Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CÂNCER DE MAMA: PODEMOS PREVENIR?
conteúdo

Notícias

CÂNCER DE MAMA: PODEMOS PREVENIR?

publicado: 19/10/2021 15h11, última modificação: 19/10/2021 15h11

Compreende-se o câncer como uma patologia crônica marcada por alterações genéticas que causam um crescimento celular desordenado. Nesse sentido, pode-se afirmar que o câncer não possui uma causa única, mas uma relação com diversos fatores - físicos, genéticos, químicos e ambientais, que se somam ao longo da vida.

Com isso, é válido ressaltar que a maior incidência do câncer de mama, por exemplo, vai ao encontro do aumento industrial, bem como do processo de urbanização. E hoje, a neoplasia maligna de mama é a segunda mais frequente do mundo e a mais comum entre as mulheres. O que nos remete a pergunta: “Podemos prevenir?”. Podemos.

Atividade física. Consumo de bebidas alcoólicas. Idade. História reprodutiva. Hereditariedade. Composição corporal. Fatores ambientais. Tudo isso, segundo evidências científicas, são variáveis do câncer.Percebe-se assim, que embora não possamos parar o tempo ou escapar da hereditariedade, podemos mudar hábitos e preservar vidas.

No entanto, as falas sobre o câncer, por muitas vezes, limitam-se ao tratamento, o que amplia a indústria farmacêutica, mas restringe o papel do sujeito na prevenção da doença. Visto que, o principal fator de proteção contra o câncer - a adoção de hábitos saudáveis, demanda a participação ativa do indivíduo.

cancer_de_mama.jpg

As ações de prevenção do câncer de mama, portanto, devem ser propagadas e reafirmadas como válidas, com o intuito não só de diminuir os casos, mas também superar os estereótipos da doença. Somente assim, "the C word' deixará de significar uma sentença de morte e passará a representar uma ressignificação da vida.

Animação e texto: Beatriz Vasconcelos.
Discente do Curso de Enfermagem e Estagiária da Assessoria de Comunicação e Cultura do CCS – UFPB.