Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > 1º Seminário Paraíbano de Hansieníase
conteúdo

Notícias

1º Seminário Paraíbano de Hansieníase

publicado: 06/03/2024 10h32, última modificação: 06/03/2024 10h32

No dia 29/02/2024, foi realizado o 1⁰ Seminário Paraibano de Hanseníase, pelo projeto de extensão da UFPB em João Pessoa, EPVIP (Educação Permanente em Saúde: Implementando a Vigilância Epidemiológica dos Casos de Hanseníase na RegiãoMetropolitana de João Pessoa), com o apoio do NESC (Núcleo de Estudos em SaúdeColetiva) e da SES (Secretaria de Saúde do estado).

O EPVIP, tem por objetivo nos últimos anos letivos, Identificar as principais demandas da Vigilância em Saúde em parceria com o NESC e a SES, com foco na hanseníase, no âmbito da Região Metropolitana de João Pessoa, na Paraíba, promovendo debates acerca da hanseníase nos municípios de Cabedelo, Bayeux e Santa Rita, com capacitação de profissionais de saúde e pessoas atingidas pela hanseníase para compreensão e enfrentamento do estigma e da discriminação causadas pela hanseníase, proporcionando aos estudantes extensionistas vivências, com a realidade social, articulando os conhecimentos científicos com as práticas sociais, redefinindo estratégias pedagógicas, inclusive no campo do ensino e da pesquisa. O projeto desde sua fundação, auxiliou os estudantes à interação intersetorial entre o ensino e a saúde proporcionando experiências e familiarização com o sistema de saúde utilizado para vigilância e controle das doenças infectocontagiosas. Sobre o trabalho com a hanseníase no estado, utilizamos através de metodologias ativas o desenvolvimento de competências necessárias para as práticas de saúde voltadas à vigilância, promoção, prevenção, monitoramento e controle da hanseníase nos territórios. Também é possibilitada a formação acadêmica e profissional dos extensionistas, favorecendo uma postura crítica sobre as políticas de saúde do país e, em nível locoregional, no que se refere aos princípios e diretrizes do SUS com ênfase na Vigilância em Saúde. Além disso, foi oportunizado o compromisso político-social da universidade com a comunidade, atendendo às demandas sociais, mediante seu envolvimento com as diferentes realidades, articulada por meio de trocas de saberes e dialogicidade entre os sujeitos envolvidos.

A mesa de abertura foi composta por:

Profa. Dra. Berla Moreira de Moraes: Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de Fortaleza (1999), Residência em Terapia Ocupacional pela AACD - São Paulo (2000). Mestrado em Educacion Médica pela Escuela de Salud Pública de Havana - Cuba (2006), revalidado pelo Mestrado em SaúdePública pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2011). Professora leciona na área de Fundamentos de Terapia Ocupacional. Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Atual Pró-reitora de Extensão. 

Prof. Dr. João Euclides Fernandes Braga: ENFERMEIRO - Doutor em Farmacologia pelo Programa de Pós-graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos da Universidade Federal da Paraíba (2011). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2003). Licenciado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1998). Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1995). Professor da Universidade Federal da Paraíba. Atual diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFPB.

Profa. Dra. Maria Aparecida Bezerra: Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba (1984), Licenciatura em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1981), Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor adjunto II da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Motricidade Humana, com ênfase em Fisioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de vida, climatério, envelhecimento, terceira idade e corporeidade. Atual vice-coordenadora do NESC (Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva).

Profa. Dr.ª Lenilma Bento de Araújo Menezes: Graduação em Enfermagem Geral (1990), Licenciatura em Enfermagem (1991), Mestrado em Enfermagem (2002) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2016). Professora Associada I do Departamento de Enfermagem Clínica da Universidade Federal da Paraíba. Vice-Presidente da ADUFPB. Professora colaboradora do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - REDE NORDESTE DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA. Foi coordenadora do Núcleo de Estudos emSaúde Coletiva - NESC/CCS/UFPB na gestão 2019 - 2021.

Mst. Anna Stella Cysneiros Pachá: Formada em enfermagem pela UFPB (1999) e desde então trabalha na Saúde Pública com a Estratégia de Saúde da Família e está há uns 5 anos envolvida, principalmente com a Vigilância em Saúde. Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPB. Desde abril de 2012 trabalha na Secretaria de Saúde do estado da Paraíba com início na chefia do Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas até janeiro/2019 quando passou para a chefia do Núcleo de Doenças Crônicas e Negligenciadas, assumindo a coordenação dos Programas Estaduais de Controle de Tuberculose e de Hanseníase.

Profa. Dra. Valéria Leite Soares Doutora: (Programa de Pós-Graduação em enfermagem da Universidade Federal da Paraíba); Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento (Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP); especialista em: Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Professora associada do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba; Membro do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva - NESC/CCS/UFPB. Co-coordenadora do projeto EPVIP.

Em destaque na programação, tivemos uma vibrante apresentação cultural proporcionada pelo Grupo Bate Coração, integrante do Projeto de Extensão do Apoio ao Forró. Este talentoso grupo não apenas enriqueceu o ambiente com sua expressiva performance, mas também reforçou a importância do forró como parte integrante de nossa cultura, com sua singularidade, elevando ainda mais o nível do evento.

Autor: Filipe Vieria

Fotos: ACOM