Você está aqui: Página Inicial > Contents > Imagens > São João do Centro de Ciências da Saúde 2019 > Diretor do CCS entrega ao Ministro da Educação documentos com demandas da ETS, do Curso de Biomedicina e para criação do Curso de Graduação em Saúde Coletiva

publicado: 05/07/2018 21h44, última modificação: 05/07/2018 21h44
Imagem:Oriel Farias

Professores e gestores de Unidades Acadêmicas do CCS, acompanhados do Diretor - Prof. Dr. João Euclides Braga e da Magnífica Reitora da UFPB – Profa. Dra. Margarete de Fátima F. Melo Diniz, entregaram oficialmente ao Ministro da Educação, documentos que formalizam solicitações para viabilizar a implementação de novas demandas para o Centro de Ciências da Saúde em atendimento ás proposições do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) e da Escola . Imagem:Oriel Farias

Na tarde da última sexta-feira (29/06), o Diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Prof. Dr. João Euclides Fernandes Braga, registrou presença na solenidade de reinauguração da Unidade de Fissurados e Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital Universitário Lauro Wanderley. O evento contou com a presença do Ministro da Educação – sua Excelência o senhor Rossieli Soares da Silva.
Professores e gestores de Unidades Acadêmicas do CCS, acompanhados do Diretor - Prof. Dr. João Euclides Braga e da Magnífica Reitora da UFPB – Profa. Dra. Margarete de Fátima F. Melo Diniz, entregaram oficialmente ao Ministro da Educação, documentos que formalizam solicitações para viabilizar a implementação de novas demandas para o Centro de Ciências da Saúde em atendimento ás proposições do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) e da Escola Técnica de Saúde (ETS).
Na oportunidade o Coordenador do NESC - Prof. Ms. José da Paz Oliveira Alvarenga, entregou ao Ministro da Educação, Oficio N. 329/2018/R/GR - UFPB, devidamente assinado pela Reitora da UFPB, referente à proposta de criação do Curso de Graduação em Saúde Coletiva, o qual, dentre outros termos reafirmou o pedido da liberação de códigos de vagas para a contração de docentes em função da necessidade de aprovação do referido curso; pedido este, que foi pauta de reunião com o Ministro Rossieli Soares no dia 29 de maio, em Brasília, momento em o Coordenador do NESC, esteve presente acompanhando a Reitora Margarete Diniz.
Destaca-se, portanto, que a proposta de criação do Curso de Graduação em Saúde Coletiva (Processo n. 23074.007823/2018-35) encontra-se em tramitação no Centro de Ciências da Saúde e seguirá para demais instâncias deliberativas da UFPB. A implantação do curso busca consolidar ações previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPB 2014-2018, página 47. Item 4.1.1 – referente á “Programação de Abertura de novos Cursos de Graduação” e no Quadro XI – “Programação dos Centros para Abertura de novos Cursos de Graduação, página 48, na qual a criação do Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva está prevista como meta.
A Superintendente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (SEBTT), Profa. Dra. Gildeci Alves de Lira também entregou oficio ao Ministro reiterando a solicitação feita anteriormente em Brasília para resolução orçamentária da Escola de Educação Básica da UFPB – EEBAS, e incluindo a EEBAS na Portaria Ministerial N. 959 de 27 de setembro de 2013, que estabelece as diretrizes e normas gerais para o funcionamento dos Colégios de Aplicação vinculados às Universidades Federais. Além desta demanda especifica foi solicitado códigos de vagas para professores no intuito de ofertar novos cursos técnicos nas Escolas Técnicas da UFPB e liberação de recursos de capital para melhorias e construção de novas edificações no âmbito do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPB.