Monografia
A monografia deve ser elaborado com base em investigação original, constituindo-se em real contribuição para a especialidade em questão. O documento representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido.Deve ser feito sob a coordenação de um orientador.
A estrutura compreende: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.
Disposição dos elementos
ESTRUTURA DISPOSIÇÃO DE ELEMENTO
Pré-Textuais
Capa (obrigatório)
Folha de rosto (obrigatório)
Errata (opcional)
Folha de aprovação (obrigatório) Dedicatória (opcional) Agradecimento (opcional) Epígrafe (opcional) Resumo na língua portuguesa (obrigatório) Resumo em língua estrangeira (obrigatório) Sumário (obrigatório) Lista de ilustrações (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de símbolos (opcional) Textuais Introdução Desenvolvimento Conclusão Pós-Textuais Referências (obrigatório) Apêndice (opcional) Anexo (opcional) Glossário (opcional)
1. Capa - elemento obrigatório, para proteção externa do trabalho e sobre o qual se imprimem as informações indispensáveis a sua identificação, na seguinte ordem:
a) nome do autor;
b) título e subtítulo, se houver;
c) local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado;
d) ano de depósito (da entrega).
2. Folha de rosto - elemento obrigatório, que contém os elementos essenciais à identificação do trabalho. Os elementos devem figurar na seguinte ordem:
a) nome do autor - responsável intelectual do trabalho;
b) título principal do trabalho - deve ser claro e preciso, identificando o seu conteúdo e possibilitando a indexação e recuperação da informação;
c) subtítulo - se houver, deve ser evidenciada a sua subordinação ao título principal, precedido de dois pontos (:);
d) natureza (tese, dissertação e outros) e objetivo (aprovação em grau pretendido); nome da instituição a que é submetido; área de concentração;
e) nome do orientador e, se houver, do co-orientador;
f) local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado; e
g) ano de depósito (da entrega).
No verso da folha de rosto deve conter a ficha catalográfica, conforme o Código de Catalogação Anglo Americana - CCAA2.
3. Errata - elemento opcional, que consiste em uma lista das folhas e linhas em que ocorrem erros, seguida das devidas correções.
Exemplo: Folha Linha Onde se lê Leia-se
32 3 publiação publicação
4. Folha de aprovação - elemento obrigatório, que contém o título por extenso e subtítulo, se houver, local e data de aprovação, nome, assinatura e instituição dos membros componentes da banca examinadora.
5. Dedicatória - elemento opcional, onde o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho.
6. Agradecimentos - elemento opcional, dirigido aqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho.
7. Epígrafe - elemento opcional, onde o autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho.
8. Resumo na língua portuguesa - elemento obrigatório que consiste na apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto. O resumo deve dar uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho. O resumo não deve ultrapassar 500 palavras. Logo abaixo do resumo acompanha as palavras-chaves e/ou descritores, conforme a NBR 6028.
9. Resumo em língua estrangeira - elemento obrigatório, que consiste em uma versão do resumo em idioma de divulgação internacional ( em inglês Abstract, em francês Résumé, por exemplo).
10. Sumário - elemento obrigatório, que consiste na enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede, acompanhado do respectivo número da página.
11. Lista de ilustrações - elemento opcional, que deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item acompanhado do respectivo número da página.
12. Lista de abreviaturas e siglas - elemento opcional, que consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso.
13. Lista de símbolos - elemento opcional que deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com o devido significado.
14. Introdução - parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.
15. Desenvolvimento - parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto.
16. Conclusão - parte final do texto, na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses.
17. Referências - elemento obrigatório, que consiste em um conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento, que permite sua identificação individual, conforme a NBR 6023, mesmo mencionados em notas de rodapé.
18. Apêndice - elemento opcional, que consiste em um texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho.. Os apêndices são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos.
19. Anexo - elemento opcional, que consiste em um texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração. Os anexos são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos.
20. Glossário - elemento opcional, que consiste em uma lista em ordem alfabética de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições.
Observação: consulte ABNT 14724 ou o site www.abnt.org.br