Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Grupos de Pesquisa
conteúdo

Grupos de Pesquisa

por Assessoria publicado 22/12/2020 19h27, última modificação 11/04/2022 07h22
Aqui disponibilizamos a lista com todos os grupos de pesquisa ativos no Centro de Ciências da Saúde, com a repercussão dos trabalhos desenvolvidos e o link da fita espelho do cadastro no CNPq.

Clique aqui para obter informações sobre a criação e funcionamento dos Grupos de Pesquisa.

Clique aqui para ter acesso ao arquivo pdf com os dados resumidos. 

 

A SAÚDE MENTAL E A PRÁTICA ENTRE VÁRIOS

Trata-se de pesquisadores e colaboradores que desenvolvem trabalhos articulando as contribuições da psicanálise ao campo da saúde mental no ensino, pesquisa e extensão. O campo de atuação são os serviços substitutivos: CAPS, CAPSad, Hospitais Gerais, ambulatórios, Residência Terapêutica, Consultório na Rua, PASM e demais serviços da rede pública de Saúde Mental. O Grupo de Pesquisa em Saúde Mental tem como propósito investigar temas tanto no campo da saúde mental como no do crack, álcool e outras drogas . Este grupo tem desenvolvido tanto pesquisas como trabalhos de extensão na interdisciplinaridade: Psicanálise, psicologia, pedagogia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, enfermagem, medicina, etc.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/19590

 

ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA - GEPAFA

Produzir e discutir informações que possam subsidiar ações voltadas para programas de exercícios físicos, esportes, aulas de educação física com enfoque nas pessoas com deficiência.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/505357

 

BIOTECNOLOGIA FARMACÊUTICA (BIOTECFARM) 

O grupo de pesquisa foi criado no ano de 2021 encontra-se situado na área muldisciplinar envolvendo Farmácia e Biotecnologia. O foco deste grupo de pesquisa é a obtenção de biomoléculas terapeuticamente ativas ou funcionais e a suas aplicações em sistemas tecnológicos farmacêuticos a fim de melhorar aspectos farmacocinéticos e farmacodinâmicos, além de reduzir toxicidade dos biofármacos.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/764423 

 

CARIOLOGIA

Grupo de pesquisa associado ao Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPB. Realiza estudos sobre cárie dentária na perspectiva epidemiológica, clínica, assim como estudos de biofilmes dentários e seu controle químico e mecânico. Estuda também a ação de agentes fluoretados, a vigilância da fluoretação das águas de abastecimento e sua relação com a cárie dentária, fluorose dentária. Estudos de opacidades do esmalte, fluorose dentária, hipoplasia molar incisivo e erosão dentaria também são objetos de nossas pesquisas, na perspectiva epidemiológica, clinica. O tratamento da cárie dentária e a mínima intervenção são alvo de pesquisas clínicas. Métodos preventivos e tratamento no ambito da atenção primária a saúde no Brasil também são objetos estudados. As atividades são realizadas no Laboratório de biologia bucal - LABIAL do Centro de Ciências da Saúde da UFPB. Tem projetos de pesquisa aprovados em agência de fomento no Brasil.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/610327

 

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE LEITE ASININO E DE SEUS DERIVADOS

A criação deste grupo justifica-se pela importância que a asininocultura representa no Brasil, cumprindo um relevante papel socioeconômico nas regiões semiáridas, podendo gerar renda direta, além de representar uma excelente fonte alimentar. Um incremento desta cultura baseia-se, especialmente, as ações conjuntas de instituições de pesquisa, governos e associações de criadores, os quais procuram melhorar o potencial leiteiro do rebanho e, fomentar a mobilização conjunta dos participantes do processo produtivo são capazes de viabilizar a pecuária caprina leiteira como atividade eficiente, rentável e de impacto social, principalmente na zona rural. O grupo tem como objetivo desenvolver pesquisas nos aspectos de ciência e tecnologia do leite caprino, com ênfase em compostos bioativos, associado à formação de recursos humanos em todos os níveis acadêmicos.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/279644

 

CUIDADOS PALIATIVOS NA ODONTOLOGIA (CPO)

Os Cuidados Paliativos(CP) têm como finalidade melhorar a qualidade de vida de pacientes e suas famílias diante de doenças ameaçadoras de vida, através da prevenção e alívio do sofrimento. Consiste na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais". É dever do cirurgião dentista possuir o conhecimento necessário para tratar um paciente com pouco tempo de vida, ou que seja portador de alguma doença crônica, que ele possa estabelecer um plano de tratamento adequado para cada situação. O grupo terá como objetivo realizar pesquisas que envolvam esse tipo de paciente, para que possamos encontrar soluções , meios que tenham impacto na melhor qualidade de vida e morte desses pacientes.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/363290

 

DERMATOLOGY AND IMMUNOLOGY GROUP PARAÍBA - BRASIL

Grupo de pesquisa na área de dermatologia, imunologia e áreas afins em saúde, que através do estudo científico, busca novas descobertas, conhecimento do perfil epidemiológico de patologias prevalentes e elucidação de problemas. Têm objetivo de melhorar a saúde humana e sua qualidade de vida.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/18021

 

DESENVOLVIMENTO E ENSAIOS DE MEDICAMENTOS

Análise Térmica de Diferentes Fármacos e Medicamentos Estudos Analíticos e Cinéticos de Dissolução de Comprimidos Tecnologia e Controle de Medicamentos Fitoterápicos Qualificação de Matérias Primas Farmacêuticas Fitoterápicas e Sintéticas Desenvolvimento de Drogas Vegetais Biologicamente Ativas

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/533538

 

DISFUNÇÃO MUSCULAR, REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR E RESPIRATÓRIA E SUPORTE DE VENTILAÇÃO

O curso de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba foi um dos precursores do ensino superior em Fisioterapia no Brasil, tendo sempre as áreas de Fisioterapia cardiovascular e respiratória como pilares para a formação profissional. Com o passar dos anos surgiu a necessidade de aprofundamento científico nessas áreas e hoje, com a implementação do Programa de Pós-graduação em Fisioterapia tem-se a necessidade de implantação de um grupo de pesquisa estruturado que proporcione um adequado ambiente para o desenvolvimento científico contribuindo para a consolidação da pesquisa na Instituição por meio da integração entre os pesquisadores e discentes. Teremos como principais repercussões o desenvolvimento de pesquisas e o fortalecimento na área de fisioterapia cardiorrespiratória e terapia intensiva,

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/566364

 

EDUCAÇÃO, ENSINO, PESQUISA E TRABALHO EM SAÚDE COLETIVA - GEEPESC

O grupo atua em equipe interprofissional, no desenvolvimento de metodologias ativas, envolvendo Educação em Saúde Coletiva e a Formação de Profissionais de Saúde. Destacam-se: o desenvolvimento de projetos de pesquisas relacionados a formação na saúde; a criação de grupos de trabalho e pesquisa com vistas ao fortalecimento do SUS; o desenvolvimento de espaços de reflexões sobre a educação em saúde, saúde mental e vigilância em saúde no contexto da formação de profissionais da Saúde; a formação de Recursos Humanos no ensino da Saúde Coletiva, com vistas à consolidação do SUS; a formação de equipes responsáveis por estabelecer/criar redes de apoios e intercâmbios com outros centros de estudos, instituições e universidades. Entre seus produtos estão metodologias formativas e avaliativas, bem como, desenvolvimento e estratégias colaborativas de pesquisa-formação interinstitucionais e internacionais na área da saúde.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/560106

