Nesta sexta-feira, 06/09/2024, O Laboratório Integrado de Estudos da Voz foi destaque em notícia publicada no site do Ministério da Educação.
A notícia, entitulada “UFPB estuda IA para diagnosticar doenças neurodegenerativas”, fala sobre o projeto “Biomarcadores Vocais e Neurofisiológicos para predição, diagnóstico e monitoramento da saúde” (BVNS), que recentemente recebeu financiamento de R$ 5 milhões de reais pela FINEP, empresa pública federal brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação.
A notícia ressalta a capacidade do projeto de impactar políticas de saúde pública, vez que identificar mudanças de padrão em marcadores biológicos, como a voz humana, pode auxiliar a identificação de possíveis transtornos mentais ou neurodegenerativos, como esquizofrenia, depressão, Alzheimer, doença de Parkinson e esclerose lateral amiotrófica (ELA).
A notícia aborda também o caráter inovador da pesquisa, relatando o forte histórico da Universidade Federal da Paraíba em estudos acerca da aplicação da inteligência artificial à saúde. Aqui, destaca-se também o caráter interdisciplinar do projeto, que além da participação do Laboratório Integrado de Estudos da Voz, do Centro de Ciências da Saúde, conta também com a participação do Laboratório de Neurociência Social, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB.
Para ler a matéria completa, acesse o link: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/setembro/ufpb-estuda-ia-para-diagnosticar-doencas-neurodegenerativas
É o Laboratório Integrado de Estudos da Voz e a Fonoaudiologia mostrando a importância dos estudos interdisciplinares para o avanço da ciência e da saúde.