Você está aqui: Página Inicial > Contents > Destaques > Curso de Biomedicina da UFPB recebe conceito máximo pelo MEC

Curso de Biomedicina da UFPB recebe conceito máximo pelo MEC

publicado: 04/05/2022 18h11, última modificação: 05/05/2022 00h03

O curso de Biomedicina do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu recentemente o CONCEITO 5 durante a avaliação do Ministério da Educação (MEC). O processo avaliativo para o ato regulatório de reconhecimento do curso foi realizado no período de 27 a 29 de abril de 2022, pelos avaliadores do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) que é um órgão federal vinculado ao MEC e responsável pela avaliação da qualidade do ensino superior no Brasil.

Essa foi a primeira avaliação virtual da instituição e proporcionou a coleta de evidências nas dimensões Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura. A coordenação do curso é composta pelo Prof. Dr. Bruno Galvão (Coordenador) e Profa. Dra. Luciene Simões (Vice-coordenadora) que participaram da avaliação juntamente com o seu corpo docente, discentes, técnicos-administrativos, coordenação de estágio, NDE e Colegiado do Curso, Direção do CCS e Reitoria da UFPB.

"A obtenção do conceito máximo conferido pelo MEC é um reflexo do esforço coletivo para proporcionar uma educação superior de qualidade. Esse resultado nos ajuda a perceber que estamos no caminho certo, formando profissionais com uma sólida fundamentação acadêmica, tecnológica, científica e preparados para atuar no mercado de trabalho”, de acordo com o Prof. Bruno Galvão.

O curso de Biomedicina da UFPB no momento é o curso mais bem avaliado entre as instituições que ofertam essa graduação na Paraíba e a única instituição pública no Nordeste a receber a nota máxima. Esse resultado é consequência de muita dedicação e compromisso para proporcionar aos seus estudantes uma formação profissional de excelência.

Segundo a Profa. Luciene Simões, "receber o conceito 5 em uma avaliação do MEC/INEP extrapola o sentido matemático desse número, que passa a representar substantivos como excelência e qualidade, além de adjetivos como eficiência. Assim, hoje somos referência tanto para a instituição de ensino quanto para aqueles que desejam ingressar no curso de Biomedicina da UFPB. Atingir essa nota foi extremamente desafiador, mas com dedicação e perseverança conquistamos o patamar máximo que muito nos orgulha e nos inspira a trabalhar sempre para que o crescimento seja contínuo, buscando sempre o ensino de qualidade em uma Universidade pública. Obrigada a todos os envolvidos que tornaram esse feito realidade".

Direção do CCS parabeniza o curso de graduação em Biomedicina e todos os envolvidos por essa conquista, ressaltando a importância da continuação de uma gestão administrativa e acadêmica de qualidade.

Texto: Fábio Marcel

Imagem: Beatriz Vasconcelos