Nos dias 18 e 19 de outubro ocorreu o curso de Anatomia Palpatória aplicada à fonoaudiologia, com o fonoaudiólogo Sávio Bastos. Foram dois dias de muita prática e aprendizado para todos os graduandos e pós-graduandos que tiveram a oportunidade de participar do curso.
O primeiro dia de curso consistiu no ensino da identificação, por meio da palpação, das estruturas anatômicas da face, desde os relevos ósseis e articulares palpáveis, até os músculos da mímica facial e da mastigação. Com lápis demográfico, foi solicitado aos alunos que demarcassem as estruturas ensinadas, para que o palestrante pudesse acompanhar o desenvolvimento de cada dupla e prestar as eventuais correções.
O segundo dia abarcou duas frentes: inicialmente, houve o ensino da identificação, por meio da palpação, das estruturas anatômicas do pescoço, cartilagens, ossos e músculos, em todas as suas bordas; e, posteriormente, entrou-se no ensino da identificação e tratamento de pontos gatilhos musculares. Os alunos aprenderam a técnica de compressão dos pontos gatilhos, sempre supervisionados e acompanhados pelo professor Sávio.
A capacidade de identificar estruturas anatômicas através da palpação é essencial para a atuação fonoaudiológica, sendo usada para realização de manobras musculares, aplicação de bandagens, eletroterapia, fotobiomodulação de baixa frequência, entre outros, muito presentes nas terapias de Motricidade Orofacial e Voz. Portanto, o conhecimento aprendido no curso será levado por toda a vida profissional dos participantes.