 

EPIDEMIOLOGIA EM SAÚDE BUCAL

Este grupo de pesquisa pretende abranger estudos sobre a epidemiologia em saúde bucal, enfatizando a cariologia, doenças da boca, tecidos mineralizados dentários e aspectos psicológicos dos indivíduos.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/10607

 

ERO - ENDODONTIA E REABILITAÇÃO ORAL

O Grupo tem objetivo realizar pesquisas que tenham impacto clínico e social. Juntamente com o nosso grupo temos um programa de extensão, onde realizamos o tratamento clínico de reabilitação oral de pacientes com CÂNCER, antes desses pacientes serem submetidos aos tratamentos de cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia Estamos articulados com nutricionistas, psicólogos, educação do trabalhador e direitos humanos, psicólogos, fisioterapeutas ,médicos. Preparamos o paciente desde o diagnóstico, durante o tratamento e após o mesmo dando um suporte a esse paciente. Fazemos, pesquisas quali-quantitativas, que tenham impacto em mudanças e novas tomadas de decisão , nos nossos protocolos de atendimento. Temos um vinculo com o ISPUP da Universidade do Porto , Instituto de Saúde Pública, onde trocamos experiências clinicas e sobre novas pesquisas. O nosso grupo trabalha com várias linhas de pesquisa , mas o Câncer é a nossa linha de comando.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/11145

 

ESTUDOS E PESQUISAS EM BIOÉTICA E CUIDADOS PALIATIVOS

O debate no campo da Bioética e dos Cuidados Paliativos é de fundamental importância na luta pelo respeito da dignidade do ser humano do nascimento a fase final de vida. Desse modo, é imprescindível a troca de conhecimentos entre a comunidade científica e tecnológica, a propósito, não somente quanto a estas, mas, no que diz respeito à sociedade em geral. Portanto, os estudos propostos para este grupo visam contribuir para disseminação da relevância da Bioética e dos Cuidados Paliativos no campo da investigação científica, bem como contribuir como novos conhecimentos no que concerne ao cuidar humanizado em serviços de saúde.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/27398

 

FARMACOLOGIA CELULAR E MOLECULAR

Prospecção de novas drogas derivadas de produtos naturais ou sintéticos bioativos, com atividade citotóxica, antitumoral ou antimicrobiana, utilizando-se modelos experimentais in vitro de biologia celular e molecular.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/634127

 

FISIOTERAPIA EM SAÚDE COLETIVA, NUTRIÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA.

Promover estudos na área de Fisioterapia na Saúde Coletiva, Nutrição e Atividade Física, contribuindo para o entendimento de problemas de relevância epidemiológica, em nível individual, familiar e coletivo, particularmente em populações carentes.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/24063

 

GES.TO - GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM TERAPIA OCUPACIONAL

o GESTO se propõe a desenvolver conhecimento, estudos e pesquisas sobre os fundamentos filosóficos, históricos, teóricos e metodológicos de Terapia Ocupacional em sua interface com os diferentes campos de atuação da profissão, bem como sobre produtos, recursos e tecnologias de cuidado. Desenvolver estudos e pesquisas de ampliação e aprofundamento da Psicoterapia Ocupacional. Atuar na formação de profissionais críticos e reflexivos que contribuam para o desenvolvimento científico da Terapia Ocupacional e para o equacionamento das necessidades da população.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/336711

 

GESTÃO, LIDERANÇA E MARKETING EM ODONTOLOGIA

Realizar pesquisas sobre gestão do SUS, empreendedorismo, gestão e liderança. As pesquisas sobre o impacto e efeitos das habilidades e competências de gestão na vida dos dentistas são fundamentais para que sejam traçadas políticas de capacitação e análises do mercado de trabalho na Odontologia Brasileira, auxiliando a determinar estratégias de capacitação e empoderamento dos dentistas.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/657086

 

GIPES: GRUPO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E SAÚDE

O trabalho permitirá levar a publitização de pesquisas realizadas no Brasil acerca da doença inédita no pais - Fluorose Ossea voltadas para biotecnologia , educação e saúde, o qual revelará um impacto regional, econômico e social na medida que busca aplicação de ferramentas, protocolos e novas técnicas de biomonitoramento dessa doença pioneira no pais, melhorando assim a qualidade de vida das comunidades rurais do semiárido brasileiro. O grupo de pesquisa atuará com estudos para mulheres no carcere , procurando levar trabalhos que possa melhorar sua qualidade de vida no carcere. Quanto a área de educação levará a estudos voltados ao Ensino Técnico com perfil educandos, docentes , práticas pedagógicas voltados para estudo de Tecnológico

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/305884

 

GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM ENVELHECIMENTO E POLITICAS - GEPEP

O GEPEP está sendo oficializado junto ao CNPq em novembro de 2019, mas já existe de fato deste o ano 2014 com reuniões periódicas finalizadas como Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Enfermagem e Dissertação. Os lideres do grupo são professores permanentes do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Ressalta-se que este grupo visa produzir conhecimento na área de saúde do idosos, contribuindo com evidências que norteie o cuidado do idoso de forma interprofissional, buscando parcerias nacionais e internacionais.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/335128

 

GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM HISTÓRIA ORAL E SAÚDE DA MULHER

O Grupo de Estudos e Pesquisas em História Oral e Saúde da Mulher vem trazendo contribuições significativas na construção do conhecimento na área da saúde e, mais fortemente no que tange a produção referente à área da saúde da mulher. A História Oral vem ajudando a revelar histórias importantes, principalmente, de mulheres que carregam na sua trajetória de vida, experiências que tem sido a base da construção dos achados de pesquisa capaz de contribuir com o reencantamento do concreto no processo de transformação.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/37271

 

GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA SOBRE ADMINISTRAÇÃO E INFORMÁTICA EM SAÚDE E ENFERMAGEM - GEPAIE

O GEPAIE é composto por docentes do Departamento de Enfermagem Clínica, discentes de graduação e pós-graduação e enfermeiros envolvidos com gestão dos serviços de saúde. O grupo ao longo dos anos vem desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e integração docente-assistencial contribuindo para construção consistente de conhecimentos, e isso, repercute nas diversas publicações e relatórios de pesquisa produzidas pelos pesquisadores. Assim sendo, o Grupo destina-se ao desenvolvimento de estudos em administração e informática em saúde e enfermagem para o ensino, pesquisa, assistência e gestão dos serviços de saúde, tendo por finalidade: - ministrar cursos de administração e tecnologia da informação em saúde e enfermagem para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação; - preparar docentes e enfermeiros para o uso das tecnologias nas atividades profissionais; - divulgar, promover e participar de eventos em administração e informática em saúde e enfermagem.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/23101

 

GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA SOBRE PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM E SAÚDE

O grupo tem por finalidade desenvolver estudos centrados na produção e disseminação do conhecimento científico sobre o processo de cuidar em enfermagem e saúde procurando aplicar os resultados das pesquisas nos níveis de atenção à saúde: prevenção de agravos; promoção à saúde; tratamento e reabilitação de indivíduos e coletividade com problemas de saúde ou em potencialidade de adoecimento nos diversos contextos da prática.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/283425

 

