Qualificações de Mestrado dos Integrantes do LIEV

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Nos últimos meses, nossos mestrandos do Laboratório Integrado de Estudos da Voz (LIEV) avançaram em suas jornadas acadêmicas com as apresentações de qualificação de seus projetos de pesquisa. Sob a orientação dos professores Priscila Oliveira, Anna Alice Almeida e Leonardo Lopes, os alunos apresentaram trabalhos com contribuições importantes para a área de Fonoaudiologia.

Entre os projetos apresentados, destacam-se:

  • Hayala Maria Vieira Penaforte, orientada por Priscila Oliveira e coorientada por Anna Alice Almeida, defendeu o trabalho intitulado: “Resultados Clinicamente Relevantes em Pacientes com Distúrbio de Voz: Uma Investigação sobre Aspectos da Anamnese e Autoavaliação Vocal”.
  • Maria Eduarda de Oliveira Barbosa Cavalcante, orientada por Priscila Oliveira e coorientada por Leonardo Lopes, apresentou o trabalho: “Efeitos da Fotobiomodulação em Indivíduos Vocalmente Saudáveis: Uma Análise de Diferentes Desfechos Clínicos”.
  • Mariana Pereira Roque, orientada por Priscila Oliveira e coorientada por Erich Melo, qualificou-se com o trabalho: “Efeitos da Sobrecarga Vocal em Vozes Saudáveis: Um Estudo sobre Sinais Laringoestroboscópicos e Sintomas Clínicos de Fadiga Vocal”.
  • Mical Tibne Peres de Oliveira, orientada por Anna Alice Almeida, defendeu o trabalho: “Julgamento Perceptivoauditivo de Juízes com Expertise em Voz na Caracterização de Parâmetros Prosódicos do Português Brasileiro nas Variadas Emoções”.
  • Gabrielle Stefany dos Santos Souza, orientada por Anna Alice Almeida e coorientada por Leonardo Lopes, apresentou sua pesquisa: “Medidas Acústicas Preditoras do Julgamento Perceptual de Juízes Leigos na Identificação de Emoções Eliciadas”.
  • Lohana Rodrigues Lima de Sá, orientada por Leonardo Lopes, defendeu o trabalho: “Evidências de Conteúdo de um Protocolo de Análise Espectral e Espectrográfica para Voz Cantada”.
  • Jessyca Porto Santana, orientada por Leonardo Lopes, qualificou-se com o projeto: “Relação entre Obstrução Nasal e as Características Perceptivoauditivas Laríngeas, Medidas Aerodinâmicas e de Desconforto Vocal em Pacientes com Queixas Vocais”.
  • Thaís Fernandes Sebastião, orientada por Leonardo Lopes, apresentou a pesquisa: “Efeitos Imediatos de um Programa de Aquecimento Vocal versus Canto Espontâneo na Voz de Cantores Populares”.

Esses trabalhos refletem o empenho e a dedicação dos alunos e orientadores, reforçando o compromisso do LIEV com a pesquisa de qualidade e o avanço no estudo dos distúrbios da voz.


Além disso, lembramos que as inscrições para as turmas 2025.1 de Mestrado e Doutorado do PPGFon estão abertas e vão até o dia 07 de outubro de 2024. Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse https://www.ccs.ufpb.br/liev/242-2/.

Notícias Relacionadas

Imagem decorativa do site