O curso de especialização em Administração dos Serviços de Saúde e de Enfermagem, vem preencher uma lacuna existente no mercado de trabalho que exige profissional capaz de gerenciar um hospital ou unidade de saúde e promover a qualidade do atendimento a população.

Esta iniciativa do Departamento de Enfermagem – DEMCA vem atender um constante pedido dos profissionais de enfermagem, que se vêem constantemente sendo requisitados para ocupar posições de gerência e, em geral, sentem-se inseguros diante de um desafio que não foram preparados para assumir. Aliás, a deficiência dos profissionais de enfermagem, em termos gerenciais, não é mérito exclusivo, os demais profissionais da área de saúde não são preparados para administrar unidades de saúde ou hospitais.  

É importante ressaltar que este curso tem um enfoque centralizado na administração aplicada na prática de enfermagem, conteúdo obrigatório dos currículos de graduação em enfermagem em todo Brasil. De forma que há uma articulação de conhecimento com o ensino de graduação, requisito fundamental para que haja aprofundamento e desenvolvimento de habilidades administrativas.

Sabe-se que o objetivo maior do trabalho do enfermeiro é cuidar da saúde do paciente, com eficiência, produtividade e qualidade. Isso exige conhecimento técnico e gerencial, em vista da crescente complexidade das instituições de saúde, tornando indispensável a utilização de estratégias gerenciais mais flexíveis, que permitam adaptações às mudanças sócio-econômicas, políticas e tecnológicas. Urge, portanto, a necessidade de profissionais com visão gerencial, capaz de trabalhar com tais complexidades, competência, responsabilidade e compromisso social, que privilegie a valorização das pessoas, o seu potencial criativo, a supervisão como processo educativo, a liderança, o trabalho em equipe, a descentralização de decisões, a comunicação formal e informal, o planejamento, o autocontrole e a autoavaliação.

Neste caso, os pilares do pensamento administrativo serão abordados de forma que venham ampliar os conhecimentos da graduação na formação de especialistas na gestão dos serviços de saúde e de enfermagem com o propósito de colaborar na solução de um dos mais graves problemas regionais e por que não nacionais, o preparo de gestores para os serviços de saúde.

 O mercado de trabalho em enfermagem é promissor para essa área tão carente de pessoal preparado para lidar com as questões básicas em saúde que vão do simples atendimento ao cliente até a prestação de cuidados complexos. O sistema de saúde brasileiro encontra-se deficitário e não produz o efeito necessário para resolver os problemas sanitários pela falta, não apenas da aplicação dos recursos financeiros e o seu verdadeiro destino final, mas acima de tudo, pela falta de gerentes capacitados e comprometidos com a qualidade do serviço que presta à sociedade.

 Assim, o Departamento de Enfermagem – DEMCA, demonstrando compromisso com a sociedade, se propõe a oferecer um curso de especialização em Administração dos Serviços de Saúde e de Enfermagem, a fim de contribuir com a melhoria da qualidade gerencial dos serviços de enfermagem nas instituições de saúde pública e privada do Estado da Paraíba e da região Nordeste.

Voltar