GRUPO DE ESTUDO E QUALIFICAÇÃO EM TUBERCULOSE DA PARAÍBA - GRUPO TB PB

O Grupo de Estudo e Qualificação em Tuberculose da Paraíba (GRUPO TB/PB) é vinculado à Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (REDE TB) e desenvolve pesquisas operacionais junto ao Grupo de Estudos Epidemiológico-Operacional em Tuberculose (GEOTB)da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).O do GRUPO TB PB tem como objetivo produzir conhecimento, mediante projetos localizados e multicêntricos, para subsidiar as ações de controle da tuberculose no Estado da Paraíba, bem como contribuir para a definição de políticas e estratégias que impactem positivamente os indicadores da doença nesse estado e demais Unidades da Federação. O Grupo TB PB, com base em resultados de pesquisas operacionais, tendo como alvo o desempenho das Equipes de Saúde da Família (ESF) no controle à tuberculose, atua na qualificação de trabalhadores da saúde e apoia gestores e equipes gestoras no desenvolvimento de estratégias direcionadas à transformações do processo de trabalhos das ESF e demais trabalhadores do SUS envolvidos com o cuidado ao doente com história de tuberculose e a sua família. O GRUPO TB PB é coordenado pelas Profa. Dras. Jordana Almeida Nogueira e Lenilde Duarte de Sá e agrega estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, profissionais dos serviços de saúde e de equipes gestoras.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/22787

 

GRUPO DE ESTUDO EM DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO, SAÚDE E FONOAUDIOLOGIA

[não há repercussão cadastrada na plataforma do CNPq]

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/221940

 

GRUPO DE ESTUDOS DO MOVIMENTO HUMANO

O grupo realiza estudos do movimento humano com ênfase nos padrões classificados como normais e patológicos. Estes estudos devem repercutir na consolidação de linhas de pesquisa que servirão de base para aplicações: 1. Nos processos de Intervenção e avaliação fisioterapêutica 2. Na concepção de novas técnicas de reeducação do movimento 3. Nos processos de inovação tecnológica em Fisioterapia

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/24409

 

GRUPO DE ESTUDOS DO TREINAMENTO FÍSICO APLICADO AO DESEMPENHO E À SAÚDE (GETFADS)

[não há repercussão cadastrada na plataforma do CNPq]

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/206483

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM FISIOTERAPIA NAS LINHAS DE CUIDADO EM SAÚDE (FISIOLISA)

Com o objetivo de desenvolver a produção de conhecimento nas diversas áreas de linhas de cuidado em Fisioterapia por meio de estudos vinculadas as cinco linhas de pesquisa: a) Fundamentos e práticas na atenção à saúde nas diversas fases do ciclo da vida; b) Desenvolvimento tecnológico em saúde e Fisioterapia; c) Práticas em Fisioterapia na Saúde da Criança, Adulto e Idoso; d) Estudos de avaliação, epidemiologia e saúde; e) Educação Popular em Saúde. Com isso o grupo pretende contribuir nas diversas esferas do ensino de Fisioterapia permitir maior visibilidade à Propesq, CNPq e CAPES, além de visa contemplar e fomentar a produção científica, no âmbito dos programas de pós-graduação lato e stricto sensu existentes, fortalecer a missão institucional de interiorização e descentralização de uma pesquisa de qualidade, que garanta o acesso, o crescimento acadêmico, e com isso criação e fortalecimento de novos programas na UFPB.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/224500

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – GEPSCA

O grupo tem como objetivos promover espaços para discussão, buscando desenvolver o pensamento crítico e reflexivo, e produção científica na atenção à saúde da criança e do adolescente; estudar a atenção à saúde de crianças e adolescentes nas diferentes fases do crescimento e desenvolvimento, apreendendo-as em sua dimensão individual e coletiva, em suas relações com a família e a sociedade em que estão inseridos. É composto por profissionais, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação em enfermagem e áreas afins. Espera-se contribuir para a construção do conhecimento e para a formação de profissionais da área. Os pesquisadores do grupo divulgam os resultados de suas pesquisas em periódicos e eventos científicos.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/26881

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM SAÚDE DA PESSOA EM CONDIÇÕES CRÍTICAS

O grupo através de seus pesquisadores, propõe realizar estudos considerando as correntes filosóficas, teóricas, habilidades e competências que assegurem o embasamento para a construção de produtos técnicos - científicos relacionados as pessoas (adultas e crianças) em condições criticas nos contextos: pré-hospitalar (serviços de transportes móvel e fixo); hospitalar (nas diversas unidades) domiciliar (oriundas do cenário hospitalar) e no âmbito do direito à saúde e seus aspectos legais que assegurem à atenção á saúde dessas pessoas em estado critico. Este Grupo encontra-se vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, onde as ações serão focalizadas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. Com previsão de desfechos primários assegurando o cumprimento de objetivos e alcance dos objetos de estudos. Desfechos secundários, com o encaminhamento dos resultados de pesquisa para publicação em periódicos de Qualis Nacional e Internacional.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/303164

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM TRATAMENTO DE FERIDAS

A criação do grupo de pesquisa surge a partir do momento que verificou-se a importância de estudar e pesquisar a temática em virtude de ser as feridas um grave problema para o ser humano, como para as instituições de saúde, tanto pela sua gravidade e abrangência, sobretudo as crônicas, como também pelos custos sociais e econômicos que produzem. O grupo possui pesquisadores docentes, enfermeiros e discentes envolvidos em estudos e pesquisas sobre o processo de cuidar no tratamento de feridas, bem como a participação em ensaios clínicos de novas coberturas de forma a contribuir na avaliação terapêutica e na eficácia de novas tecnologias no tratamento de feridas.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4802

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FUNDAMENTAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

Os Departamentos de Enfermagem e o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde - UFPB vêm, desde 1988, desenvolvendo estudos e pesquisas relacionados à identificação e testagem de diagnósticos de enfermagem, introduzindo as terminologias de enfermagem no currículo da Graduação e da Pós-Graduação stricto e lato sensu. Começou com a taxonomia da NANDA-I, o que levou a criação deste grupo, em 1991, inicialmente denominado de Grupo de Interesse em Diagnóstico de Enfermagem da Paraíba (GIDE-PB). A partir de 1997, docentes do Grupo envolveram-se com a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem, e incorporaram-se ao projeto de Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva (CIPESC), desenvolvido pela ABEn Nacional. Em 2007, foi aprovado pelo CIE o Centro CIPE® com o objetivo de apoiar o desenvolvimento contínuo da CIPE® e promover o uso dessa terminologia na educação e prática clínica de enfermagem. Atualizado

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6892

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM AUDIÇÃO, EQUILÍBRIO E ZUMBIDO-GEPAEZ

Desenvolvemos pesquisa na área da audição, equilíbrio e zumbido. Juntamente, com as pesquisas que envolvem alunos de graduação e mestrado, o grupo também tem uma extensão de atendimento gratuito a pacientes com queixa de zumbido, por meio de avaliação multidisciplinar. Do ano de 2014 até o presente, atendemos cerca de 500 pacientes com queixa de zumbido e formamos grupos de atendimentos para a intervenção necessária. Além disso, anualmente, organizamos o Encontro Multidisciplinar sobre Zumbido-EMZ para a divulgação e conscientização do zumbido e questões auditivas/equilíbrio. Apresentamos trabalhos em eventos científicos e publicamos nossos resultados em revistas científicas nacionais e internacionais. Temos contato/convênio com pesquisadores da universidade de Manchester-UK,University of Zurich, Universidade Tuiuti do Paraná e de São Paulo.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/161860

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ENFERMAGEM FORENSE

O GEPEFO teve início na Universidade Federal de Pernambuco, porém, por motivos de redistribuição docente, ele foi excluído na UFPE e aberto na UFPB. O grupo é responsável pela formação de graduandos, alunos de iniciação científica, mestrandos, doutorandos, doutorandos-sanduiche e pós-doutorandos. Possui parcerias Nacionais e Internacionais, além de projetos aprovados em editais de fomento internos e externos a UFPB. Os pesquisadores do GEPEFO tem vinculação com a graduação e pós-graduação da UFPB e de outras Instituições de Ensino Superior.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/317884

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EPIDEMIOLOGIA DA ATIVIDADE FÍSICA – GEPEAF

O GEPEAF está vinculado ao Departamento de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba. O grupo desenvolve estudos sobre a prática de atividade física e comportamentos sedentários, com foco na análise da distribuição desses comportamentos na população, seus fatores correlatos e determinantes, e inter-relações com indicadores de saúde e qualidade de vida, bem como no desenvolvimento e testagem de instrumentos para mensurar esses desfechos e indicadores de saúde e qualidade de vida. O GEPEAF também tem interesse em investigar os efeitos de intervenções sobre a atividade física, comportamentos sedentários e indicadores de saúde e qualidade de vida, sobretudo na população jovem (crianças e adolescentes).

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/40622

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM GÊNERO E SAÚDE MENTAL - GEPGESAM

Projeto que tem como objetivo investigar a relação entre os pressupostos teóricos - anunciados como política de saúde mental - e a prática profissional que a realiza, por meio dos processos de trabalho, nos serviços públicos destinados a esse fim. O estudo se justifica tendo em vista que o processo de descentralização das ações e serviços de saúde requer avaliações e análises para subsidiar gestores e técnicos na redefinição de diretrizes, estratégias e objetivos para a efetivação do atual sistema de saúde. A importância do estudo decorre da necessidade de se ampliar a compreensão sobre os avanços e os desafios que o movimento pela Reforma Sanitária e pela Reforma Psiquiátrica apresentam, depois de 20 anos de sua formulação como políticas de saúde, e pela oportunidade de se tentar impulsionar as conquistas nesse sentido, corrigindo possíveis falhas e produzindo novos conhecimentos que contribuam para sua consecução no estado da Paraíba. Os resultados desse estudo possibilitarão a difusão de novos conhecimentos produzidos na prática profissional, podendo contribuir também para a construção de novas possibilidades de atenção em saúde, tanto para as pessoas que apresentam transtornos psiquiátricos, como para as pessoas em situação de maior vulnerabilidade para o adoecimento de uma maneira geral, além de permitir à equipe de saúde/saúde mental um processo de trabalho articulado e com possibilidades de emancipação da opressão ideológica, característica do modelo de assistência tradicional contribuindo para a construção de um sistema local de saúde, mais acessível, integral e efetivo.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/31957

 

GRUPO DE ESTUDOS EM ATIVIDADE FÍSICA E DESFECHOS EM SAÚDE

O Grupo de Estudos em Atividade Física e Desfechos em Saúde - GEADES tem por objetivo formar pesquisadores éticos, competentes e comprometidos socialmente para o desenvolvimento de projetos de pesquisa que busquem avaliar as possíveis relações e o impacto da atividade física em diferentes desfechos em saúde de crianças e adolescentes. busca analisar associações entre atividade física e diferentes indicadores de aptidão física, marcadores saúde física,

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/575144

 

GRUPO DE ESTUDOS EM DESEMPENHO ESPORTIVO

[não há repercussão cadastrada na plataforma do CNPq]

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/338030

 

GRUPO DE ESTUDOS EM NEUROCIÊNCIAS (GENE)

O GENE busca aliar ciência, tecnologia e saúde, aplicadas ao vasto ramo da neurociência. Com projetos desenvolvidos nos diferentes ciclos de vida (saúde da criança, do adulto e do idoso) buscamos investigar os mecanismos subjacentes às adaptações corticais e subcorticais associadas à neuroplasticidade, a fim de propor práticas terapêuticas individualizadas e eficientes.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/506077

 

GRUPO DE ESTUDOS EM POLÍTICAS, PROGRAMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE

Grupo de pesquisadores docentes e discentes da saúde coletiva do Departamento de clinica e Odontologia social, Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, PET-Saúde e Pós-Graduação em odontologia. O Grupo tem projetos aprovados pelo CNPq: Universal, CT-HIDRO, CNPq-saúde indígena, FAPESq- CNPq.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/19411

 

GRUPO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA

O grupo se propõe a realizar estudos na área de saúde coletiva relacionados à atuação da fisioterapia, à epidemiologia e à organização dos serviços de saúde, no sentido de produzir conhecimentos que possam subsidiar a elaboração e implantação de políticas de saúde para garantia da integralidade na atenção à saúde da população em geral e das pessoas com deficiência física em particular.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8183

 

GRUPO DE ESTUDOS EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

O presente grupo de pesquisa trará contribuições para a saúde da criança e do adolescente na atenção primária à saúde, com temas relacionados as prioridades de pesquisa, como projeto Rede Cegonha, doença crônica na infância, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, consulta de Enfermagem na Estratégia Saúde da Família (ESF), acolhimento e vínculo da família da criança e do adolescente na ESF, violência contra crianças e adolescentes, dentre outros temas relevantes. Pretende-se também formar profissionais de Enfermagem com visão crítica, reflexiva e com motivação para buscar tecnologias para a melhoria do cuidado à criança, ao adolescente e sua família, e contribuir para a Educação Permanente dos profissionais da Atenção Primária à Saúde.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/40512

 

GRUPO DE ESTUDOS EM SAÚDE, SEXUALIDADES, GÊNERO E SAÚDE MENTAL

O Grupo de estudos em Saúde, Sexualidades, Gênero e Saúde Mental - GeSex está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - UFPB, foi criado em agosto de 2017 com o objetivo de pensar as existências e vivências da população no que tange às Sexualidades e ao Gênero e suas interseções com a Saúde Mental, enfermagem, saúde e áreas afins. São propostas de estudos: relações de gênero; violências pautadas em gênero e diversidades sexuais e impacto na saúde Mental; as fronteiras simbólicas que envolvem corpo, gênero e sexualidades; as políticas que envolvem corpo, gênero e as sexualidades; sofrimento mental na vivência corporal do gênero e das sexualidades; família e as vivências com as sexualidades; corpo e gênero; o HIV/Aids e as interconexões com a experimentação sexual e de gênero.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/279984

 

GRUPO DE ESTUDOS EM TREINAMENTO E RENDIMENTO ESPORTIVO

[não há repercussão cadastrada na plataforma do CNPq]

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/256164

  

GRUPO DE PESQUISA EM ALIMENTOS, BIOATIVOS E NUTRIÇÃO: NA SAÚDE E NA DOENÇA - DA GESTAÇÃO À SENESCÊNCIA (GPABIN) 

Nossa atividade de pesquisa tem contribuído no âmbito científico, intelectual, tecnológico e social, através da geração de artigos, livros e patentes de elevado impacto, com enfoque em quatro linhas principais. Com 15 anos de atuação, trabalhamos em conjunto com cooperativas de produção de alimentos e indústrias de processamento, o que tem impactado em transferência de tecnologias e conhecimentos técnico-científicos, agregação de valor aos produtos, com consequente contribuição no desenvolvimento sustentável, social e econômico da região e com as políticas públicas voltadas à Alimentação e Nutrição. Realizamos trabalhos de validação de metodologias de análise de alimentos e de materiais biológicos, bem como de protocolos para indução de dislipidemia, obesidade e jejum intermitente em roedores, o que impacta diretamente no desenvolvimento intelectual e científico da área. Nossos trabalhos têm sido divulgados em mídias sociais e reportagens, o que forma um canal direto com a sociedade.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/690473

