Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Institucional > Institucional > Guia do Usuário
conteúdo

Guia do Usuário

por Fernando publicado 24/08/2016 14h48, última modificação 02/06/2017 12h41

CADASTRO NO SISTEMA

O usuário que possui vínculo institucional vigente deve acessar o SIGAA. Em seguida, no menu discente, clicar na aba Biblioteca e depois em Cadastrar para utilizar os serviços da Biblioteca, conforme figura a seguir:

Cadastrar para utilizar os serviços da biblioteca

 

Após esta ação o sistema pedirá que o usuário defina uma senha de utilização da Biblioteca. O mesmo deve criar uma senha entre seis e nove dígitos, somente números, repetir a senha criada e depois digitar a senha do SIGAA. Finalmente, deve clicar em Alterar senha, conforme figura a seguir:

Cadastro

 

Após a criação de senha, o usuário está apto a utilizar os serviços da biblioteca no ambiente do SIGAA, a exemplo dos procedimentos de empréstimo, renovação e devolução de materiais informacionais. O serviço de empréstimo e renovação só será feito mediante apresentação de documento atualizado com foto.

Entretanto, o próprio usuário pode fazer a renovação do material. Basta entrar no SIGAA, ir na aba Biblioteca – Empréstimos – Renovar Meus Empréstimos.

Empréstimos


EMPRÉSTIMO DOMICILIAR

CATEGORIAPRAZOQUANTIDADE
Aluno de Graduação 20 dias 06 materiais
Aluno de Pós-Graduação 20 dias 06 materiais
Técnico-Administrativo 20 dias 06 materiais
Docente 20 dias 10 materiais

 O empréstimo domiciliar é realizado para obras identificadas com status de REGULAR.

 

EMPRÉSTIMO ESPECIAL

CATEGORIAPRAZOQUANTIDADE
Aluno de Graduação 04 horas 03 materiais
Aluno de Pós-Graduação 04 horas 03 materiais
Técnico-Administrativo 04 horas 03 materiais
Docente 04 horas 05 materiais

 Trata do empréstimo para fotocópia de materiais que possuem na sua etiqueta a identificação SR (Sala de Reserva).

Este tipo de empréstimo é realizado exclusivamente pelo SIGAA/Módulo Biblioteca e só é permitido para quem possui cadastro ativo.

O prazo de entrega do material deve estar em conformidade com o horário de encerramento das atividades da biblioteca.

 

RENOVAÇÃO

A renovação das obras em empréstimo só será permitida uma única vez.

Os materiais emprestados para fotocópia NÃO poderão ser renovados.

A renovação poderá ser feita de modo presencial ou por meio do SIGAA. No modo presencial o usuário se dirige à biblioteca até a data final de renovação, munido de documento com foto e solicita ao funcionário a renovação. Para renovação pelo SIGAA ver procedimento já demonstrado acima.

Em caso da renovação não ser realizada até a data estabelecida, o material ficará em atraso, com o usuário não podendo fazer novos empréstimos até a devolução e pagamento de multa da obra entregue em atraso.

 

 DEVOLUÇÃO

A devolução do material em empréstimo deve ser feita atendendo aos prazos estabelecidos pelo sistema. Esta operação pode ser feita pelo próprio usuário ou então por terceiros.

O mesmo material devolvido só poderá ser retirado pelo usuário para um novo empréstimo após um período de 24 horas.

Cabe ao usuário, no ato da devolução, aguardar que o funcionário confirme o registro da operação.

O não cumprimento dos prazos estabelecidos para devolução implica em multa a ser paga pelo usuário. O mesmo deve pagar o valor de R$ 0,50 por livro e por cada dia de atraso (Regimento...). Para livros SR que saíram para fotocópia a multa por atraso será de R$ 5,00 por dia e por livro.

