Quem somos?

COMITÊ DE USUÁRIOS DA INFRAESTRUTURA

O LIEV é um laboratório multiusuário, atendenddo demandas de pesquisadores e Programas de Pós-graduação internos e externos à UFPB. O Comitê de Usuários da Infraestrutura do LIEV é formado por docentes e discentes dos Programas de Pós-graduação e Departamentos internos à UFPB e com uso mais frequente do laboratório. O papel desse comitê é analisar e garantir a lisura dos procedimentos adotados e o acesso adequado da infraestrutura a usuários externos ao laboratório.

Qualquer pesquisador externo, ao submeter o pedido de uso da infraestrutura do LIEV, em caso de aprovação, deverá reconhecer o apoio recebido do LIEV em todos os trabalhos de cunho científico resultantes dos estudosrealizados, conforme os modelos abaixo:

  • Publicações em português: “Este trabalho foi parcialmente apoiado pelo Laboratório Integrado de Estudos da Voz (LIEV) ”.
  • Publicações em inglês: “This research was partially supported by the This work was partially supported by the Integrated Laboratory for Voice Research (LIEV)”.

O Comitê de Usuários do LIEV, aprovado élo Comitê Gestor do LIEV, é composto por:

  • Representante usuários do PPGFON/UFPB: Profa. Dra. Isabelle Cahino Delgado
  • Representante usuários do PPGMDS/UFPB: Prof. Dr. Luiz Medeiros Júnior
  • Representante usuários do PROLING/UFPB: Prof. Dr. Giorvan Ânderson dos Santos Alves
  • Represente usuários do corpo discente: Deyverson da Silva Evangelista

Laboratório Integrado de Estudos da Voz

O LIEV – Laboratório Integrado de Estudos da Voz foi criado em 2014, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com a visão de fomentar a formação em pesquisa científica de discentes de graduação e pós-graduação e profissionais que tenham interesse pelo estudo da voz humana, com a articulação entre teoria, prática e rigor metodológico. Os valores do LIEV são pautados no desenvolvimento de estudo da voz humana com a integração de diversas ciências, sempre com ética, seriedade, inovação e precisão metodológica.

O objetivo deste laboratório é realizar estudos e pesquisas sobre os processos envolvidos na produção e percepção da voz, abordando aspectos anatômicos, neurológicos, fisiológicos, acústicos, cognitivos e comportamentais em diferentes contextos da comunicação humana, incluindo indivíduos com e sem alteração em tais processos, além de investigar a variabilidade e desenvolvimento da voz ao longo dos ciclos de vida, e o uso em situações de comunicação profissional, seja na modalidade falada ou cantada. O LIEV tem como meta se tornar um grupo de estudos e pesquisas de referência na área da voz humana com impacto no âmbito regional, nacional e internacional, colocando o Nordeste, mais especificamente a Paraíba, em posição de destaque.

O laboratório conta ainda com a participação de cinco professores pesquisadores com experiência de formação de outros pesquisadores, além de 46 discentes de graduação a pós doutorado, que são a força motriz no direcionamento dos trabalhos.

Este laboratório mantém uma ampla rede de colaboração de abrangência regional, nacional e internacional. Regionalmente, conta com o envolvimento de pesquisadores dos Departamentos de Fonoaudiologia, Medicina, Psicologia, Estatística e Ciências da Computação da UFPB, da Engenharia Elétrica do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e Fonoaudiologia do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). As parcerias nacionais envolvem pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Centro de Estudos da Voz (CEV). Em âmbito internacional, destaca-se a Zürich University e Boston University, além de outras parcerias que estão sendo firmadas no momento.

O Grupo de Pesquisa em questão possui quatro linhas de pesquisa delineadas desde a sua fundação até os dias atuais, a saber: Aspectos neuropsicofisiológicos do comportamento e da voz; Avaliação, diagnóstico e monitoramento multidimensional dos distúrbios de voz; Investigação da variabilidade e dos processos de produção e percepção de voz em diferentes populações; e Recursos tecnológicos aplicados na avaliação dos distúrbios de voz e no reconhecimento de falantes. Dentro das linhas, existem 13 projetos de pesquisa ativos, destes, sete projetos foram ou são atualmente financiados por órgãos de fomento nacional. Este jovem laboratório já foi celeiro da formação de 41 mestres e 10 doutores. O LIEV tem uma produção expressiva, publicou 186 artigos científicos vinculados à UFPB, nesses 10 anos de existência, em periódicos científicos de impacto no âmbito nacional e internacional, além do desenvolvimento e implementação de produtos tecnológicos, sendo de tecnologia leve-dura e de tecnologia dura.

O LIEV conta com duas salas de apoio: laboratório de gravação de voz e um laboratório de pesquisa e reuniões científicas.

(1) Laboratório de gravação de voz: é integrado à Clínica Escola de Fonoaudiologia/UFPB, revestido acusticamente, onde são coletadas as amostras de fala dos pacientes e também de voluntários de pesquisas vinculadas ao LIEV. Este ambiente contém 01 cabine acústica 1,0mx2,0mx1,0m para eliminar o ruído no momento da coleta vocal; 01 computador desktop; 02 microfones unidirecional (marca Senheiser, modelo 834) em pedestal; 01 interface de áudio (marca Behringer); 01 filmadora Digital DCR-DVD650 c/ 60x Zoom Óptico e LCD Touch Panel de 2.7″ – Sony; e softwares para avaliação e intervenção na área de voz: FonoView, VoxMetria; VocalGrama; FonoTools, todos da CTS Informática. Mais recentemente adquiriu um telescópio e equipamento de aerodinâmica.

            Além desses, o fisiógrafo o modelo I-330-C2 + da J&J Engineering. Pretende-se adquirir versão mais recente para a coleta das medidas fisiológicas.

(2) Laboratório para pesquisa e reuniões científicas: conta com rede wifi, 04 armários-arquivos para armazenar os prontuários de todos os pacientes/voluntários atendidos em pesquisa e extensão da área de Voz; 01 armário grande para guardar materiais; 03 mesas redondas para reuniões de pesquisa; 05 computadores, sendo 03 desktops para armazenamento digital dos dados e 02 notebooks para coleta de campo; 03 mesas para os desktops; 04 Tabletes iPads para coleta de campo, 04 microfones headsets da marca Logitech, específicos para coleta de amostras de voz, com curva reta.

Imagem decorativa do site