 

GRUPO DE PESQUISA EM AUDIOLOGIA-GPA

Investiga a audição considerando o seu desenvolvimento, sua função, aspectos clínicos e tecnológicos, como também sua relação com a linguagem, cognição e os diversos contextos ambientais e educacionais. A audição constitui o objeto de estudo, incluindo, os processos fisiopatológicos, a promoção da saúde auditiva, a prevenção dos distúrbios auditivos, a avaliação, diagnóstico e reabilitação, bem como as estratégias de orientação e assessoria fonoaudiológica.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/201620

 

GRUPO DE PESQUISA EM CINEANTROPOMETRIA E DESEMPENHO HUMANO

O grupo de pesquisa em Cineantropometria e Desempenho Humano está vinculado ao Laboratório de Cineantropometria e Desempenho Humano (LABOCINE) e é um segmento de regime especial, ligado ao Deptº de Educação Física (DEF), ao Núcleo de Pesquisa em Ciências do Movimento Humano (NPCHM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e ao curso de mestrado e doutorado em Educação Física, consorciado. Criado em 2006, pelo Prof. Dr. Solon José Gonçalves de Sousa (em memória), busca contribuir no desenvolvimento de pesquisas em diferentes faixas etárias, situações especiais, nos mais variados setores, produzindo publicações de seus resultados. A missão é preparar professores e pesquisadores capacitados, qualificados e comprometidos na produção do conhecimento em educação física, com a finalidade de favorecer a sociedade e a comunidade acadêmica. A visão é ser reconhecido como um centro de excelência, em diferentes tipos de treinamento físico-desportivo.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/19209

 

GRUPO DE PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO INFANTIL E COTIDIANO

[não há repercussão cadastrada na plataforma do CNPq]

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/221622

 

GRUPO DE PESQUISA EM DOENÇAS CRÔNICAS

As repercussões esperadas do grupo de pesquisa articulam-se à realização de estudos com diferentes abordagens teórico-metodológicas, instrumentais e analíticas que propiciem o desenvolvimento e aplicação de ferramentas para prevenção, controle e cuidados em saúde no contexto das doenças/condições crônicas

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/38112

 

GRUPO DE PESQUISA EM LAZER E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

O Grupo de Pesquisa formou-se no início de 2006 quando da atuação na Universidade Federal de Santa Maria/RS. Atualmente atua na Universidade Federal da Paraíba, mediante a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão, no campo da Educação Física, principalmente nos seguintes temas: lazer, jogo, patrimônio, cultura e formação profissional.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/592586

 

GRUPO DE PESQUISA EM NEUROCIÊNCIA, EXERCÍCIO FÍSICO E DESEMPENHO ESPORTIVO (GENEXDES)

O Grupo de Pesquisa em Neurociência, Exercício Físico e Desempenho Esportivo (GENEXDES) foi criado em 2015 pelo Dr. Leonardo de Sousa Fortes. O grupo desde então tem se debruçado a conduzir investigações no tocante a neurociência aplicada ao desempenho humano. Mais especificamente, as linhas de pesquisa do grupo envolvem efeitos agudos e repetidos da fadiga mental, treinamento percepto-cognitivo (realidade virtual, visão estroboscopica, treinamento cognitivo) e neuromodulação (estimulação cerebral não-invasiva) no desempenho humano (endurance e força) e esportivo (habilidades percepto-cognitivas e técnico-táticas. O GENEXDES é referência nacional na área da neurociência e desempenho humano, sendo indicado em 2017 o grupo de pesquisa que mais produziu ciência na área da Psicologia do Esporte. Internacionalmente o GENEXDES também tem se destacado, uma vez que está entre os 3 grupos que mais produziu artigos científicos na área da fadiga mental e desempenho esportivo.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/759538

 

GRUPO DE PESQUISA EM ODONTOPEDIATRIA E CLÍNICA INTEGRADA

O Grupo de Pesquisa em Odontopediatria e Clínica Integrada (GPOCI) foi criado em 2001. Desde esta data vem se dedicando às atividades de pesquisa, particularmente aquelas que envolvam a articulação entre graduandos e pós-graduandos (mestrandos/doutorandos), buscando a integração com as atividades de ensino e extensão. Estes trabalhos são apresentados em relevantes eventos internacionais, como a IADR, e nacionais, como a SBPqO. Destacamos a criação do periódico "Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada", estando ele indexado em bases de dados nacionais e internacionais. Este periódico é editado pela UEPB, contando com o apoio da Associação de Apoio à Pesquisa em Saúde Bucal (APESB) e da UFPB. Esta associação apoia a PBOCI e outras iniciativas do GPOCI, como a implementação de cursos semestrais de Metodologia Científica, cujos trabalhos de pesquisa são apresentados na Mostra de Iniciação Científica em Odontologia (MICO).

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6295

 

GRUPO DE PESQUISA EM SAÚDE, SOCIEDADE E CULTURA – GRUPESSC

O Grupo de Pesquisa em Saúde, Sociedade e Cultura (GRUPESSC) possui como objetivo principal a produção de conhecimento sobre as relações entre cultura, sociedade e práticas de saúde. Trata-se de um grupo multidisciplinar que aglutina pesquisadores docentes e discentes da UFPB nas áreas das Ciências Sociais e da Saúde. Assim, busca-se compreender os processos sócio-culturais relacionados ao campo da saúde, isto é, processos que estão inscritos direta ou indiretamente nas próprias práticas de saúde. Pretende-se ainda investigar os aspectos sociais, políticos e culturais que incidem e formam o campo temático e complexo da saúde coletiva. Ementa: processos sócio-culturais relacionados ao campo da saúde; instâncias mediadoras entre ações sociais, práticas e modelos de atenção em saúde; identidades individuais e coletivas no campo da saúde; relações de gênero e a influência do sexo e da sexualidade na saúde. As atividades do GRUPESSC incluem: 1. a realização de pesquisa sobre temáticas diversas na interface saúde, sociedade e cultura; 2. a divulgação de conhecimento por meio de publicação de artigos e organização/participação em eventos científicos; 3.a qualificação de profissionais na área de ciências sociais da saúde; 4. a orientação de discentes da graduação e da pós-graduação no campo das ciências sociais e da saúde; 5. a colaboração com instituições e programas de saúde no planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas de saúde; 6. a produção de projetos de extensão com ênfase na relação saúde e sociedade.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/19430

 

GRUPO DE PESQUISAS EM PEDAGOGIA DA CORPOREIDADE

O GEPEC, criado em 2006, vinculado ao Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB e ao DEF/CCS/UFPB. Caracteriza-se pelas investigações e intervenções em torno do brincar, abordando-o em duas linhas de pesquisa: Pedagogia da Corporeidade-PC (líder Pierre Gomes-da-Silva) & Estudo da Cultura Popular Aplicada à Educação Física (líder Marcello F Bulhões Martins). A PC consiste numa metodologia de ENSINO, de PESQUISA e de FORMAÇÃO DE PROFESSORES que tematiza o JOGO como instância básica para o conhecimento de si e do mundo e investiga seus Efeitos Semióticos para com a cultura, a saúde e a educação. Suas repercussões estão na INOVAÇÃO de METODOLOGIAS DE ENSINO para diferentes públicos (crianças, jovens, idosos, pessoas com deficiências, dependentes químicos), em diversos contextos (escolas, CAPS, ILPs, museus) e distintos objetivos (educativos, artísticos e terapêuticos). E METODOLOGIA DE PESQUISA, abordagem semiótica da situação de movimento como linguagem.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/41575

