Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto de Intercâmbio entre Brasil e Alemanha

Projeto de Intercâmbio entre Brasil e Alemanha

Acadêmicos do CCS irão realizar viagem de intercâmbio acadêmico para Alemanha através do Projeto de Extensão Cultura, Sociedade e Lazer: conexões entre o Brazil e Alemanha/ Culture, Society and Leisure: connections between Brazil and Germany

publicado: 02/05/2018 10h13, última modificação: 02/05/2018 10h13
Professor Dr. Matheus David Finco (Dir) e os Acadêmicos selecionados.

Desde 2017 os acadêmicos dos cursos de Graduação em Educação Física  Licenciatura, Maria Luiza Felix Pessoa e Darlysson Gomes, Educação Física Bacharelado, Violeta Brito e Yago Freire,  e  Nutrição Tamyra Vieira, estão desenvolvendo atividades culturais, sociais e acadêmicas visando a integração do Brasil com a Alemanha.  Os encontros, todos mediados em língua inglesa pelo coordenador do projeto, o professor Dr. Mateus David Finco, do Departamento de Educação Física, serviram para apresentar aos acadêmicos dos cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS), possibilidades de integração com o país europeu no que concerne a mobilidade acadêmica e possíveis atividades socioculturais  com estudantes e professores de Universidades Alemãs.

O início desta proposta surgiu ainda quando o professor Finco ainda era docente na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no estado do Rio Grande do Sul.

“Para os acadêmicos do Rio Grande do Sul, a cultura, tradições e hábitos alemães já estão inseridos na sociedade gaúcha, onde o projeto tinha o escopo de resgate histórico e de raízes, além das possibilidades acadêmicas na Alemanha. Já ao ingressar na UFPB e na Paraíba, achei pertinente de possibilitar aos meus novos acadêmicos esta experiência de conhecer um país com grande primazia no cenário econômico e educacional mundial.”

Para que este sonho pudesse se materializar em uma visita de campo, o projeto coordenado pelo professor Finco, o CCS participou de uma seleção mundial do edital “Study Visit” do DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst), que se trata da agência de fomento de pesquisas e mobilidades acadêmicas da Alemanha, sendo este projeto também financiado pelo Ministério de Relações Exteriores Alemão.

No período de 6 de junho a 20 de junho deste ano, os cinco alunos do CCS e mais sete alunos dos cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado, da UFPel irão se reunir para visitar as instituições de ensino superior Universität Hamburg e Christian-Albrechts Universität zu Kiel, ambas no Norte da Alemanha, onde irão realizar Simpósios, Colóquios e Seminários com acadêmicos alemães e professores das Universidades sobre assuntos relacionados a esportes, educação física, aspectos culturais e sociais dos dois países, com o intuito de estreitar as relações acadêmicas para futuros estudos e pesquisas coletivas, assim como a mobilidade acadêmica. Também, diversas visitas técnicas estão agendadas para que os acadêmicos brasileiros possam ter uma visão de como os alemães organizam suas atividades de lazer e esportes, assim como no convívio social e cultural.

Cinco alunos foram selecionados através de questionário em inglês para avaliar a habilidade de escrita e leitura, com posterior entrevista em lingua inglesa para avaliação da exigência de nível intermediário e avançado de inglês, além da análise do CRA.