Novo Artigo Publicado

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024
Categorias: ArtigosPublicações

Mais um artigo publicado!

(Via PPGMDS)

De autoria de Allan Carlos França da Silva, Luiz Medeiros de Araújo Lima Filho, Anna Alice Almeida, Hemílio Fernandes Campos Coêlho, Vanessa Veis Ribeiro e Leonardo Wanderley Lopes

Este estudo teve como objetivo verificar a validade convergente, concorrente e a acurácia do Protocolo de Análise Espectrográfica da Voz (PAEV) na discriminação de indivíduos com e sem disfonia.

Foi analisada uma amostra com 82 vozes com a emissão da vogal “E” em espectrogramas de banda estreita com o uso do PAEV. Medidas acústicas como o Cepstral Peak Prominence (CPP) e Cepstral Peak Prominence Smoothed (CPPS) foram utilizadas para verificar a validade convergente, enquanto o grau de desvio no julgamento perceptivo-auditivo foi utilizado para a validade concorrente do escore do PAEV. Foi utilizada a Curva ROC (Receive Operator Curve) e suas medidas diagnósticas de acurácia, sensibilidade, especificidade, valores preditivo positivo e negativo (VPP e VPN), razões de verossimilhança positiva e negativa (RVP e RVN) foram utilizados para analisar o desempenho do escore do PAEV na discriminação de disfônico de não-disfônicos.

Como conclusão, o estudo apresentou que o PAEV possui validade convergente com o CPP e o CPPS, e validade concorrente com o grau geral do desvio. O PAEV em seu escore total teve um bom desempenho na discriminação de disfônicos de não-disfônicos. No entanto, a especificidade, VPN e RVN sugerem um uso cuidadoso no PAEV, sendo indicado na combinação com outros métodos de avaliação vocal.

CONFIRA O ARTIGO COMPLETO NO JOURNAL OF VOICE:

https://www.jvoice.org/article/S0892-1997(23)00283-7/abstract

https://www.jvoice.org/article/S0892-1997(23)00283-7/abstract: Novo Artigo Publicado

Confira as redes sociais do LIEV e do PPGMDS

Notícias Relacionadas

Imagem decorativa do site