
Oriunda do acervo da antiga Biblioteca da Pós-graduação em Odontologia do CCS, criada em 1994 – que atuou como Centro de Apoio à Pesquisa da Sub-rede Nacional de Informação na área de Ciências da Saúde Oral, junto ao Serviço de Documentação Odontológica da Faculdade de Odontologia da USP (SDO/FOUSP), em conjunto com a Biblioteca Regional de Medicina (BIREME) – a criação da BS-CCS/UFPB foi proposta, por volta de 2005, pelas Bibliotecárias Izabel França de Lima – atualmente servidora docente do DCI/CCSA/UFPB – e Erika Simony Fernandes de Melo, com o objetivo de oferecer uma infraestrutura física para atender a comunidade acadêmica do CCS e abrigar o acervo bibliográfico de interesse dos Cursos e pessoas usuárias do Centro.
Em outubro de 2008, foi iniciado o processamento técnico do acervo do setor. Em janeiro de 2009 foi liberado acesso ao espaço para estudo e a consulta do acervo no pavimento térreo, enquanto a automação de seu acervo era concluída e ocorriam os procedimentos para melhor adequação dos ambientes do setor.

Em 2010, tendo concluindo o processamento técnico de seu acervo (livros e periódicos), a BS/CCS/UFPB iniciou os serviços de circulação (empréstimos e devoluções de livros) da unidade.
Em 2012, a unidade foi escolhida como “piloto” para a migração do antigo sistema de automação bibliográfica, adotado pelo Sistema de Bibliotecas /UFPB, para o módulo Biblioteca do SIGAA , sendo, então, a “pioneira” no uso do SIGAA nas bibliotecas da instituição.
Desde a sua inauguração a equipe BS/CCS/UFPB procurou dar visibilidade as atividades da unidade por meio da participação em ações culturais do Sistema de Bibliotecas e da Direção do CCS/UFPB; e também participando em eventos da área bibliotecária em âmbito nacional:
2010 – SNBU – Relato da reestruturação da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde da UFPB. (Pôster).
2014 – SNBU – Automação da coleção de periódicos da BS-CCS/UFPB – organizando, representando e disponibilizando informação: relato de experiência (Pôster).
2023 – SNBU – Enquetes do Instagram para identificação de necessidades informacionais: relato de experiência em uma biblioteca universitária – Comunicação.



Tendo seus Em seus mais de 15 anos de atuação a Biblioteca Setorial do CCS/UFPB tem buscado oferecer serviços informacionais de forma coerente com a prática bibliotecária exercendo o papel de disseminadora da informação de forma democrática.
Última atualização: quarta-feira, 26 de novembro de 2025