Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Departamento de fonoaudiologia promove fórum de estudo sobre envelhecimento
conteúdo

Notícias

Departamento de fonoaudiologia promove fórum de estudo sobre envelhecimento

publicado: 25/07/2018 08h28, última modificação: 25/07/2018 08h28

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.

Preocupados com a temática a LAGEFON (Liga Acadêmica de Gerontologia em Fonoaudiologia), o NieTi (Núcleo Integrado de Estudos da Terceira Idade) e o GeronTO (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre envelhecimento e Terapia Ocupacional) se uniram para realizar um fórum sobre o tema a fim de discutir a realidade local e conscientizar a comunidade. Será realizado no dia 09 de agosto, das 14 às 17 horas no Auditório de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional/CCS.

A profa Dra Ana Karênina de Freitas, fundadora da LAGEFON e atual coordenadora do NieTi, destaca a importância do evento para a comunidade acadêmica, pois tem como proposta informar sobre os tipos de violência, dados epidemiológicos do município, as repercussões psicológicas para o idoso que sofre violência e o que fazer/onde denunciar os casos de idosos violentados. Membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa idosa envolvidos com ações dentro da temática farão parte de uma mesa redonda.

As inscrições (2kg de alimentos não perecíveis) podem ser realizadas com os parceiros e os alimentos serão doados a instituições asilares de João Pessoa.
LAGEFON – alunos do 5º período de Fonoaudiologia
NieTi – Terreo da Reitoria (PRAC)
GeronTO – alunos do curso de Terapia Ocupacional.