Guia do Usuário

Para consulta ao acervo impresso e uso de ambientes da Biblioteca Setorial do CCS/UFPB siga as Orientações de Acesso ao acervo e Usos dos ambientes.

Para empréstimo de livros é Obrigatório:

  1. Ter vínculo ativo no SIGAA;
  2. Apresentar documento oficial com foto ou ter foto (atual) no perfil do SIGAA.
  3. Ter cadastro para “Utilizar os Serviços da Biblioteca”.

CADASTRO NO SISTEMA

Acesse: SIGAABiblioteca < Cadastrar para utilizar os serviços da Biblioteca, conforme imagem a seguir:

Selecione seu vínculo ativo no SIGAA; depois crie uma senha entre 06 a 08 números; Repita a senha criada; e, por fim digite sua senha do SIGAA, para confirmar a operação:

Pronto. Você poderá realizar empréstimos de livros das Bibliotecas da UFPB e solicitar a Ficha Catalográfica (TCC, Monografia de Especialização, Dissertação ou Tese).

MODALIDADE DE EMPRÉSTIMO: DOMICILIAR

 O empréstimo domiciliar é realizado para livros identificados com status de REGULAR.

Prazos e Quantidade de Livros por Categoria de pessoas usuárias

CATEGORIAPRAZOQUANTIDADE
Discentes (Nível médio ou Técnico/Graduação/Pós-Graduação)20 dias (dias corridos)06 materiais
Servidores Técnico-Administrativos20 dias (dias corridos)06 materiais
Servidores Docentes20 dias (dias corridos)10 materiais

O prazo de empréstimo compreende dias corridos, ou seja, contínuos, considerando dias úteis e finais de semanas.

MODALIDADE DE EMPRÉSTIMO: LOCAL

Trata-se do empréstimo de materiais que possuem na etiqueta a identificação SR (Seção de Reserva).

Prazos e Quantidade de Livros por Categoria de pessoas usuárias

CATEGORIAPRAZOQUANTIDADE
Discentes (Nível médio ou Técnico/Graduação/Pós-Graduação)04 horas (não pode renovar)03 materiais
Servidores Técnico-Administrativos04 horas (não pode renovar)03 materiais
Servidores Docente04 horas (não pode renovar)05 materiais

O prazo de devolução do livro deve estar em conformidade com o horário de encerramento das atividades da Biblioteca.

ATENÇÃO: Não é permitido o empréstimo em conta de terceiros.

OBSERVAÇÃO: materiais com identificação Não Circula (Periódicos, Monografias, obras de Referências como Dicionários) não são emprestados. Porém, em situações pontuais, poderá ocorrer a liberação de Empréstimo Especial desses materiais, como uso de Dicionário bilíngue para realização de atividade acadêmica ou processo seletivo em Pós-Graduação, contudo, por tempo limitado e havendo mais de um exemplar do título no acervo.

RENOVAÇÃO

Você pode renovar o material emprestado uma única vez, prorrogando o prazo de empréstimo para mais 20 (vinte) dias corridos

A Renovação deverá preceder a data final do prazo de devolução original.

A Renovação poderá ser feita de modo presencial ou on-line (remota) direito de sua conta no SIGAA.

No modo presencial você vai à Biblioteca, até a data final do prazo do empréstimo, e solicita a renovação.

Para renovação on-line (remota) acesse: SIGAA<Biblioteca<Empréstimos<Renovar meu empréstimos, conforme a imagem a seguir:

Na página seguinte selecione o livro que deseja renovar e depois click em “Renovar empréstimos selecionados”. Atenção para o prazo final para devolver o livro.

Só é permitido a renovação do empréstimo uma única vez.

DEVOLUÇÃO

  1. A devolução do livro em empréstimo deverá ser feita atendendo aos prazos estabelecidos pelo Sistema (demonstrados nos 02 quadros acima).
  2. A devolução poderá ser realizada por qualquer pessoa.
  3. O mesmo Livro (código) devolvido só poderá ser retirado pela mesma pessoa usuária para um novo empréstimo após um período de 24 horas, se ainda estiver disponível no acervo.
  4. Cabe a você, no ato da devolução, aguardar a confirmação do registro da operação;
  5. A equipe da BS-CCS/UFPB o receberá livros que apresentem carimbos ou etiquetas de outras Instituições ou Unidades.

