Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > APRESENTAÇÃO DA ETAPA FINAL DO PROJETO COLGATE

APRESENTAÇÃO DA ETAPA FINAL DO PROJETO COLGATE

publicado: 29/11/2023 09h53, última modificação: 01/12/2023 14h41

A UFPB e a Colgate celebrarou o maior Projeto de Saúde Bucal em Cooperação com Municípios Paraibanos.
Em um marco significativo para a saúde bucal na Paraíba, a Colgate, em parceria com Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e municípios do Estado de Paraíba, celebraram o encerramento bem-sucedido de um estudo epidemiológico que visa medir o impacto do uso de creme dental fluoretado em populações de baixa renda. O projeto, iniciado em 2015, distribui kits de higiene bucal anualmente em 31 municípios paraibanos.
O evento, aconteceu no dia 23/11, no Auditório de Fonoaudiologia e Fisioterapia no CCS/UFPB; incluiu a assinatura de um acordo de cooperação entre a Colgate, a Latin America Oral Health Association (LAOHA), a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba, COSEMS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba) e Centro de Ciências da Saúde da UFPB (CCS-UFPB).
Além disso, foi apresentado o cronograma técnico para os 31 municípios, com a presença de autoridades e representantes da área da saúde. O projeto, considerado um dos maiores estudos epidemiológicos de coorte desse tipo no Brasil, destaca-se pela sua relevância técnica e social. Com duas publicações, teses e a participação de doutorandos e mestrandos, o impacto direto beneficia aproximadamente 4.500 pessoas anualmente.
O Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Biomateriais (NEPIBIO) do Centro de Ciências da Saúde da UFPB, tendo como responsável pela condução do estudo, o Prof. Dr. Fábio Sampaio, busca avaliar o benefício dos cremes dentais floreteados em comunidades vulneráveis. Os resultados preliminares indicaram uma redução de 20 a 25% nas ocorrências de cárie em indivíduos que fizeram uso frequente do produto.
A mesa de abertura foi presidida pelo Diretor do CCS/UFPB, Prof. Dr. Joao Euclides Braga e a mesa foi composta pelo Prof. Dr. Fabio Correia Sampaio – representante do NEPIBIO – Nucleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Biomateriais.
Sr. Dr. Zilson Malheiros – Diretor executivo da LAOHA – Latin American Oral Health Association
Sr. Dr. Leandro Ávila - Coordenador de relações profissionais da Colgate
Sra. Dra. Katiane Pires Queiroga Gomes de Sousa, SMS de Pocinhos e 1ª Vice-presidente do COSEM/PB
Sr. Dr. Marcílio Araújo - Gerencia Operacional de Atenção Básica - GOAB - Secretaria de Estado da Saude - SES-PB.
Mesmo enfrentando desafios econômicos nos investimento na pesquisa científica, o Centro de Ciências da Saúde da UFPB (CCS-UFPB) demonstra bravura ao desenvolver trabalhos que geram impacto social. Este evento fechado, direcionado para os 31 municípios, entidades envolvidas e alunos de pós-graduação, reforça o compromisso contínuo com a promoção da saúde bucal e destaca a importância do trabalho desenvolvido, mesmo em tempos desafiadores.
A UFPB, juntamente com seus parceiros, reitera seu comprometimento com iniciativas que promovem o bem-estar e a qualidade de vida das comunidades paraibanas.
Autores: Leandro Nobre Fialho & Hannah Carlos Verheul .