clínicos de Fadiga Vocal”.
- Mical Tibne Peres de Oliveira, orientada por Anna Alice Almeida, defendeu o trabalho: “Julgamento Perceptivoauditivo de Juízes com Expertise em Voz na Caracterização de Parâmetros Prosódicos do Português Brasileiro nas Variadas Emoções”.
- Gabrielle Stefany dos Santos Souza, orientada por Anna Alice Almeida e coorientada por Leonardo Lopes, apresentou sua pesquisa: “Medidas Acústicas Preditoras do Julgamento Perceptual de Juízes Leigos na Identificação de Emoções Eliciadas”.
- Lohana Rodrigues Lima de Sá, orientada por Leonardo Lopes, defendeu o trabalho: “Evidências de Conteúdo de um Protocolo de Análise Espectral e Espectrográfica para Voz Cantada”.
- Jessyca Porto Santana, orientada por Leonardo Lopes, qualificou-se com o projeto: “Relação entre Obstrução Nasal e as Características Perceptivoauditivas Laríngeas, Medidas Aerodinâmicas e de Desconforto Vocal em Pacientes com Queixas Vocais”.
- Thaís Fernandes Sebastião, orientada por Leonardo Lopes, apresentou a pesquisa: “Efeitos Imediatos de um Programa de Aquecimento Vocal versus Canto Espontâneo na Voz de Cantores Populares”.
Esses trabalhos refletem o empenho e a dedicação dos alunos e orientadores, reforçando o compromisso do LIEV com a pesquisa de qualidade e o avanço no estudo dos distúrbios da voz.
Além disso, lembramos que as inscrições para as turmas 2025.1 de Mestrado e Doutorado do PPGFon estão abertas e vão até o dia 07 de outubro de 2024. Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse https://www.ccs.ufpb.br/liev/242-2/.