  

GRUPO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS E PESQUISAS EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E ÁREAS AFINS – GIEPRSAA

objetivos: a) Favorecer um novo modo de pensar e pesquisar em conjunto, fazendo com que interajam os vários saberes especializados; b) Possibilitar aos profissionais de várias áreas do conhecimento envolvidos bem como aos estudantes de pós-graduação e graduação um aprofundamento de conhecimento sobre as Representações Sociais e temáticas associadas a esse aporte teórico, por se tratar de uma área de estudos bastante recente e que abre novas e fecundas perspectivas de abordagens às pesquisas, ensino e extensão; b) Consolidar a formação teórico-metodológica no âmbito da UFPB e parcerias interinstitucional, congregando especialistas das mais diversas áreas, interessados em temas pertinentes a teoria; c) Consolidar a interdisciplinaridade hoje imprescindível à elaboração de conhecimentos, mediante a interação de professores e estudantes de Graduação e Pós-Graduação de diversas áreas, das Ciências Humanas e da Saúde, entre outras;

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/12218

 

GRUPO INTERNACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENVELHECIMENTO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS-GIEPERS

Contribuir com a produção de artigos científicos, capítulos de livros a serem publicados a partir da construção de conhecimentos na área do envelhecimento, no âmbito nacional e internacional`, para fortalecer as políticas públicas de saúde, em particular nas Unidades Básicas de Saúde, apontando aspectos relevantes à implementação estratégias de atendimentos subsidiadas em realidades sociais singulares; - Consolidar grupos de estudos e pesquisas multicêntricos em nível internacional; - Divulgação de resultados de pesquisas em eventos científicos nacionais, internacionais acerca dessa temática, favorecendo as trocas de conhecimentos entre pares; - Encaminhamento de relatórios de pesquisas para as Unidades Básicas de Saúde para subsidiarem atendimentos integral aos idosos; - Contribuir à formação de recursos humanos especializados e treinados na área da saúde do idoso; - Favorecer a articulação da Pós-Graduação com a Graduação e a Comunidade, partir da incrementação de estudos e pesquisas envolvendo pesquisadores, alunos de pós e de graduação e profissionais; - Possibilitar um espaço para diálogos entre acadêmicos e serviços com a integração alunos de graduação em projetos de PIBIC-CNPq, em parceria com alunos de pós-graduação; - Incrementar grupos de estudos e pesquisas multicêntricos sobre o envelhecimento, em níveis nacional e internacional, integrando pesquisadores, alunos e profissionais; - Colaborar na formação de recursos humanos especializados à área do envelhecimento.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1837

 

GRUPO INTERNACIONAL DE PESQUISAS EM SAÚDE, ENVELHECIMENTO E FUNCIONALIDADE

Promover a compreensão sobre o envelhecimento ativo; Contribuir nas soluções para as demandas de atenção à saúde da pessoa idosa; Desenvolver e aprimorar inovações em tecnologia de mercado voltados ao público idoso; Desenvolver caminhos e estratégias para aplicabilidade das políticas públicas em saúde da população idosa; Inserir novas possibilidades em pesquisa sobre o envelhecimento, saúde e funcionalidade, a partir do estimulo à iniciação cientifica em programas de graduação, bem como a produção técnica e cientifica em programas de pós-graduação

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/514398

 

GRUPO MULTICÊNTRICO ESTUDO & PESQUISA BIOQUÂNTICA – GMPBIO

A concepção que norteou a formação do Grupo foi em desenvolver estudos e pesquisas de natureza quântica, paradigma este que substancia as ciências em especial neste século XXI e é recepcionada por setores avançados da medicina e ciências da saúde. Em especial por se tratar da integração de práticas terapêuticas e complementares pela qualidade de vida e saúde. Tais práticas são concebíveis nas mais diversas expressões terapêuticas do oriente e ocidente, ora com suas tradições e suas inovações para o cuidado com a vida. - Estudos e Pesquisa científica bioquântica; - Atendimento a pacientes; - Reuniões com o Grupo e Palestras na Comunidade; - Publicações na Mídia e Revistas Indexadas; - Aplicação de práticas integrativas quânticas, visando a melhoria da qualidade de vida das populações estudadas. VISÃO: Expandir a produção do conhecimento científico bioquântico. VALORES: Respeito, lealdade, compromisso, espírito científico e excelência nas relações pessoais e sociais.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/346130

 

­­LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

O Laboratório de Estudos de Pesquisas em Atividade Física e Saúde tem como objetivo formar quadro de pesquisadores no campo da atividade física e saúde; desenvolver metodologias interdisciplinares e ferramentas para o campo da atividade física e saúde; estudar aspectos associados à inter-relação atividade física, aptidão física e saúde, aos determinantes sociais da saúde e à qualidade de vida; investigar a articulação entre saúde, modos de vida, condições ambientais e de trabalho. Dentre as suas atividades destaca-se a realização de consultoria sobre qualidade de vida relacionada à saúde e ao trabalho, a elaboração de cursos, oficinas, palestras e eventos que veiculem aspectos relacionados à atividade física e saúde, bem como a concepção e disponibilização real e virtual de material instrucional para a comunidade acadêmica e em geral.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/21938

 LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E LAZER DA PARAÍBA - LEPELPB

 

Os projetos do Grupo LEPEL PARAÍBA estarão integrados à pesquisa matricial do Grupo LEPEL/FACED/UFBA e aos projetos desenvolvidos com os demais grupos e pesquisadores que compõem a REDE LEPEL. O Grupo LEPEL/PARAÍBA constitui-se num coletivo formado por professores do ensino superior e da educação básica e estudantes que tem na teoria do conhecimento que embasa a pesquisa matricial da REDE LEPEL/FACED/UFBA uma íntima relação com o que estes vem pesquisando, estudando e trabalhando. Nesse sentido, desenvolvem suas pesquisas a partir da referência do materialismo histórico-dialético, da pedagogia histórico-crítica, da psicologia histórico-cultural e da abordagem crítico-superadora de ensino da Educação Física .

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/767106

 

LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM TREINAMENTO FÍSICO TOTAL PARA O ESPORTE, SAÚDE E LAZER (PRÓTREINO)

O Grupo de Estudos em Treinamento Físico Total (PRÓTREINO), nome originado a partir de um Projeto de Extensão homônimo e vinculado ao Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde da UFPB, tem a missão de ampliar a produção de conhecimento por meio do desenvolvimento de pesquisas sistematizadas tendo como objeto de observação as diversas práticas de atividades físicas e demais determinantes associados, no campo do esporte, lazer e saúde da comunidade de João Pessoa-PB. O PRÓTREINO justifica a sua relevância social, política e socioeconômica pela inserção do exercício físico no hábito de vida das pessoas com o propósito de investigar desde os aspectos biológicos como a promoção da saúde e redução a exposição aos riscos de doenças súbitas e outras crônicas degenerativas, como também de contribuir nas pesquisas socioculturais relativas as diversas questões que envolve o binômio atividade física e estilo de vida.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/531258

 

