Notícias
Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher é celebrado, anualmente, no dia 8 de março e o Dia da Mulher no Brasil é comemorado em 30 de abril.
Em 2008, a ONU lançou uma campanha intitulada “As Mulheres Fazem a Notícia”, com o objetivo de estimular a igualdade de gênero na comunicação social em todo o mundo!
Atualmente considera-se que a celebração do Dia Internacional da Mulher tem mais um sentido de caráter festivo, comercial, mas sempre temos a esperança que a cada ano esse dia se torne um momento de reflexão sobre o papel da mulher moderna na sociedade atual. Muitos empregadores distribuem flores ou pequenos mimos entre as suas empregadas e outros chegam a realizar fóruns, mesas redondas e palestras para discutir a ação da mulher no trabalho e no lar em pleno século XXI!
Mas nem sempre foi assim...
A origem dessa data revolucionária, iniciou com manifestações do Partido Socialista da América nos Estados Unidos, que organizou o Dia da Mulher, em 20 de fevereiro de 1909, em Nova York, reivindicando uma jornada de trabalho igualitária e seus direitos civis e principalmente em favor do voto feminino! No ano seguinte o Dia da Mulher passou a ser celebrado todos os anos, sem que, no entanto, fosse definida uma data específica.
Em 1913, do outro lado do mundo as mulheres russas passaram a celebrar a data no último domingo de fevereiro.
Em 8 de março de 1917, foi organizada uma grande passeata de mulheres, em protesto contra a carestia, o desemprego e a deterioração geral das condições de vida na Rússia! Os homens metalúrgicos uniram-se à manifestação, que se estendeu por vários dias e precipitou a famosa Revolução de 1917 na Rússia! A partir daí o Dia da Mulher passou a ser comemorado naquela mesma data, pelo movimento socialista, na Rússia e em todo bloco soviético.
Em 8 de março 1975 as Organizações das Nações Unidas (ONU) reconheceu as necessidades do gênero feminino e se uniu a luta feminina e resolveu nos homenagear e instituiu O Dia Internacional da Mulher!
O objetivo desse dia anual é o combate ao sexismo, à misoginia, ou seja, ao sentimento de aversão, repulsa ou desprezo pelas mulheres e valores femininos; a todos os outros tipos de discriminações contra o gênero feminino e a luta das mulheres na conquista de seus direitos civis.
Atualmente, a data é comemorada em mais de 100 países!
Hoje é o nosso dia de protesto, onde reivindicamos nosso direito pela vida, pela educação, ao trabalho, a salários igualitários, a sermos autoras da nossa própria história, a nossa liberdade de ir e vir, de parir ou não parir, de sermos independentes!
08 de março é a celebração do gênero feminino lindo, livre, leve e solto!
Feliz Dia Internacional da Mulher!