O Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Biomateriais (NEPIBio) é um órgão suplementar da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), conforme o disposto na alínea “f”, do art. 35, do Regimento Geral da UFPB. O NEPIBio é um órgão executivo de caráter consultivo e de assessoramento, com autonomia técnico-administrativa e científico-acadêmica na forma constante da referida Resolução, e regido pelas normas estatutárias e regimentais desta Universidade, pela Resolução CONSEPE nº. 26/96 e pela Resolução 30/2010 do CONSEPE.

Este Núcleo é composto por docentes do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB em regime de dedicação parcial, vinculados aos Departamentos: Odontologia Restauradora (DOR), Clinica e Odontologia Social (DCOS), Morfologia (DM), Escola Técnica em Saúde (ETS), por docentes de outros Centros da UFPB  (CT), servidores  técnicos, bem como por discentes de graduação e de pós-graduação, além de estagiários e pesquisadores envolvidos em atividades do Núcleo.

O desenvolvimento de biomateriais (metais e ligas metálicas, vidros, biovidros, cerâmicas, biomoléculas, polímeros e compósitos) constitui área de pesquisa onde a colaboração entre as diversas áreas do conhecimento como a Biologia, Bioquímica, Química, Odontologia, Medicina, Farmácia e as Engenharias se revelam fundamentais. A tecnologia embasada nas ciências exatas dentro da área de saúde teve, neste último século, destaque proeminente no setor odontológico.

Adicionalmente, os avanços alcançados na medicina e odontologia modernas, aliadas ao aumento da expectativa de vida, têm possibilitado o desenvolvimento de materiais e técnicas que possibilitam uma melhor qualidade de vida. Várias técnicas de avaliação da adequação de um novo material para aplicações biomédicas têm sido desenvolvidas numa tentativa de simular o desempenho do material após sua inserção e compreendem testes in vitro e in vivo.

O desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares em conjunto com laboratórios de pesquisa da instituição e o NEPEM (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Materiais) da Engenharia de Materiais (CT) tem sido instrumento de fortalecimento dos grupos de pesquisas envolvidos, por fornecer condição de intercambio através de cooperação cientifica e de uso de equipamentos, complementando as ações propostas nos respectivos grupos de pesquisas, e conferindo o caráter multidisciplinar na formação de recursos humanos, e, por conseguinte, no desenvolvimento de pesquisas na Pós Graduação e Instituição como um todo.