ATRASO NA DEVOLUÇÃO DE LIVROS

PENALIDADES

O Não cumprimento dos prazos estabelecidos para devolução de livros implica em multa a ser paga conforme consta no Regimento Sistema de Biblioteca da UFPB de 2009 e no documento Manual do Usuário, (2022), da Biblioteca Central, Direção do Sistema de Biblioteca/UFPB.

O valor da multa só será conhecido após a devolução do livro (s) emprestado (s).

Havendo mais de livro em atraso, você tem a opção de imprimir apenas um documento para a quitação referente ao valor total dos débitos.

Para consulta, impressão ou download de multas por atraso em devolução de livros, acesse SIGAA<Biblioteca<Empréstimos<Imprimir GUIA DE RECOLHIMENTO A UNIÃO (GRU) para pagamentos de Multas :

Após o pagamento da(s) multa(s), preserve o(s) recibo(s) de pagamento até que ocorra a autoconfirmação de quitação no SIGAA; e, se após 48 horas (dias úteis), a autoconfirmação no SIGAA não ocorrer, comunique a Biblioteca da qual pertence o livro e solicite informações de como proceder.

Na Biblioteca Setorial do CCS/UFPB você poderá solicitar a confirmação manual do pagamento da multa seguindo as regras abaixo:

  1. Ocorrência de Não Autoconfirmação de pagamento no SIGAA, após o prazo de 48 horas, dias úteis, do pagamento efetuado;
  2. Confirmação de pagamento de multas geradas por atraso na devolução de livros do acervo CCS ou para possibilitar empréstimo de livros do acervo CCS.

Atenção! É obrigatório a apresentação de cópia digital de recibo válido (comprovação, com número de autenticação do pagamento) por envio ao e-mail biblioteca@ccs.ufpb.br e informando os dados da pessoa solicitante.

Fique atento(a)!

  1. Não realizamos confirmação manual de pagamento de multas com cópias digitais de recibos de “pagamentos agendados”.
  2. A GRU deverá ser paga no Banco do Brasil. Logo, Não realizamos confirmação manual de pagamento de multas com cópias digitais de recibos de pagamentos realizados em Bancos ou Apps diversos do Banco do Brasil.

ATENÇÃO!

Cabe a você manter seus dados atualizados junto ao SIGAA. Em caso de mudança de dados (e-mail, endereço residencial, telefone, etc.) pedimos que atualize devidamente seu cadastro.

PERDAS DE MATERIAL

Em caso de perda ou extravio de material (livros), a pessoa usuária deverá se dirigir à Biblioteca, munido do Boletim de ocorrência, para comunicar o ocorrido. A pessoa servidora da equipe irá fazer a comunicação da situação junto ao Sistema.

Será definido prazo para que você adquira o livro perdido. A obra deve ser de mesmo título e edição (ou edição mais atual) do que foi perdido.

Em caso de livro de tiragem esgotada ou fora de catálogo você deve adquirir livro de conteúdo e valor equivalente ao que foi perdido.

DANIFICAÇÃO DE MATERIAL

É de responsabilidade da pessoa usuária manter o livro em boas condições de uso quando em empréstimo.

Se você, ao retirar livro na estante para empréstimo, identificar alguma danificação na obra (rasuras, rabiscos, folhas soltas ou rasgadas, etc.), deverá informar prontamente a pessoa da equipe no balcão de Recepção/Circulação.

ENCERRAMENTO DE VÍNCULO (QUITAÇÃO/NADA CONSTA)

A comprovação de Encerramento de vínculo (Declaração de quitação ou Emissão de Nada consta) com a Biblioteca é um documento de caráter obrigatório para fins de trancamento de matrícula, Colação de grau e solicitação de diploma de conclusão de curso ou alteração de vínculo.

Este documento só é concedido para pessoa usuária que não estiver com alguma pendência no Sistema de Bibliotecas (livro(s) a devolver; débitos não pagos ou a ausência de confirmação pagamento).

Para Encerrar o vínculo com o Sistema de Bibliotecas siga os passos abaixo:

SIGAA< Biblioteca<Verificar Minha Situação / Encerrar Vínculo

Na página seguinte você poderá encerrar seu vínculo com a Biblioteca, bastará dar um click em “Encerrar vínculo ativo com a confirmação”, e pronto!

O documento já vem com autenticação eletrônica. Dispensando assinatura de pessoa servidora ou carimbo de setor.

Última atualização: quarta-feira, 26 de novembro de 2025