LABORATÓRIO DE PESQUISAS EM SAÚDE – LAPS

FORMAR PESQUISADORES CIDADÕES CRÍTICOS E CONSCIENTES E CONTRIBUIR PARA O ENTENDIMENTO DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL E SUAS CONSEQUENCIAS NA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA. i) Planejar e desenvolver pesquisas para a produção de novos conhecimentos em SAN; ii) Identificar condições de vulnerabilidades de subgrupos populacionais como crianças, gestantes, nutrizes, idosos, população quilombola, indígenas, agricultores familiar e avaliar as situações de Insegurança Alimentar e Nutricional destes grupos e suas consequências; iii) Capacitar pesquisadores ligados ao tema da Segurança Alimentar e Nutricional; iv) Capacitar gestores e tomadores de decisão sobre SAN, estimulando ações e políticas de enfrentamento da Insegurança Alimentar e suas consequências; v) Desenvolver atividades de cooperação internacional.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/476137

 

LAISTHESIS

O grupo pretende ser uma referência nos estudos sobre corpo, estética e sociedade. A intenção é pesquisa sobre a estética como teoria do sentir para pensar o corpo em diferentes contextos sociais e considerá-lo como forma de vida no âmbito da educação física como pratica corporal.

 http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/711873

 

LAPESN - GRUPO DO LABORATÓRIO DE PESQUISA EM SAÚDE MENTAL E NEUROCIÊNCIAS

[não há repercussão cadastrada na plataforma do CNPq]

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/181917

 

 

LEDDIs - LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM DEGLUTIÇÃO E DISFAGIA

O Laboratório de Estudos em Deglutição e Disfagia (LEDDis) pretende gerar repercussões científicas, clínicas e sociais que estimulem o avanço da área, especialmente na região Nordeste do Brasil. Para isso, o LEDDis contará com um grupo intra e interinstitucional de colaboradores e a ampla divulgação de suas pesquisas em veículos científicos de comunicação oral e escrita. Espera-se estimular a formação de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento com interesse em estudar a deglutição e seus transtornos. O LEDDis possui como eixos de investigação: (1) contribuição de métodos, técnicas, equipamentos e outros recursos de natureza quantitativa em deglutição e disfagia; (2) investigação das propriedades psicométricas de instrumentos de diagnóstico e monitoramento terapêutico em diferentes populações ao longo da vida

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/205400

 

LIEV - LABORATÓRIO INTEGRADO DE ESTUDOS DA VOZ

A visão do LIEV é fomentar a formação em pesquisa científica de discentes de graduação e pós-graduação e profissionais que tenham interesse pelo estudo da voz humana, com a integração de diversas ciências, além da articulação entre a teoria, prática e rigor metodológico. O LIEV tem por objetivo realizar estudos e pesquisas sobre os processos envolvidos na produção e percepção da voz, abordando aspectos anatômicos, neurológicos, fisiológicos, acústicos, cognitivos e comportamentais em diferentes contextos da comunicação humana, incluindo indivíduos com e sem alteração em tais processos, além de investigar a variabilidade e o desenvolvimento de voz ao longo dos ciclos de vida, e o uso em situações de comunicação profissional, seja na modalidade falada ou cantada. O LIEV tem como meta se tornar um grupo de estudos e pesquisas de referência na área da voz humana com impacto no âmbito regional, nacional e internacional, colocando o Nordeste, mais especificamente a Paraíba, em destaque.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/589066

 

LIGA DE ESTUDOS EM FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL – LEFIDEF

Contribuir para o crescimento das intervenções em Fisioterapia dermato funcional baseada em evidências científicas. Desenvolvimento de novas ferramentas de avaliação em fisioterapia dermato funcional.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/49726

 

MEDICINA SOCIAL: DIREITO, SAÚDE E CIDADANIA

A Medicina Social é um dos ramos das ciências da saúde e humanas que mais tem avançado no conhecimento da saúde individual e coletiva, manifestando impacto noutros ramos do saber (e.g. Psicologia, na Economia, na Sociologia, na Antropologia e nas Ciências da Vida e da Saúde). Um dos traços distintivos da Medicina Social, para além do seu caráter integrativo, reside na inovação e exigência metodológicas, conciliando e entrecruzando distintas técnicas e métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa, reforçando o desenvolvimento da epidemiologia social como plataforma de excelência orientada para a investigação sobre as fronteiras da relação entre o indivíduo e a sociedade. A criação deste grupo de pesquisa visa contribuir para a necessária implementação de uma área inovadora, ainda em afirmação no Brasil, mas amplamente consolidada em prestigiadas Universidades Europeias e Norte-Americanas.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/368851

 

MICOLOGIA - INFECÇÕES MICÓTICAS

-O trabalho do grupo é relevante no sentido de executar e esclarecer o diagnóstico de infecções por fungos, em especial, das micoses superficiais e oportunistas, as quais existem numa alta frequência em nossa região, associadas ao clima tropical, fatores genéticos e condições sócio- econômicas. É útil e fundamental na orientação da terapêutica medicamentosa dessas infecções, que por vezes, são severas e fatais para o hospedeiro. -Com relação à atividade antifúngica e antibacteriana, a proposta do nosso trabalho é a investigação de novos produtos antibióticos ou antimicrobianos de origem natural ou sintética, com o objetivo de identificar possíveis moléculas e que possam ser utilizados na produção de fármacos para o tratamento das mais diversas patologias.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/14292

 

NEHAS - NÚCLEO DE ESTUDOS EM HIV/AIDS, SAÚDE E SEXUALIDADE

O grupo de pesquisa desenvolve estudos pautados em diferentes abordagens metodológicas, na perspectiva de investigar os contextos que vulnerabilizam diferentes segmentos (jovens, idosos e mulheres) ao HIV e Aids. A complexa interação com as dinâmicas sociais, culturais, econômicas e políticas, e expansão da infecção para grupos com menores suportes sociais e oportunidades de desenvolvimento, impõe desafios adicionas e imprescindíveis na elaboração de respostas estratégicas que considerem as determinações histórico-culturais, valores morais, desigualdades sociais e nas relações de gênero, discriminações étnicas, raciais, religiosas como fatores de vulnerabilização ao HIV.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2706

 

NELF - NÚCLEO DE ESTUDOS EM LINGUAGEM E FUNÇÕES ESTOMATOGNÁTICAS

Espera-se desenvolver pesquisas que alcancem a intervenção fonoaudiológica no contexto da linguagem, da aprendizagem, da fluência e das funções estomatognáticas, desde o recém-nascido ao idoso. Sendo assim, almeja-se a dissipação do conhecimento na Fonoaudiologia, considerando-se o desenvolvimento humano típico e aqueles que revelem necessidades educacionais específicas.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/90716

 

NEUROCONEXÕESUFPB

[não há repercussão cadastrada na plataforma do CNPq]

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/589626

 

NÚCLEO DE CUIDADO EM SAÚDE

O Núcleo de Cuidado em Saúde (NUCES) tem como principal objetivo o desenvolvimento de Projetos e ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação junto à Universidade Federal da Paraíba, Farmácia Escola (FE), Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), Instituto Paraibano de Envelhecimento (IPE), Centro de Referências de Atenção à Saúde (CRAS), Secretaria Municipal e Estadual de Saúde da Paraíba e demais Instituições vinculadas, destacando-se a importância das parcerias nacional e internacionais, internas e externas à Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Serão contempladas as seguintes linhas de pesquisa: Farmácia Clínica; Cuidado Farmacêutico, Design e Implantação de Serviços Farmacêuticos destinados ao paciente, família e comunidade; Cuidado Farmacêutico em Saúde Mental; Cuidado Farmacêutico em Gerontologia; Cuidado Farmacêutico no âmbito das Práticas Integrativas e Complementares; Saúde Baseada em Evidências; Avaliação de Tecnologias em saúde.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/591706

