Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Seminário “Diálogo Estratégico para a preparação do Documento de Referência para a Renovação da Promoção da Saúde no Contexto dos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.”

publicado: 29/08/2018 08h10, última modificação: 29/08/2018 08h10

Entre os dias 6 a 8 do mês de agosto, o Prof. Ms. José da Paz Oliveira Alvarenga, Coordenador do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva e representante da UFPB junto à Rede Brasileira de Universidades Promotoras de Saúde (ReBRAUPS) e Rede IberoAmericana de Universidades Promotoras da Saúde (RIUPS), participou do Seminário “Diálogo Estratégico para a preparação do Documento de Referência para a Renovação da Promoção da Saúde no Contexto dos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.” O evento foi realizado pela Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS/OMS e sediado em Brasília. Teve como principal objetivo “catalisar ações para promover a renovação da promoção da saúde no contexto das novas narrativas que emergem da AGENDA 2030.” Estiveram reunidos representantes de Organizações Internacionais (City University of New York School of Public Health, School of Social and Political Science – University of Edinburgh, School of Public Health – University of Toronto, Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – Universidad de Chile); e membros de Organizações Nacionais a exemplo da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Grupo de Trabalho para a Sociedade Civil para a Agenda 2030, Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde, Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) e a Rede Brasileira de Universidades Promotoras de Saúde (ReBRAUPS), que contou com a participação de representantes das universidades de todas as regiões do pais. Em síntese: A OPAS/OMS, está elaborando a Estratégia e Plano de Ação sobre Promoção da Saúde no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (2019-2030), a ser apresentada em 2019 para o Conselho Diretivo da OPAS/OMS. Para apoiar este movimento, a Unidade de Promoção da Saúde e Determinantes Sociais da OPAS/OMS, propôs a realização de uma coleta de informações sobre diferentes experiências dos países da Região das Américas, considerando quatro eixos, a saber: 1 - Entornos e Ação Local; 2 - Intersetorialidade, Determinantes Sociais da Saúde, Saúde em Todas as Políticas, Políticas Públicas; 3 - Participação Social e Comunitária; 4 - Sistemas e Serviços de Saúde. A UFPB, assim como as demais instituições representadas no evento, estará contribuindo com a Consulta Nacional, para o mapeamento das ações que vem sendo desenvolvidas na perspectiva de contribuir para a renovação da promoção da saúde no contexto das novas narrativas que emergem da AGENDA 2030.