Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PPGO do CCS participa da primeira INCT de Odonto do Brasil

PPGO do CCS participa da primeira INCT de Odonto do Brasil

publicado: 28/12/2023 09h27, última modificação: 28/12/2023 09h27

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia do CCS/UFPB faz parte de um grande projeto chamado de “Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde Oral e Odontologia” (INCT Odonto), que é o primeiro Instituto dessa natureza na área da Odontologia..

O projeto conta com 48 pesquisadores de 18 estados brasileiros e com 22 Instituições de ensino superior nacionais, que tem como objetivo impactar positivamente a saúde pública no Brasil e contribuir com novas tecnologias para diagnósticos, pesquisas epidemiológicas e protocolos para o tratamento de diversas doenças, utilizando baixos custos. Essa política de saúde, visa subsidiar políticas públicas com inovação tecnológica, destrinchando o desafio global das doenças bucais brasileiras.

O INCT Odonto possui duas frentes de trabalho: a Epidemiologia Clínica e a Inovação das Clínica e Indústria Odontológica.

O investimento do INCT Odonto é em torno de R$ 4.674.000,00. Serão utilizados para aquisição de equipamentos aproximadamente (R$ 1.029.000,00), em custeio de insumos, diárias, passagens e em outros serviços (R$ 2.850.000,00).

O restante da quantia, (R$ 795.000,00), serão destinadas a bolsas de estudos para pesquisadores e apoio técnico à pesquisa; seja na modalidades de iniciação científica, de pós-doutorado, e também em outros projetos de extensão universitária.

Autor: Vinícius Tavares