 

NUCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM AGRAVOS E DOENÇAS INFECCIOSAS E QUALIDADE DE VIDA

Este núcleo de pesquisa tem o principal objetivo de promover, realizar e desenvolver junto a comunidade acadêmica estudos e pesquisas sobre epidemiologia, prevenção e controle de doenças e agravos infecciosos, com ênfase as infecções causadas por vírus hepatotróficos, sífilis, HIV, AIDS em diferentes grupos e populações, na perspectiva dos cuidados de enfermagem e Qualidade de vida de pessoas acometidas.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/323647

 

NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE (NEDHUS)

O Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento Humano e Saúde (NEDHUS) apresenta uma proposta de integração multidisciplinar, sendo composto por profissionais, docentes e estudantes de diversas áreas do saber. Espera-se, com isso, problematizar e discutir aspectos transversais do desenvolvimento humano que apresentam impacto direto sobre a saúde.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/764636

 

NÚCLEO DE PESQUISAS EM ENVELHECIMENTO, SAÚDE MENTAL E ADICÇÕES – NUPESMA

O NUPESMA está sendo oficializado junto ao CNPq em abril de 2019, mas já existe de fato desde o ano de 2016 com reuniões periódicas e pesquisas finalizadas, como Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Residência em Saúde Mental, Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Enfermagem, Dissertação e Tese. Os líderes do grupo são professores permanentes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Atualmente conta com a colaboração interinstitucional da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, da Universidade de Pernambuco-UPE, do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Ipojuca e colaboração internacional com a Escola Superior de Enfermagem do Porto - Universidade do Porto.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/462137

 

OCUPAÇÃO E SAÚDE

O grupo tem por objetivo congregar estudos e pesquisas acerca da ocupação humana e sua relação com a saúde e bem estar centrando sua atenção na produção de conhecimento voltado para promoção, prevenção e recuperação da saúde e produção de cuidados a populações de diferentes faixas etárias, condições sociais e/ou de saúde, em diversos contextos sócio-culturais. Tem-se como perspectiva teórica a Ciência da Ocupação, esta estuda e analisa as formas, funções e significados das ocupações nas diferentes fases do desenvolvimento humano. Compreendendo que esta ciência fundamenta tanto o campo teórico quanto a prática da Terapia Ocupacional, possibilitando metodologias de pesquisa adequadas aos interesses da profissão. As linhas de pesquisa integrantes do grupo investigam o processo de construção das ocupações humanas, como se dão as escolhas ocupacionais, como os sujeitos e os grupos constroem seus significados, utilizam e desenvolvem suas habilidades e competências no cotidiano e como estes se reconhecem e reconhecem as suas ações. Busca-se identificar, analisar e interpretar as desordens no desempenho das ocupações, assim como, o processo de intervenção das políticas públicas de saúde e as políticas inclusivas de educação e assistência social nas questões sociais e de saúde da população.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/19828

  

PESQUISAS EM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE

Produção de pesquisa cientifica sobre as Práticas Integrativas e Complementares, envolvendo alunos de vários cursos de graduação do centro da saúde e profissionais de saúde e Docentes da UFPB da área da saúde. Realiza reuniões mensais, dais quais ocorrem exposições sobres as PICS e produção de pesquisas desenvolvidas no campo. Criação de ferramentas próprias para difusão do acesso as PICs e ferramentas para subsidiar a prática terapêutica. Participações em Congressos nacionais e internacionais com ênfase nas PICs e publicações de artigos científicos para revistas com foco nas PICs.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/603287

 

POLÍTICAS, EDUCAÇÃO E CUIDADO EM SAÚDE

[não há repercussão cadastrada na plataforma do CNPq]

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/34133

 

PROPRIEDADE INTELECTUAL

 [não há repercussão cadastrada na plataforma do CNPq]

 http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/721653

 

SAÚDE MENTAL E DIVERSIDADES

[não há repercussão cadastrada na plataforma do CNPq]

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/195457

 

SAÚDE MENTAL, FAMÍLIA E REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Realizar discussões crítico-reflexivas com os alunos de Terapia Ocupacional, terapeutas ocupacionais, e produzir conhecimento acerca da Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, do processo de Reforma Psiquiátrica no Brasil na contemporaneidade, seus avanços, retrocessos e desafios. Acrescenta-se o desenvolvimento de estudos sobre: a Terapia Ocupacional, o universo da saúde mental, mediante a realização de pesquisas com gestores, trabalhadores da saúde, pessoas em sofrimento psíquico e com transtorno mental, com uso abusivo de álcool e outras drogas e seus respectivos grupos familiares, dentre outras temáticas de interesse do mencionado grupo.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/43483

 

SAÚDE PÚBLICA E SEGURANÇA DO PACIENTE

Considerando o Programa Nacional de Segurança que tem como missão "Promover a qualidade da atenção à saúde ao liderar ações estratégicas para a segurança do paciente" instituído através da Portaria MS n0 529/2013 e regulamentado pela RDC n0 36/2013. Considerando que os pesquisadores integrantes deste grupo têm experiência na área de farmacologia, propõe-se a determinar o perfil geral de utilização de medicamentos e remédios naturais em vários segmentos etários, visando assegurar o uso racional de medicamento pela população, pois a utilização irracional dos mesmos expõe os pacientes a riscos potenciais, sendo fundamental o conhecimento de estratégias de prescrição, dispensação e administração racional de fármacos. Adicionalmente, o grupo realizará projetos interdisciplinares envolvendo a farmacologia clínica, a epidemiologia, bem como a avaliação de fármacos psicotrópicos, contribuindo desta forma com a formação de recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação em várias áreas.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/36743

 

TERAPIA OCUPACIONAL - SAÚDE E TRABALHO

Produzir conhecimento acerca da interface do trabalho e da saúde, em diferentes contextos institucionais de saúde e trabalho, considerando os diferentes segmentos de trabalhadores, a fim de conhecer como esta relação influencia a qualidade de vida e/ou processos de adoecimento no trabalho. Espera-se com isso fornecer subsídios para discussões e intervenções das práticas interdisciplinares, contribuindo para melhorias das políticas de saúde voltadas para o trabalhador. Os temas de estudo são: Ergonomia da Atividade; Saúde e Trabalho; Saúde Mental e Trabalho; Reabilitação Profissional, Retorno e Permanência no trabalho; Violência no Trabalho; Trabalho Vulnerável; Precarização no Trabalho; Psicodinâmica do trabalho; Políticas Públicas; Terapia Ocupacional e Trabalho; Processo de Trabalho e Saúde Física e Mental.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/546798

 

TERAPIA OCUPACIONAL SOCIAL: FUNDAMENTOS, RECURSOS E POPULAÇÕES

[não há repercussão cadastrada na plataforma do CNPq]

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/319644

  

VIDA ADULTA E COTIDIANO

As pesquisas sobre vida adulto e cotidiano tem como motivação fomentar um aprofundamento sobre os temas: vida adulta, ocupações, cotidianos e espiritualidade e práticas religiosas, no campo da terapia ocupacional. Publicações em periódicos científicos; organização de livros e escrita de capítulos de livros; organização e participação em eventos científicos e culturais; Orientação de graduandos e em iniciação científica, resultando em participação em eventos científicos e publicações na área. Criação do laboratório de Estudos da Vida Adulta e Cotidianos - ADULTECER.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/373550