 

COBRANÇA

 O pagamento de débitos oriundos de atraso na devolução dos materiais é feito EXCLUSIVAMENTE por GRU (Guia de Recolhimento da União). Compete ao usuário imprimir e pagar a guia na agência bancária. Veja como imprimir a GRU no SIGAA aqui.

Após o pagamento da GRU, recomendamos que o usuário vá até a biblioteca, munido do devido comprovante de pagamento, para que seja feita a confirmação do pagamento no sistema.

Havendo mais de uma multa, o usuário tem a opção de imprimir apenas uma GRU, com o valor total dos débitos.

 

SERVIÇOS DE ALERTA

Para qualquer operação realizada na biblioteca (empréstimo, devolução), o usuário deve receber no seu e-mail cadastrado no sistema dados da operação executada. Em caso negativo, pedimos que verifiquem se recebeu como spam. Se ainda assim não vier recebendo em seu e-mail pedimos que vá até a biblioteca para confirmação e possível atualização dos dados cadastrais.

Cabe ao usuário manter seus dados atualizados junto ao SIGAA. Em caso de mudança de e-mail (endereço residencial, telefone, etc.) pedimos que comunique devidamente à biblioteca.

 

PERDAS DE MATERIAL

Em caso de perda ou extravio de material, o usuário deve se dirigir à biblioteca, munido do boletim de ocorrência, para comunicar o ocorrido. O funcionário irá fazer a comunicação da perda junto ao sistema.

Será definido prazo para que o usuário adquira o material perdido. A obra deve ser de mesmo título e edição (ou edição mais atual) do que foi perdido.

Em caso de obra esgotada ou fora de catálogo o usuário deve adquirir obra de conteúdo e valor equivalente à que foi perdida.

A reposição do material NÃO isenta o usuário do pagamento de multa, se o mesmo tiver sua comunicação de perda feita após já estar em atraso.

 

DANIFICAÇÃO DE MATERIAL

É de responsabilidade do usuário manter o material em boas condições de uso quando em empréstimo.

A biblioteca não receberá obras que apresentem alguma danificação, a exemplo de rasuras, morfo, marca texto, mutilações ou carimbos de outras instituições.

Se o usuário, ao retirar material na estante para empréstimo, identificar alguma danificação na obra, informar prontamente ao funcionário.

 

QUITAÇÃO

A declaração de quitação (nada consta) é um documento de caráter obrigatório para fins de trancamento de matrícula, colação de grau e solicitação de diploma de conclusão de curso. Este documento sé é concedido para usuário que não estão com alguma pendência na biblioteca (livro em atraso, débitos não pagos).

A solicitação de quitação pode ser feita diretamente na biblioteca ou acessando o seu SIGAA. Lembramos que para ambos os casos o documento deve possuir o carimbo e assinatura do funcionário da biblioteca. Portanto, se o usuário retirou a quitação do seu SIGAA, deve em seguida ir até a biblioteca e pedi que o funcionário confirme a validade do documento e carimbe e assine o mesmo. Para retirada do documento no seu SIGAA seguir as orientações da figura abaixo:

Acessar Biblioteca / Verificar Minha Situação / Encerrar Vínculo

Encerrar vínculo

 

 ACESSO

A BS-CCS é de livre acesso para a comunidade universitária e público em geral.

O usuário, ao entrar na biblioteca, pode optar em deixar seus pertences (bolsas, mochilas, sacolas, etc.) no guarda-volumes, ficando com uma senha, ou ficar com seus pertences no ambiente da biblioteca. Obrigatoriamente, ao sair da biblioteca, deve mostrar seus pertences ao funcionário (Art. 29, item XII do Regimento).

Objetos de valor (carteiras, celulares, notebooks, etc.) devem ficar com os usuários. Os mesmo são de inteira responsabilidade dos seus titulares.

O uso do guarda-volumes só é permitido para aqueles que se encontram nas dependências da biblioteca.

O usuário deve respeitar o horário de funcionamento da biblioteca.

Editado por: Tahis Silva - 06-04-2017; 02-06-2017