O N√ļcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Biomateriais (NEPIBio) √© um √≥rg√£o suplementar da Universidade Federal da Para√≠ba (UFPB), vinculado ao Centro de Ci√™ncias da Sa√ļde (CCS), conforme o disposto na al√≠nea ‚Äúf‚ÄĚ, do art. 35, do Regimento Geral da UFPB. O NEPIBio √© um √≥rg√£o executivo de car√°ter consultivo e de assessoramento, com autonomia t√©cnico-administrativa e cient√≠fico-acad√™mica na forma constante da referida Resolu√ß√£o, e regido pelas normas estatut√°rias e regimentais desta Universidade, pela Resolu√ß√£o CONSEPE n¬ļ. 26/96 e pela Resolu√ß√£o 30/2010 do CONSEPE.

Este N√ļcleo √© composto por docentes do Centro de Ci√™ncias da Sa√ļde (CCS) da UFPB em regime de dedica√ß√£o parcial, vinculados aos Departamentos: Odontologia Restauradora (DOR), Clinica e Odontologia Social (DCOS), Morfologia (DM), Escola T√©cnica em Sa√ļde (ETS), por docentes de outros Centros da UFPB¬† (CT), servidores¬† t√©cnicos, bem como por discentes de gradua√ß√£o e de p√≥s-gradua√ß√£o, al√©m de estagi√°rios e pesquisadores envolvidos em atividades do N√ļcleo.

O desenvolvimento de biomateriais (metais e ligas met√°licas, vidros, biovidros, cer√Ęmicas, biomol√©culas, pol√≠meros e comp√≥sitos) constitui √°rea de pesquisa onde a colabora√ß√£o entre as diversas √°reas do conhecimento como a Biologia, Bioqu√≠mica, Qu√≠mica, Odontologia, Medicina, Farm√°cia e as Engenharias se revelam fundamentais. A tecnologia embasada nas ci√™ncias exatas dentro da √°rea de sa√ļde teve, neste √ļltimo s√©culo, destaque proeminente no setor odontol√≥gico.¬†

Adicionalmente, os avan√ßos alcan√ßados na medicina e odontologia modernas, aliadas ao aumento da expectativa de vida, t√™m possibilitado o desenvolvimento de materiais e t√©cnicas que possibilitam uma melhor qualidade de vida. V√°rias t√©cnicas de avalia√ß√£o da adequa√ß√£o de um novo material para aplica√ß√Ķes biom√©dicas t√™m sido desenvolvidas numa tentativa de simular o desempenho do material ap√≥s sua inser√ß√£o e compreendem testes in vitro e in vivo.

O desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares em conjunto com laborat√≥rios de pesquisa da institui√ß√£o e o NEPEM (N√ļcleo de Estudos e Pesquisas em Materiais) da Engenharia de Materiais (CT) tem sido instrumento de fortalecimento dos grupos de pesquisas envolvidos, por fornecer condi√ß√£o de intercambio atrav√©s de coopera√ß√£o cientifica e de uso de equipamentos, complementando as a√ß√Ķes propostas nos respectivos grupos de pesquisas, e conferindo o car√°ter multidisciplinar na forma√ß√£o de recursos humanos, e, por conseguinte, no desenvolvimento de pesquisas na P√≥s Gradua√ß√£o e Institui√ß√£o como um todo.